Brasileirão Série A

Como o Grêmio agiu nos bastidores do STJD para ganhar reforços de Renato e atacante contra o Flamengo

Julgamento de treinador, Nathan Fernandes e Diego Costa, que aconteceria na quarta-feira (12), foi retirado da pauta do STJD

Por eventuais punições, o Grêmio corria o risco de não poder contar com o treinador Renato Portaluppi e os atacantes Nathan Fernandes e Diego Costa para o jogo de quinta-feira (13), às 20h, contra o Flamengo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Porém, os dois primeiros estão confirmados — apenas o centroavante ficará de fora devido a uma lesão muscular.

Isso aconteceu porque Renato, Nathan e Diego seriam julgados no STJD na quarta-feira (12) pelos incidentes na derrota por 1 a 0 para o Bahia, no dia 27 de abril, pelo Brasilerão. Porém, conforme apurado pela Trivela, o julgamento dos três foi retirado da pauta.

O motivo da retirada foi a notícia de infração desportiva disciplinar que o Grêmio interpôs contra Jailson Macedo de Freitas, presidente da comissão de arbitragem da Federação Baiana de Futebol, por interferência indevida no mesmo jogo em que Renato, Nathan e Diego foram expulsos.

Por haver conexão entre os episódios, os julgamentos não podem acontecer separadamente.

Relembre a confusão no jogo entre Bahia e Grêmio

Após a expulsão de Diego Costa aos 46 minutos do jogo entre Bahia e Grêmio, Renato pediu para que todos seus jogadores que estavam no banco de reservas se retirassem para o vestiário.

Na entrevista coletiva após a partida, o treinador acusou Jailson de ordenar a expulsão do centroavante gremista, mesmo sem ter poder para isso.

— Eu tirei o time para não ser expulso e para que ninguém mais fosse expulso. O senhor Jailson Macedo Freitas é o diretor de arbitragem da Federação Baiana. Ele estava onde não poderia estar, do lado do quarto árbitro. O quarto árbitro não viu nada, foi ele [Jailson] que diz que viu o Diego falar alguma coisa. Ele estava num local onde nem poderia estar, e o Diego não falou absolutamente nada — afirmou Renato.

Diego Costa ficou indignado com a arbitragem após ser expulso contra o Bahia. Foto: Jhony Pinho/AGIF/IconSport

Inicialmente, Jailson estava escalado como ‘assessor’ de arbitragem da partida entre Bahia e Grêmio. No madrugada subsequente ao jogo, a CBF alterou a função para ‘delegado’, o que o autorizaria a estar na beira do campo.

Além do Grêmio ingressar com a ‘notícia de infração disciplinar desportiva’ (NIDD) no STJD, a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) solicitou o banimento de Jailson do futebol.

Em nota oficial, o presidente da entidade, Salmo Valentim, também afirmou que o episódio dá vazão às denúncias de John Textor, dono da SAF do Botafogo, acerca de suposta manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro.

Grêmio não contará com três titulares para enfrentar o Flamengo

Com presença confirmada na beira do gramado do Maracanã, Renato também ganha um alento ao não perder Nathan Fernandes. Se fosse julgado, e punido, o jovem jogador seria mais um desfalque no ataque gremista, que além de Diego Costa, não contará com Soteldo.

O atacante venezuelano, assim como Villasanti, está com sua seleção em preparação para a disputa da Copa América. Titulares absolutos do Grêmio, Villa, Soteldo e Diego devem ser substituídos, respectivamente, por Dodi, Gustavo Nunes e João Pedro Galvão.

No 4-2-3-1, a provável formação gremista para enfrentar o Flamengo tem Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi e Pepê; Pavón, Cristaldo e Gustavo Nunes; João Pedro Galvão.

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024

  • 13º colocado com 6 pontos
  • 5 jogos, 2 vitórias e 3 derrotas
  • 40% de aproveitamento
  • 4 gols feitos e 5 gols sofridos

 

 

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo