Fluminense sofre de ‘síndrome de Robin Hood’ no Brasileirão
Fluminense pontua contra os grandes, mas peca na hora de enfrentar times que estão mais abaixo na tabela
O Fluminense sofreu uma dura virada sobre o Juventude e voltou a ter problemas com confrontos diretos no Campeonato Brasileiro. A realidade do Tricolor na competição também é explicável pela pontuação ruim contra times em tese na briga contra o rebaixamento.
Hoje na 16ª colocação do Brasileirão, o Flu venceu apenas dois times da parte de baixo da tabela, entre o 11º e o 20º lugar, de acordo com levantamento da Trivela.
A conta fica ainda pior ao considerar no contexto da última partida.
Publicação de @brasileiraoVer no Threads
O Fluminense faturava três pontos até os 36 minutos do segundo tempo, e no fim do jogo, em dois minutos, sofreu a virada. Um resultado positivo alçaria a equipe ao 14º lugar, a cinco pontos do Z4 com um jogo a menos na tabela. Como perdeu, segue com dois pontos acima do 17º colocado, o Vitória, mas o futuro preocupa.
Das sete vitórias do Tricolor na competição, cinco foram contra times da parte de cima da tabela. O aproveitamento um pouco superior é o que ainda sustenta a equipe de Mano Menezes fora da zona de rebaixamento.
Aproveitamento em confrontos diretos preocupa Fluminense
O Fluminense venceu apenas o Red Bull Bragantino e o Cuiabá dentre as equipes que lutam na parte de baixo da tabela. Ao todo, o Tricolor somou apenas 10 dos 33 pontos disputados em confrontos considerados diretos, um baixo aproveitamento de 30,3%.
É importante salientar, entretanto, que o time de Bragança não está nessa disputa direta, já que mantém seis pontos do Z4.
Publicação de @caiobloisVer no Threads
Alguns dos confrontos diretos preocupam. Isso porque o Fluminense não pontuou em casa contra Vitória e Atlético-GO, hoje na zona de rebaixamento, e conquistou apenas um empate em dois jogos contra o Corinthians, que completa o Z4 contra o já citado Cuiabá.
O Tricolor ainda enfrenta Athletico-PR (em jogo adiado), Grêmio, Criciúma e Cuiabá no Maracanã; Vitória e Atlético-GO, quando tentará pegar de volta os pontos que cedeu em seus domínios — além do Furacão, na Ligga Arena.
‘Robin Hood'? Fluminense venceu mais vezes contra o G6
As outras vitórias do Fluminense no Campeonato Brasileiro aconteceram contra times da parte de cima da tabela. Além de Atlético-MG e Vasco, que estão fora da zona de classificação para a Libertadores, o Tricolor venceu três times do G6.
Três das mais importantes vitórias do Flu no Brasileirão aconteceram sobre Palmeiras, São Paulo e Bahia, hoje 2º, 5º e 6º colocados. Todas elas no Maracanã, onde o time tem melhorado seu aproveitamento.
Próxima rodada reserva pedreira ao Fluminense
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense não terá vida fácil. O time joga no Maracanã contra o Botafogo, um adversário que não vence desde 2022.
Depois do encontro com o líder embalado da competição, o Tricolor decide a vida na semifinal da Libertadores contra o Atlético-MG nas próximas duas quartas-feiras (18 e 25/9).
Publicação de @caiobloisVer no Threads
O Tricolor ainda leva a melhor no histórico da rivalidade mais antiga do futebol brasileiro. Mas não vence o Clássico Vovô desde o Brasileirão de 2022, no Nilton Santos. E o confronto no Maracanã será novamente entre jogos da Libertadores, como no ano passado.
Para piorar, seus concorrentes diretos jogam em casa. O Vitória recebe o Juventude no Barradão, e o Corinthians terá o lanterna Atlético-GO pela frente na Neo Química Arena. O Fluminense precisará vencer o Botafogo para garantir que não será ultrapassado.
Veja os números do Fluminense contra times da parte de baixo da tabela
- Atlético-GO: 0 ponto em 3 possíveis — aproveitamento de 0%;
- Cuiabá: 3 pontos em 3 possíveis — aproveitamento de 100%;
- Corinthians: 1 ponto em 6 possíveis — aproveitamento de 16,7%;
- Vitória: 0 ponto em 3 possíveis — aproveitamento de 0%;
- Criciúma: 1 ponto em 3 possíveis — aproveitamento de 33,3%;
- Grêmio: 0 ponto em 3 possíveis — aproveitamento de 0%;
- Athletico-PR: Ainda não enfrentou;
- Red Bull Bragantino: 4 pontos em 6 possíveis — aproveitamento de 66,6%;
- Juventude: 1 ponto em 6 possíveis — aproveitamento de 16,7%.
Total: 10 de 33 pontos — aproveitamento de 30,3%.