É cedo para falar em rebaixamento, mas o Grêmio que não se cuide para ver onde vai parar
O Grêmio pode se sentir grato pelo empate com o Atlético-GO, pois o futebol apresentado não foi de um time de Série A do Brasileirão

Nesta quarta-feira (26), o Grêmio empatou com o Atlético-GO por 1 a 1, no Antônio Accioly, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Imortal segue na zona de rebaixamento para a Série B, com apenas 6 pontos em 10 jogos.
Com partidas atrasadas, é preciso dar um desconto para o Grêmio pela campanha pífia na competição. Mais do que isso, é inegável que a equipe tricolor foi prejudicada pela tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul.
Contudo, é muito preocupante que o Grêmio não apresente qualquer tipo de evolução num retrospecto recente. Primeiro, os resultados: nenhuma vitória nos últimos sete jogos de Brasileirão.
Nesse período, foram seis derrotas e um empate, sendo o único ponto conquistado diante do Dragão. E o Imortal pode se sentir grato por isso, já que não apresentou um futebol digno de um time de elite.
Tenho uma solução pic.twitter.com/0IkWdHqJsD
— Grêmio da Depressão (@Gremiodadepre_) June 27, 2024
A desorganização do time de Renato Portaluppi foi evidente contra o Atlético Goianiense, sobretudo na etapa inicial. Não à toa, o treinador do Grêmio promoveu duas substituições antes dos 30 minutos.
O Tricolor sofreu (e muito) com os ataques do Dragão, que demitiu Jair Ventura há poucos dias. Mesmo assim, o Atlético-GO mostrou mais jogadas trabalhadas, com toques de bola e perigo na finalização.
Pelo lado do Grêmio, não se pode dizer o mesmo. A equipe de Portaluppi viveu um dia de pouca inspiração ofensiva, além de uma incapacidade de acertar sua marcação frente ao adversário.
Ainda é muito cedo para falar em um novo rebaixamento. Entretanto, o Imortal precisa acordar para a vida antes que seja tarde demais. Renato Gaúcho sabe que está devendo, e precisa reagir para não cair para a segunda divisão.
que coisa horrorosa assistir o grêmio. nao tem nada coletivamente e individualmente são mtos erros técnicos
— Taynah Espinoza (@TaynahEspinoza) June 26, 2024
O estrago poderia ser ainda pior para o Grêmio
O 2º tempo foi até de mais equilíbrio. Não por uma melhor significativa do Grêmio após as orientações do treinador no vestiário, mas sim pela queda de desempenho do Atlético-GO.
Por conta disso, o time tricolor passou a ter mais chances de ataque, principalmente nas bolas paradas. Entretanto, mais uma vez, o Imortal não foi capaz de trabalhar um lance criativo.
Só que a partida aberta deixou claro a Renato Portaluppi que tudo poderia acontecer. Em cobrança de falta ensaiada, o Dragão encontrou finalmente o gol com Luiz Felipe.
A bola na rede para os donos da casa foi merecida, e até um pouco com atraso. Ao perceber o tamanho do estrago que um novo revés significaria para a sequência da Série A, o Grêmio foi para o tudo ou nada.
Já pode criticar o treinador pelo time que não consegue se impor contra o Atlético-GO ou é culpa exclusiva do elenco?
— Sangue Azul (@GremioFCO) June 26, 2024
Aos trancos e barrancos, o Tricolor descolou seu gol salvador com Reinaldo, que aproveitou um escanteio curto de Cristaldo para bater para o fundo da rede.
Antes de entrar, a bola ainda desviou no meio do caminho. Uma porção de sorte para um Grêmio que precisava de toda a ajuda possível para não afundar ainda mais no buraco que se colocou.