Diniz e Fluminense finalmente vencem Abel, e Palmeiras vê Brasileirão longe
O Fluminense venceu o Palmeiras no Maracanã por 2 a 1 neste sábado (5) em jogo que fechou o dia no Campeonato Brasileiro. A partida acabou marcando a primeira vitória do técnico Fernando Diniz sobre o rival Abel Ferreira, na quarta partida entre os dois. O Fluminense, com o resultado, passou o próprio Palmeiras, que vê o bicampeonato brasileiro cada vez mais distante. Os cariocas terminaram o jogo com um atleta a menos pois, aos 45 minutos do segundo tempo, Lelê foi expulso após levar cartão em briga com o goleiro Weverton.
Finalizado
2
-1
Fluminense - Palmeiras
Brazil Serie A - Maracana
Fernando Diniz opta por titulares, enquanto Abel Ferreira vai de reservas
A primeira diferença entre Diniz e Abel foi na forma de escalarem seus times para o confronto da noite deste sábado. Ambos têm pela frente o jogo de volta das oitavas de final da Libertadores; o Fluminense joga contra o Argentinos Jrs, no Rio de Janeiro, enquanto o Palmeiras recebe o Atlético-MG em São Paulo.
Por mais que o Fluminense enfrente os argentinos já na terça-feira (8) e tenha empatado no jogo de ida em 1 a 1, Diniz optou por colocar os titulares em campo. Exceção feita apenas a Nino e André, pois estavam suspensos, e Ganso, que apenas entrou no segundo tempo. Já Abel, que venceu o Atlético-MG por 1 a 0 no jogo de ida em Minas Gerais, entrou com um time com maior parte de reservas. E isso fez bastante diferença no jogo e na construção do resultado.
Um dos reservas do Palmeiras foi responsável direto pelo 1º gol do Fluminense
E um dos reservas que esteve em campo foi decisivo negativamente para o Palmeiras: pois foi o zagueiro Luan o responsável pelo pênalti que permitiu ao Fluminense abrir o placar — Jhon Arias bateu e converteu. Contudo nem só o zagueiro foi mal, talvez apenas se destacando negativamente por cometer uma penalidade no mínimo evitável.
Contudo, no ataque, por exemplo, a falta de ritmo e entrosamento acabou fazendo bastante diferença para que o Palmeiras não conseguisse construir um resultado melhor. Endrick e Luiz Guilherme estiveram muito abaixo e pouco conseguiram contruibuir. Desperdiçaram a maior parte das bolas em duelos no mano a mano e não aproveitaram as chances construídas por um Palmeiras que ficou muito menos com a bola, como é esperado quando se joga contra times de Fernando Diniz.
Fluminense segue invicto em casa e fazendo do Maracanã seu alçapão
O jogo contra o Palmeiras foi o décimo do Fluminense como mandante no Brasileirão e o time carioca ainda não perdeu. São agora sete vitórias e três empates, sendo que dois desses jogos sem vitória foram em clássicos contra rivais cariocas, Vasco e Flamengo. Nesses jogos, é bom destacar, o estádio é dividido.
Em suma, jogar em casa tem sido essencial para a campanha do Flu. Pois foi em casa que o time ganhou nada menos do que 24 dos 31 pontos conquistados no Brasileirão. A equipe de Diniz irá dormir na terceira posição do campeonato muito pelo que consegue fazer quando joga em seus domínios. Reside nisso, inclusive, a confiança do time e da torcida para o jogo de volta da Libertadores. A partida contra o Argentinos Jrs acontece na próxima terça-feira (8) às 19h (horário de Brasília).
Palmeiras espera o Botafogo para mensurar o estrago da derrota
É difícil enxergar neste momento que o Palmeiras consiga entrar na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. Neste momento, a diferença para o líder Botafogo, que joga amanhã contra o Cruzeiro, é de 12 pontos com um jogo a mais. Se chegar a 15, o estrago seria ainda maior, o que aumenta consideravelmente a importância do jogo contra o Galo. Em suma, Abel sabe que o bicampeonato nacional já era difícil antes da derrota e, com isso, coloca todas suas fichas na Libertadores.
Rony e Artur entraram em campo quando restavam pouco menos de 30 minutos para o fim do jogo e já mudaram a situação no ataque. Se com Endrick e Luiz Guilherme as chances eram escassas, os dois titulares foram responsávels pelos principais lampejos de criatividade do Palmeiras, principalmente após os 40 minutos do segundo tempo, quando os paulistas esboçaram uma pressão. O gol veio no último lance do jogo, tamanha a pressão alviverde, com Gustavo Gomez de cabeça. Agora, o Verdão vira suas atenções totalmente para a Libertadores, tendo até quarta-feira (9) para se preparar para o duelo contra o Atlético-MG. O jogo será às 21h30 (horário de Brasília).