Libertadores

Palmeiras precisa ‘ser Palmeiras’ para se classificar na Libertadores

Time venceu o Atlético-MG por 1 a 0, no Mineirão, no jogo de ida das oitavas da Libertadores

O Palmeiras venceu o Atlético-MG por 1 a 0 na noite da última quarta-feira (2), no Mineirão, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. O gol alviverde foi anotado por Raphael Veiga, que emendou, de primeira, rebote da defesa atleticana.

Com o grande resultado conquistado fora de casa, o Palmeiras passa a precisar de um empate para se classificar para as quartas de final da maior competição de clubes da América do Sul. É importante frisar que não existe mais o critério do gol qualificado na Libertadores. Portanto, em caso de vitória do Atlético-MG por um gol de diferença, a partida vai para os pênaltis. A prorrogação só é jogada na final da competição.

Mas além da matemática, para o Palmeiras garantir sua classificação para a Copa Libertadores, um dos torneios favoritos do treinador Abel Ferreira, basta “ser Palmeiras”. Mas como assim?

Bem, o Palmeiras de Abel Ferreira se notabilizou pela solidez, frieza e poder de decisão nos momentos mais importantes. Além disso, o Allianz Parque se tornou uma grande arma da equipe, que dificilmente é batida no estádio.

+LEIA MAIS: Abel foge de clichês, exalta Veiga e conta como Palmeiras superou má fase

Pressão sobre o Atlético-MG pode ser explorada

O Atlético-MG, por sua vez, vive uma panela de pressão e não vence há dez jogos. São quase dois meses sem um triunfo sequer. Mesmo se bater o São Paulo no domingo (6), no Morumbi, às 16h, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Galo seguirá em maus lençóis na temporada.

Isso faz com que seja ainda mais primordial a manutenção das principais características palmeirenses. Como o Porco jogará com tudo a seu favor, a tendência é que a cada minuto a pressão sobre o Atlético-MG cresça, dificultando as ações do time mineiro em campo, fazendo, assim, com que o Palmeiras se sinta mais confortável, principalmente em seus domínios.

Vivendo uma escalada de emoções, o Atlético-MG pode se aproveitar de alguma falha palmeirense para entrar no jogo e catalizar toda essa pressão em uma urgência maior que assuste o time alviverde.

Por isso, é de suma importância que Abel Ferreira consiga pôr em prática aquelas que são as melhores virtudes do seu Palmeiras, não entrando numa “trocação” com um time que vem para o tudo ou nada.

Eliminado da Copa do Brasil e já distante do pelotão de frente no Campeonato Brasileiro, que se aproxima de sua metade, o time de Felipão sabe que a Copa Libertadores é uma das únicas saídas para a equipe em 2023. Prestes a inaugurar estádio e tendo contratado Luiz Felipe Scolari justamente por sua expertise em mata-matas, o Atlético-MG sabe que uma eliminação neste momento seria desastrosa.

Sendo assim, a tendência é que vejamos dois clubes tentando impor seus ritmos próprios, evitando cair no jogo do adversário.

Bolas paradas podem ser problema

Um outro ponto de atenção que o Palmeiras precisa focar no próximo jogo são as bolas paradas defensivas. O Atlético-MG encontrou muitos problemas na criação no jogo dessa quarta, mas assustou em diversas oportunidades nas faltas, diretas e indiretas, e escanteios.

Para as faltas diretas, o Galo conta com Hulk, que possui muita qualidade neste tipo de lance. As bolas paradas laterais e escanteios, apesar de serem um problema atleticano nos últimos meses, foram a grande arma atleticana neste jogo de ida e por isso precisam ser melhor anuladas.

Afinal, num jogo onde cada lance pode mudar a história da equipe na competição, é importante reduzir as oportunidades de gol dos adversários. Com a bola rolando, o Palmeiras fez isso com muita qualidade. Mas as 19 faltas cometidas e os nove escanteios seguidos abriram uma margem de erro perigosa, que só não custou caro pela má concretização atleticana.

+LEIA MAIS: Sem conseguir vencer no Atlético-MG, Felipão ironiza: ‘o técnico é ruim’

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Jogo de volta entre Palmeiras x Atlético-MG

Palmeiras e Atlético-MG voltam a se enfrentar, agora pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores, na próxima quarta-feira (9), às 21h30, no Allianz Parque. Como já destacado, o Porco joga pelo empate, enquanto o Galo precisa vencer. Se superar o alviverde por um gol de diferença, os mineiros levam a disputa para os pênaltis. Dois ou mais gols garantem vaga nas quartas de final.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo