Brasileirão Série A

Luiz Araújo impressiona nos treinos e busca titularidade no Flamengo de Sampaoli

Luiz Araújo é muito bem visto por Sampaoli e pode receber chances durante o “laboratório” das próximas semanas

Luiz Araújo chegou ao Flamengo no fim de junho, como a primeira contratação de peso desta janela de transferências. Com passagens pelo Lille, da França, e Atlanta United, do Estados Unidos, o atacante teve início bastante produtivo no clube, mesmo que tenha ganhado muitas oportunidades entre os titulares. Atualmente, ele é muito bem visto por Sampaoli e pode receber chances durante o “laboratório” das próximas semanas.

Adaptado e em excelente ritmo nos treinos, Luiz Araújo é visto como uma excelente opção para a parte final da temporada. Ele ainda não marcou gols, mas já está à frente, no conceito de Sampaoli, de outros jogadores que atuam pelo lado do campo, como é o caso de Everton Cebolinha. O Flamengo, por sua vez, quer que o investimento de R$ 41 milhões seja recompensado.

Relação com Sampaoli é antiga

Antes mesmo de chegar ao Ninho do Urubu, Sampaoli estava ciente daquilo que Luiz Araújo poderia fazer. O argentino chegou em Marselha durante a estadia do brasileiro em Lille, onde foi campeão francês há dois anos. O atacante, inclusive, foi um pedido do treinador na época em que estava na França, mas a negociação acabou nunca se concretizando. Ele se transferiu para os Estados Unidos uma temporada depois.

Quando foi contratado pelo Flamengo, Sampaoli voltou a pedir a contratação de Luiz Araújo e, dessa vez, foi atendido. O Rubro-Negro também tinha o atacante brasileiro no radar e, depois de algum tempo de “namoro”, a negociação finalmente foi concretizada. O jogador, inclusive, falou sobre as conversas prévias com o treinador durante a apresentação, no Ninho do Urubu.

— Já estou me preparando forte, já tive conversas com Sampaoli. Ele demonstrou interesse em mim em outros clubes, mas creio que Deus tem um projeto e um plano para tudo. Era para ser no Flamengo e, graças a Deus, deu certo aqui — revelou.

Luiz Araújo teve passagem de 12 gols e cinco assistências pelo Lille (Foto: Imago / One Football)

Treinos fazem a diferença para Luiz Araújo

Ainda que a impressão dentro de campo seja muito importante, Luiz Araújo tem se destacado demais nos treinos, algo que não está passando batido por Sampaoli. A Trivela conversou com pessoas que estão no dia a dia do Flamengo, e os elogios se aglomeraram. A dedicação do atacante é acima do normal, mesmo em um ambiente de muito esforço nos treinos da comissão técnica do argentino.

O “um contra um” de Luiz Araújo é visto como um dos melhores de um elenco que também conta com peças como Bruno Henrique, Cebolinha e Everton Ribeiro. Por ter feito a pré-temporada em Atlanta, o camisa 31 chegou com o preparo físico em dia e isso ajudou muito para que a adaptação ao ambiente do Ninho fosse ainda mais rápida.

Luiz Araújo tem sido muito elogiado nos treinos (Foto: Divulgação/Flamengo)

Características ajudam, boas atuações credenciam

A contratação de Luiz Araújo foi feita para suprir uma carência identificada pelo departamento de scout, junto ao técnico Jorge Sampaoli. Pelo jogo posicional, ideia principal do treinador, o Flamengo precisava de um atacante com características de drible, bom chute e que caia pelos lados. O brasileiro caiu como uma luva nesse esquema e começa a mostrar suas credenciais.

Ele foi titular em duas das 11 partidas que disputou pelo clube, diante de Palmeiras e Cuiabá, ambas fora de casa. A primeira participação em gol veio justamente no último compromisso, quando serviu Gerson antes do chute que garantiu a vitória sobre o Coritiba. Vale destacar que ele também foi expulso por falta feia em Marcelo, contra o Fluminense, no Maracanã.

Mesmo com o pouco tempo em campo, Luiz Araújo impressiona pela alta quantidade de dribles, além de bons chutes. O cartão de visitas veio logo na estreia, contra o Athletico Paranaense, pela Copa do Brasil, quando o atacante deixou Bruno Henrique na cara do gol, mas o camisa 27 desperdiçou a chance. Desde então, ele tem entrado em praticamente todos os compromissos do Flamengo.

A reportagem da Trivela também entende que Luiz Araújo ganhou muitos pontos com as atuações desde que chegou ao Flamengo, tanto que tem entrado recentemente, inclusive, na vaga de Gabigol, e ao lado de Bruno Henrique. Fontes revelaram, inclusive, que o atacante “furou a fila” e, atualmente, está à frente de Cebolinha por um lugar no ataque.

Luiz Araújo em ação na partida contra o Cuiabá (Foto: Gil Gomes/AGIF/Sipa USA/Icon sport)

Veja números de Luiz Araújo pelo Flamengo

  • 11 jogos (2 como titular)
  • 269 minutos (quase 3 jogos completos)
  • 1 assistência
  • 2 cartões amarelos e um vermelho

Nova chance como titular do Flamengo?

Como mencionado, Luiz Araújo só começou duas partidas pelo Flamengo e foi reserva utilizado em outras nove. Mesmo assim, novas oportunidades no time titular podem estar no horizonte. Contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, inclusive, Sampaoli confirmou que utilizaria o atacante, mas acabou optando por uma formação mais defensiva, com Victor Hugo e Gerson.

— Luiz estava para jogar hoje. Tive dúvidas se começava com ele ou não, mas escolhi a formação que iniciou. Luiz hoje está em um nível superlativo — disse, na coletiva.

O Rubro-Negro terá três jogos antes da final da Copa do Brasil, além de semanas livres para que Sampaoli possa observar ainda mais o elenco. A chance de Luiz Araújo pintar no time titular em pelo menos uma dessas partidas é interessante. O primeiro compromisso será neste sábado (26), diante do Internacional, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance! e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo