Golaço de Gerson salva o Flamengo e garante vitória sobre o Coritiba
Em um jogo movimentado de cinco gols, o Flamengo derrotou o Coritiba por 3 a 2 neste domingo (20), pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Couto Pereira. Robson, de pênalti, abriu o placar para os donos da casa, mas Gabigol, também de pênalti, e Arrascaeta viraram para os visitantes. Nos segundos iniciais da segunda etapa, Edu deixou tudo igual novamente, mas Gerson anotou um golaço de fora da área no último lance do confronto e garantiu a vitória rubro-negra.
Com o gol salvador nos acréscimos, o Flamengo voltou a vencer pelo Brasileirão depois de empatar com o São Paulo e perder para o Cuiabá e, de quebra, subiu para o terceiro lugar. A equipe comandada por Jorge Sampaoli agora está invicta há três jogos somando todas as competições, com duas vitórias e um empate.
O Coritiba, por outro lado, perdeu pela quarta vez consecutiva e se complicou ainda mais na zona de rebaixamento. A vitória foi amarga para o torcedor do Coxa, que compareceu em bom número no Couto Pereira e viu seu time abrir o placar e ter boas chances de sair com a vitória no fim do segundo tempo.
Coritiba sai na frente, mas Flamengo vira
Coritiba e Flamengo fizeram uma partida movimentada no Couto Pereira. A primeira chance do confronto foi logo no primeiro minuto, mas Gabigol não pegou bem na bola depois de receber de Bruno Henrique e mandou para fora ao bater de primeira dentro da área. Arrascaeta também errou o alvo ao arriscar da entrada da área, aos oito.
Já a primeira boa chegada do Coxa foi aos 12 minutos e determinante para o primeiro gol do jogo. Robson recebeu lançamento longo pela direita, venceu Filipe Luís na corrida e sofreu falta do lateral-esquerdo flamenguista ao entrar na área. O próprio camisa 30 bateu o pênalti sofrido, chutando no canto esquerdo de Matheus Cunha. O goleiro até tocou na bola, mas não impediu que ela terminasse no fundo da rede.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO CORITIBA.
Robson sofreu o pênalti e colocou lá dentro.
Vai pra cima deles, Verdão!
🎥 JP Pacheco | Coritiba pic.twitter.com/sVvar1OcwD
— Coritiba (@Coritiba) August 20, 2023
A vantagem mandante, no entanto, durou pouco. Aos 17, Fabrício Bruno deu grande enfiada de bola de trivela para Wesley, que foi derrubado por Marcelino Moreno na linha da área. Novo pênalti, dessa vez à favor do Flamengo. Gabigol cobrou e converteu, também mandando no canto esquerdo e vendo o goleiro Gabriel tocar na bola. Com o tento, o camisa 10 encerrou um jejum de cinco jogos sem marcar.
Melhor em campo, o time carioca foi em busca da virada. Aos 28, Bruno Henrique superou a marcação pela esquerda e rolou para Gabigol dentro da área. O atacante chutou de primeira e acertou o travessão. Dois minutos depois, Bruno Henrique fez outra grande jogada pela esquerda e cruzou para Victor Hugo, que escorou para a pequena área, onde Arrascaeta cabeceou para baixo, no contrapé de Gabriel, para colocar o Flamengo na frente.
A virada visitante fez o Coritiba mudar a postura e se lançar ao ataque. Robson quase fez seu segundo no jogo ao aproveitar cruzamento de Moreno e cabecear firme, mas Wesley tirou quase em cima da linha. A bola bateu no braço do lateral, o que gerou muitas reclamações dos donos da casa. O árbitro Raphael Claus nada marcou.
A resposta rubro-negra veio em pouco tempo. Gabriel não conseguiu afastar escanteio, e Fabrício Bruno ficou com a sobra dentro da área, tocando para Victor Hugo. Depois de chute do meia desviado pela marcação, Bruno Henrique finalizou na entrada da pequena área, mas Kuscevic tirou. Na sequência, Arrascaeta cruzou na segunda trave para Léo Pereira, que cabeceou no lado de fora da rede.
GABI & ARRASCA ⚽⚽#VamosFlamengo #CFCxFLA pic.twitter.com/8aXbhVQ9YM
— Flamengo (@Flamengo) August 20, 2023
Antes do intervalo, ainda deu tempo dos goleiros brilharem. Primeiro, Gabriel defendeu chute forte de Bruno Henrique da entrada da área. Depois, foi a vez de Matheus Cunha salvar finalização de dentro da área de Edu.
Coritiba busca o empate, mas Gerson salva o Flamengo
O Coritiba voltou melhor para o segundo tempo e buscou o empate em apenas 35 segundos. Após cruzamento de Jemerson pela esquerda, Fabrício Bruno falhou ao tentar cortar, e Edu aproveitou o vacilo para completar de pé direito na pequena área.
Depois do empate, o ritmo da partida diminuiu, muito pelos erros de ambas as equipes. A primeira chance de perigo do Flamengo na segunda etapa só apareceu aos 37 minutos, em chute de Luiz Araújo que passou perto do ângulo direito de Gabriel, mas foi para fora.
Nos minutos finais, o Coritiba quase conseguiu a virada. Primeiro, Matheus Bianqui não conseguiu completar o desvio de cabeça de Henrique, já aos 43. No lance seguinte, Fabrício Bruno impediu o gol certo ao dividir com Bruno Gomes no meio da área depois de ajeitada de Robson.
As chances desperdiçadas custaram muito caro ao Coxa. Quando o empate parecia certo, Thiago Maia interceptou passe no meio-campo e tocou para Luiz Araújo, que encontrou Gerson na intermediária. O camisa 20 dominou e não pensou duas vezes: arriscou de longe e mandou uma bomba de pé esquerdo, acertou o ângulo direito de Gabriel e marcou um golaço, já aos 48 minutos, que garantiu a vitória por 3 a 2 do Flamengo.
GERSOOOOOOOON! ATÉ O FIM, MENGÃO! ❤️🖤#VamosFlamengo #CFCxFLA pic.twitter.com/gGHBvL0c47
— Flamengo (@Flamengo) August 20, 2023
Coritiba anuncia acordo com Slimani
Cerca de 10 minutos antes da bola rolar no Couto Pereira, o Coritiba oficializou um pré-contrato com o atacante Islam Slimani, de 35 anos. O anúncio foi feito com um vídeo nas redes sociais que também foi exibido no telão do estádio, para delírio dos torcedores.
✅Pré-contrato assinado ✅عقد موقّع مسبقًا pic.twitter.com/Ir8b6qgR6a
— Coritiba (@Coritiba) August 20, 2023
O jogador argelino rodou pela Europa durante sua carreira, passando por Sporting (POR), Leicester (ING), Newcastle (ING), Fenerbahçe (TUR), Monaco (FRA), Lyon (FRA) e Brest (FRA). Seu último clube foi o Anderlecht, da Bélgica.
Slimani é o maior artilheiro da história da Argélia, com 44 gols em 94 jogos. O atacante disputou a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, balançando as redes duas vezes e dando uma assistência em quatro partidas. Ele também foi campeão da Copa Africana de Nações em 2019.
Classificação
Com a derrota, o Coritiba segue com 14 pontos, mas agora é o vice-lanterna. O Coxa disputou 20 jogos no Brasileirão, um a mais que América-MG e Vasco, 20º e 18º colocados, respectivamente. Para piorar, as vitórias de Santos e Bahia aumentaram a distância da primeira posição fora da zona de rebaixamento para sete pontos.
Já o Flamengo se beneficiou com as derrotas de Grêmio e Red Bull Bragantino. Com 35 pontos em 20 partidas, o Rubro-Negro subiu para o terceiro lugar e voltou para zona de classificação para a fase de grupos da Libertadores.
Próximos jogos de Coritiba e Flamengo
O Coritiba volta a campo no próximo domingo (27) para enfrentar o Fortaleza, às 18h30 (horário de Brasília), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada no estádio Presidente Vargas, o PV.
Também pela 21ª rodada do Brasileirão, o Flamengo recebe o Internacional no sábado (26), às 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã. Eliminado da Libertadores, o Rubro-Negro não terá compromisso no meio de semana pela primeira vez depois de um mês.
Estatísticas de Coritiba 2 x 3 Flamengo
- Posse de bola: Coritiba 38% x 62% Flamengo
- Finalizações (certas): Coritiba 15 (4) x 17 (5) Flamengo
- Passes certos: Coritiba 225 (76%) x 437 (84%) Flamengo
- Grandes chances: Coritiba 4 x 2 Flamengo
- Gols: Robson, aos 14 minutos do 1ºT, e Edu, aos 35 segundos do 2ºT (Coritiba); Gabigol, aos 18, Arrascaeta, aos 30 minutos do 1ºT, e Gerson, aos 48 minutos do 2ºT (Flamengo)