Copa do Brasil

Flamengo não joga bem, mas vence o Grêmio e está na final da Copa do Brasil

Em jogo que faltou brilho, mas sobrou vontade, Flamengo voltou a triunfar com gol de Arrascaeta, em pênalti duvidoso marcado pelo VAR

O Flamengo venceu o Grêmio por 1 a 0 nesta quarta-feira (16), no Maracanã, e confirmou a classificação para a final da Copa do Brasil. Mesmo que a atuação do Rubro-Negro não tenha sido aquilo que os mais de 65 mil torcedores presentes esperavam, a equipe voltou a triunfar e está na decisão. O gol do jogo foi marcado por Arrascaeta, em pênalti duvidoso.

A equipe de Sampaoli, inclusive, já sabe o adversário do duelo derradeiro: o São Paulo, que venceu o Corinthians por 2 a 0, no Morumbi, um pouco antes da bola rolar no Maracanã. As finais acontecerão nos dias 17 e 24 de setembro, dois domingo, a primeira vez que a decisão acontecerá em fins de semana. O mando de campo, no entanto, ainda será sorteado pela CBF.

Flamengo tem jogo instável, mas volta a vencer

Logo no início da partida, o Flamengo teve a chance de ouro para matar a eliminatória. Gabigol serviu Gerson, que cruzou na medida para Bruno Henrique cabecear livre, mas o camisa 27 parou em Gabriel Grando. Depois disso, a equipe de Jorge Sampaoli apresentou muita dificuldade na saída de bola, perdendo a posse para o Tricolor perto de sua área. Apesar disso, os gaúchos não levaram muito perigo.

Apenas um chute de Bitello, já dentro da área, obrigou Matheus Cunha a fazer uma defesa mais complicada. No mais, o goleiro rubro-negro não teve muito trabalho e ainda viu, de sua área, o Flamengo voltar a levar perigo, com Arrascaeta. O primeiro tempo do time comandado por Sampaoli não foi vistoso, talvez até mais aberto do que deveria, mas segurou o 0 a 0 e encaminhou a classificação. A torcida, que antes protestava, empurrava mais.

No segundo tempo, o Rubro-Negro voltou a cometer os mesmos erros. Dificuldade na saída de bola foi imensa, mesmo que a pressão do Grêmio não fosse mais tão encaixada, e a equipe voltou a desperdiçar contra-ataques importantes. Em um fator, contudo, o time não deixou a desejar: na vontade. O Flamengo disputou cada dividida e se mostrou mais atento do que nos jogo anteriores.

Até que, aos 25 minutos da etapa complementar, num lance despretencioso, o Flamengo teve um pênalti a seu favor. Léo Pereira cabeceou após cobrança de escanteio, e a bola bateu no braço de Rodrigo Ely. Bráulio da Silva Machado, com o auxílio do VAR, assinalou a penalidade, convertida por Arrascaeta. Na comemoração, os jogadores se reuniram na área técnica e celebraram de maneira efusiva com Jorge Sampaoli.

Por mais que a atuação do time não tenha sido aquele primor, o Rubro-Negro voltou a vencer e garantiu vaga na final da Copa do Brasil. Agora, terá semanas mais tranquilas, e jogos do Campeonato Brasileiro para se preparar. Será que o clima de paz vai, finalmente, voltar a reinar no Flamengo?

A torcida rubro-negra fez uma linda festa no Maracanã (Foto: Divulgação/Flamengo)

Varela vai bem, mas deixa o campo com problema no joelho

Guillermo Varela, sem dúvida nenhuma, era um dos personagens da partida, e não apenas pelo que foi feito dentro de campo. O uruguaio brigou com Gerson às vésperas da decisão e, por ter ficado com uma fratura no nariz pelo soco aplicado pelo volante, entrou para o aquecimento de máscara. Esteve em campo sem o aparelho, foi muito bem, mas deixou o campo com uma entorse no joelho. Será reavaliado no CT.

Chegou a hora da paz reinar no Flamengo?

Com o resultado, o Rubro-Negro poderá curtir um pouco da “paz”, tão cobrada nos últimos dias. O próximo desafio é pelo Campeonato Brasileiro, contra o Coritiba fora de casa, neste domingo (20), às 16h (de Brasília). Vale lembrar que o Flamengo ocupa a quarta posição da liga nacional, com 32 pontos, 15 atrás do líder absoluto do torneio, o Botafogo.

Resta apenas o Brasileirão para o Grêmio

A derrota no Maracanã fez com que o Grêmio ficasse de fora da Copa do Brasil e, agora, terá apenas o Brasileirão para disputar. O Tricolor Gaúcho volta a campo no mesmo dia e horário que o Flamengo, também pela liga nacional, para enfrentar o Santos, na Vila Belmiro. Os comandados de Renato Portaluppi estão na terceira colocação, com 33 pontos conquistados.

Estatísticas de Flamengo x Grêmio – Copa do Brasil

  • Posse de bola: Flamengo 54% x 46% Grêmio
  • Chutes: Flamengo 12 x 12 Grêmio
  • Chutes a gol: Flamengo 3 x 6 Grêmio
  • Gols: Flamengo – Arrascaeta, aos 28′ do 2ºT
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo