BrasilBrasileirão Série A

Filipe Luís e Rodrigo Caio deixam legado no Flamengo, a ser celebrado contra o Cuiabá

Dupla não terá contrato renovado pelo Flamengo, e Filipe Luís receberá homenagens pela aposentadoria, incluindo rosto no ingresso ao lado de Rodrigo Caio

A decisão demorou bastante para ser tomada, mas, enfim, o martelo foi batido. Depois de praticamente se despedir da luta pelo título brasileiro na derrota para o Atlético-MG, na última quarta-feira (29), o Rubro-Negro iniciou os preparos para o jogo contra o Cuiabá que, curiosamente, será de festa. Será o último jogo de Filipe Luís e Rodrigo Caio no Maracanã, e o lateral confirmou que pendurará as chuteiras ao fim da temporada.

O anúncio foi publicado primeiro pelo ge e confirmado pela Trivela, que analisará o momento e, além de disso, apurou os detalhes da festa que está sendo preparada pelo Flamengo. Filipe é um dos grandes ídolos da história recente do clube e, por isso, receberá todas as homenagens ao fim de uma passagem muito vitoriosa. Vale destacar que o lateral ainda não sei pronunciou oficialmente, mas a decisão já está tomada.

Homenagens para Filipe Luís antes da bola rolar

Nos mesmos moldes dos xarás Ribas e Alves, no ano passado, Filipe Luís receberá muitas homenagens no gramado do Maracanã, antes da bola rolar para Flamengo e Cuiabá. O vitorioso lateral deve ficar junto dos companheiros e familiares ao longo de todo o período, com as 11 conquistas pelo clube, desde 2019, expostas para que a torcida entenda o tamanho do atleta.

Um exemplo de como ficou o gramado do Maracanã com as homenagens (Foto: Divulgação/Flamengo)

Ele também deve discursar para os torcedores presentes no Maracanã. A procura de ingressos já era boa e, segundo números que a reportagem da Trivela teve acesso, já eram mais de 40 mil vendidos. Ainda que o sonho do título tenha sido enterrado, os torcedores não devem perder a oportunidade de ver de perto a despedida do ídolo. Internamente, existe a expectativa de que o estádio esteja completamente lotado.

Vale destacar que o jogo contra o Cuiabá será o último no Maracanã, mas não o oficial. Antes de pendurar as chuteiras, Filipe Luís deve viajar à São Paulo para enfrentar o Tricolor paulista, no Morumbi. Só depois disso o lateral poderá dizer que é o fim, real, de sua carreira.

Rodrigo Caio e Filipe estamparão ingressos e copos

As homenagens à Filipe Luís não ficarão somente dentro de campo. A exemplo do que aconteceu com Ribas e Alves, o lateral estará estampado no copo do jogo, comercializado no Maracanã e, além disso, também terá foto no ingresso. Filipinho aparecerá no ticket ao lado de Rodrigo Caio, outro que está deixando o Flamengo, mas em circunstâncias diferentes.

Assim ficará o ingresso para o jogo entre Flamengo e Cuiabá (Foto: Reprodução)

 

O zagueiro foi uma das grandes referências técnicas do Flamengo entre 2019 e 2020, para muitos, o melhor do Brasil em sua posição, mas lesões minaram sua sequência e ele perdeu espaço. Em fim de contrato, que não será renovado, Rodrigo deve procurar outro clube na próxima janela de transferências. Ele chegou a ser sondado pelo Cruzeiro, que lhe ofereceu um contrato de produtividade, porém o final não foi feliz.

Filipe Luís tem tudo para permanecer no Flamengo

A decisão pela aposentadoria não é uma surpresa para a torcida do Flamengo, embora seja um choque de realidade. No início da temporada, Filipe Luís falou que, se não tivesse o contrato renovado pelo departamento de futebol, penduraria as chuteiras. Em 2023, já deu para ter uma noção de que o corpo do lateral, que fez apenas 20 jogos na temporada, com três paradas no departamento médico.

— Eu amo o Flamengo, e se não for no Flamengo eu não jogo mais futebol. Isso é uma coisa que eu tenho decidida — disse, em maio.

Apesar da tristeza do torcedor pelo fim da carreira, ele não deve deixar de ver Filipe Luís no ambiente do Flamengo. Ciente da inteligência e perspicácia do lateral, o clube quer que ele permaneça, mas a função ainda está em aberto. O jogador já tem a licença B da CBF, que permite comandar categorias de base e, em dezembro, iniciará a trajetória na licença A, que abrange clubes profissionais.

Filipe Luís pode, no futuro, quem sabe, se tornar auxiliar de Tite no Flamengo (Foto: Reprodução)

O fim de temporada não é dos sonhos, já que o Flamengo teve um 2023 extremamente conturbado, mas é o fechamento de um ciclo extremamente vitorioso para Filipe Luís. O lateral fez 175 jogos no clube da Gávea, marcou quatro gols e distribuiu nove assistências. Sua participação nos títulos da Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão, Supercopa, Recopa, entre tantos outros, jamais será esquecida pelo torcedor rubro-negro.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo