Brasileirão Série A

Grêmio: Renato se mostra descolado da realidade após mais uma derrota em Gre-Nal

Treinador novamente utilizou as enchentes no Rio Grande do Sul para justificar insucessos do Grêmio nesta temporada, mas desconsiderou que o rival passou pelos mesmos problemas

Mais do que perder o quarto clássico Gre-Nal consecutivo, o terceiro em três jogos nesta temporada, Renato Portaluppi demonstra não entender o que acontece com seu Grêmio.

Em entrevista coletiva após a derrota por 1 a 0 para o Internacional, na tarde deste sábado (19), no Estádio Beira-Rio, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o treinador do Grêmio analisou o jogo de uma forma que, possivelmente, só ele viu.

— Eu gostei do meu time. Acredito que foi um bom Gre-Nal. Duas equipes buscando o gol. O Grêmio esteve, em algumas partes da partida, melhor do que o adversário. O adversário, em outros momentos, esteve melhor do que a gente. As duas equipes criaram. Infelizmente em um detalhezinho nosso ali atrás a gente tomou um gol. Esse jogo poderia ser 0 a 0, 1 a 1, 2 a 2, tudo podia acontecer nesse Gre-Nal — opinou.

A avaliação de Renato desconsidera que o Inter, por exemplo, finalizou o dobro de vezes que o Grêmio — 18 a nove –, e que, ainda antes do gol colorado, Marchesín fez quatro grandes defesas que evitaram a abertura do placar.

Renato volta a citar enchentes no Rio Grande do Sul como justificativa

Mas a luta do treinador gremista com a realidade não se limitou ao jogo. Depois de lembrar que nenhum dos três clássicos desta temporada aconteceu na Arena do Grêmio, por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, Renato voltou a praticamente resumir as dificuldades do Tricolor Gaúcho neste ano à tragédia climática.

Ao pontuar isso, o treinador do Grêmio desconsidera que o Inter passou pelos mesmos problemas, de não poder contar com seu centro de treinamento e seu estádio por um bom tempo, e que ainda assim está, agora, 14 pontos à frente do Tricolor na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.

‘Inter ganha Gre-Nal, Grêmio ganha títulos', alfineta Renato

Como se não bastasse, Renato ainda se viu no direito de alfinetar o maior rival, mesmo depois de mais uma derrota do Grêmio.

— O Grêmio, nos últimos anos, tem ganho campeonatos e Gre-Nais. Os colorados, com todo respeito, estão satisfeitos quando ganham um Gre-Nal, mas não ganham campeonato. Durante os últimos anos a alegria deles é ganhar Gre-Nal. Enquanto isso, o Grêmio ganha títulos — disparou.

A conta não fecha: Renato diz que só recebeu duas folgas neste ano

Renato ainda interrompeu repórter que o perguntaria sobre a folga extra que o treinador recebeu, e que o fez se reapresentar somente na última terça-feira (15), em plena semana Gre-Nal.

— Vocês precisam evoluir um pouquinho. Vocês estão martelando durante uma semana da minha folga. Não vou entrar em detalhes porque vou humilhar vocês. […] Eu tive dois dias de folga esse ano. O resultado do jogo de hoje não interferiu em nada minha folga, porque estava programada, o trabalho foi físico. Dois dias de folga em 10 meses — argumentou.

A conta que Renato utilizou, porém, é difícil de decifrar. Afinal, apenas depois do jogo do Atlético-MG, o treinador recebeu cinco dias de folga.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo