Brasileirão Série A

Jogo contra o Cuiabá perde apelo de título, mas segue crucial para o Flamengo

Flamengo depende apenas de si para se classificar diretamente à Libertadores 2024, mas precisa fazer o dever de casa no Maracanã

Passada a derrota para o Atlético-MG, o Flamengo terá mais dois jogos para finalizar sua campanha no Campeonato Brasileiro. O primeiro será diante do Cuiabá, neste domingo (03), às 16h (de Brasília), no Maracanã. Ainda que tenha ficado muito distante da briga pelo título com o revés desta quarta (29), o duelo em questão segue muito importante para os planos do Rubro-Negro.

Pensando no objetivo inicial, que é a vaga direta na Libertadores do ano que vem, só a vitória interessa ao Flamengo contra o Cuiabá. A equipe comandada por Tite caiu de segundo para quarto lugar na rodada e, com resultados de Grêmio e Red Bull Bragantino, volta a ter apenas um ponto de diferença para a zona da pré-Libertadores. Por isso, é crucial fazer o dever de casa diante de sua torcida.

Derrota para o Atlético-MG tira o Flamengo da briga pelo título

O 3 a 0 diante do Galo no Maracanã não machucou o Flamengo apenas pela elasticidade no placar, mas também porque mina totalmente as chances de título da equipe nesta reta final. Como mencionado, o Rubro-Negro iniciou a rodada na segunda posição, empatado com o líder Palmeiras, e terminará na quarta posição, atrás de Botafogo e Atlético-MG, além do próprio Verdão.

A equipe comandada por Abel Ferreira, inclusive, venceu na rodada e abriu três pontos para o Flamengo, restando seis em disputa. Pelos próximos compromissos, o Palmeiras dificilmente tropeçará e, por isso, a missão do Rubro-Negro ficou praticamente impossível. Não depender apenas de si deixam que os “se's” tomem conta, algo perigoso para o ambiente do clube.

Arrascaeta se lamenta durante a derrota do Flamengo para o Atlético-MG, no Maracanã (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Sipa USA)

Nesse meio tempo, por ter perdido posições, o Flamengo depende de outros resultados, não apenas do Palmeiras. Mesmo que vença os seus jogos, não será campeão caso Atlético-MG ou Botafogo também tenham 100% de aproveitamento. Em resumo: a luta, que já foi pelo título, agora volta a ser apenas por uma vaga direta na Libertadores.

  1. Palmeiras – 66 pontos (19V e +30 de saldo)
  2. Botafogo – 63 pontos (18V e +23 de saldo)
  3. Atlético Mineiro – 63 pontos (18V e +22 de saldo)
  4. Flamengo – 63 pontos (18V e +14 de saldo)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Vaga no G-4 pode ficar ameaçada

Se a rodada foi ruim para o Flamengo na quarta-feira (29), se tornou ainda pior quinta-feira (30). O Grêmio, principal perseguidor no G-4, entrou em campo para enfrentar Goiás, em Porto Alegre, e fez o dever de casa. A única boa notícia para o Rubro-Negro foi que o Red Bull Bragantino, sexto colocado, perdeu para o Fortaleza no Nabi Abi Chedid. Ainda assim, a diferença voltou a cair para apenas um ponto.

Mesmo com adversários que não estão ligando tanto para a reta final, o Flamengo precisará fazer o dever de casa para evitar uma catástrofe maior. Nesse caso, os comandados de Tite dependem apenas de si e, caso os adversários não acumulem vitórias, ficam cada vez mais perto da vaga direta.

2. Botafogo – 63 pontos (18V e +23 de saldo)
3. Atlético Mineiro – 63 pontos (18V e +22 de saldo)
4. Flamengo – 63 pontos (18V e +14 de saldo)
5. Grêmio – 62 pontos (19V e +5 de saldo)
6. Red Bull Bragantino – 59 pontos (16V e +14 de saldo)

Concentração total na reta final

Ainda que venha de uma maratona de jogos desde a volta da Data Fifa, o Flamengo não terá descanso até o fim do Campeonato Brasileiro. Tite comandará treino na tarde desta quinta-feira (30), o primeiro de três em preparação para o duelo diante do Cuiabá. Como está se tornando rotina, elenco e comissão técnica também ficarão concentrados no Ninho do Urubu antes da partida.

Flamengo terá sequência importante de treinos antes de, finalmente, entrar de férias (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

A Trivela apurou que o Flamengo só poderá relaxar depois do jogo contra o São Paulo, na próxima quarta-feira (06), no Morumbi, que encerra a participação da equipe nesta edição do Brasileirão. Até lá, o Rubro-Negro pode continuar ameaçado no G-4 e, por isso, todo cuidado é pouco. O planejamento do clube no início do ano que vem, inclusive, não pensa em vaga na pré-Libertadores.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo