Brasileirão Série A

Com foco dividido, Grêmio viaja para mais dois jogos fora de casa

Após grande vitória sobre o Estudiantes, pela Libertadores, Grêmio visita o Bahia, neste sábado (27), pelo Campeonato Brasileiro

A vitória do Grêmio sobre o Estudiantes, na última terça-feira (23), na Argentina, foi maiúscula pela forma como se deu, e por deixar o Tricolor Gaúcho muito vivo na Libertadores após duas derrotas nos dois primeiros jogos. Entretanto, os comandados de Renato Portaluppi tiveram pouco tempo para comemorar, e precisam esquecer, por ora, a competição continental.

Afinal, já na noite de quinta-feira (25), o Grêmio deixou Porto Alegre para uma sequência de mais dois jogos fora de casa, e por campeonatos distintos. Neste sábado (27), às 21h, o Tricolor Gaúcho enfrenta o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro. Depois, sem retornar para o Rio Grande do Sul, a delegação viaja para Ponta Grossa, onde na terça-feira (30), às 20h, estreia na Copa do Brasil contra o Operário, no Estádio Germano Krüger.

— Você vê como é trabalhar em um clube grande: nos próximos três jogos, são três competições. Por isso é importante ter um grupo. Precisaríamos ter um grupo ainda maior — afirmou Renato após a vitória por 1 a 0 sobre o Cuiabá, no último sábado (20), pelo Brasileirão.

Essa constatação do treinador gremista passa, principalmente, pela enorme quantidade de jogadores entregues ao departamento médico. O último deles, Pedro Geromel, que sofreu fratura no antebraço esquerdo na vitória sobre o Estudiantes, e passou por cirurgia na última sexta-feira (26). Além do zagueiro, outros titulares como Reinaldo e Pavón também se recuperam de lesões.

Renato ganha quatro acréscimos no elenco

Por outro lado, Renato ganha acréscimos para o jogo deste sábado (27). Recuperado de lesão no púbis, por conta da qual passou por cirurgia e fez parte da recuperação no Uruguai, o volante Felipe Carballo foi relacionado pela primeira vez na temporada. O centroavante Diego Costa, recuperado de desconforto muscular, também retorna.

Apresentados na última semana, Rafael Cabral e Edenílson ficam à disposição para as partidas do Campeonato Brasileiro. Na Libertadores, ambos não poderão atuar na fase de grupos, e o goleiro também está impedido de disputar a Copa do Brasil por já ter participado da competição pelo Cruzeiro.

Mesmo no Brasileirão, Rafael Cabral precisará buscar seu espaço na briga sadia com Marchesín e Caíque. Por sua vez, Edenílson já deve entrar na rotação de elenco de Renato contra o Bahia, e com condições para beliscar titularidade. Tanto como segundo volante, sua posição de origem, quanto como meia direita, função na qual se destacou principalmente no Internacional, em 2021, e que no Grêmio foi consagrada por Ramiro.

— Por incrível que pareça, o ano que eu mais tive participações em gols foi jogando nessa função, no Brasileiro de 2021. Joguei muitos jogos aberto pela direita ali, vinha fazer o meio. É questão do treinador. Ele [Renato] me parece um cara que pensa muito jogo a jogo. Não é que ele vai me usar sempre no meu lugar. O mais importante é eu treinar, me dedicar no dia a dia para estar preparado para corresponder quando precisar — disse Edenílson em sua entrevista coletiva de apresentação.

Grêmio dormirá na liderança em caso de vitória sobre o Bahia

Diante do Bahia, o Grêmio busca sua quarta vitória consecutiva, a terceira no Campeonato Brasileiro. Se isso acontecer, o Tricolor Gaúcho, que é o quinto colocado, com seis pontos, dormirá na liderança da competição, já que RB Bragantino, Flamengo, Botafogo e Athletico-PR, que estão à sua frente, só jogam no domingo (28).

Já o Bahia, que está na nona colocação, com quatro pontos, também pode encostar na ponta da tabela de classificação em caso de vitória. A vantagem do time de Rogério Ceni para o de Renato Portaluppi é o tempo de descanso, já que a última partida do clube nordestino foi o empate por 2 a 2 no clássico Ba-Vi, no último domingo (21), no Barradão.

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024

  • 5º colocado com 6 pontos
  • 3 jogos, com 2 vitórias e 1 derrota
  • 66% de aproveitamento
  • 4 gols feitos, 2 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho e formado em Jornalismo pela PUC-RS, já passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. É, também, coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo