Copa do Brasil

Filipe Luís renasce no Flamengo, e já tem quem cobre renovação do contrato

A duas semanas de completar 38 anos, Filipe Luís tem atuação de gala pelo Flamengo contra o Grêmio e já acende sinal de alerta sobre renovação

O senhor Filipe Luís Kasmirski sabe muito de bola, é jogador de Seleção Brasileira, já esteve em finais de Champions League e disputou a Copa do Mundo. O costume por jogos grandes faz com que a tranquilidade, que é um dos pontos positivos do estilo dele, apareça ainda mais. Foi assim contra o Grêmio, em uma semifinal de Copa do Brasil, um recital do lateral.

Eleito craque da partida pela torcida do Flamengo, Filipe Luís dominou o campo de jogo ao longo de todos os 90 minutos. Foi bem na marcação como lateral e versátil na saída de bola, transformando-se em volante nas situações em que lhe cabia. A duas semanas de completar 38 anos, o veterano vê a proximidade do fim do contrato com a equipe já sob pedidos para que fique mais um pouco.

Filipe Luís joga em todas, não é exagero

Lateral de ofício, Filipe Luís está fazendo muito mais de uma função com Jorge Sampaoli. Ele até foi escalado como ala esquerdo, da maneira que gosta atualmente, mas participou de todas as fases do jogo. Como um maestro, ele defendeu o seu setor, participou ativamente da saída de bola como um zagueiro e ainda atacou de volante, com os já tradicionais passes quem quebram a linha de marcação adversária.

O aproveitamento no quesito foi alto, mas dentro dos padrões: 94%, tendo errado apenas quatro dos 64 passes que tentou no duelo. De um lado para o outro, o lateral ditava o ritmo do jogo para o Flamengo e desacelerava quando necessário, do jeito que Jorge Sampaoli gosta. Apesar do destaque com a bola no pé, que ainda contou com apenas quatro perdas em 82 ações, o fundamento mais absurso dele nesta quarta foi a defesa.

+ LEIA MAIS: Sampaoli quer que o Flamengo sempre jogue como jogou contra o Grêmio

Mesmo com mais de dez anos de diferença para Bitello e Ferreira, dupla de pontas do Grêmio, Filipe Luís terminou o jogo sem ter sofrido nenhum drible. Além disso, teve seis ações defensivas – três cortes e três interceptações -, freando totalmente o ímpeto do ataque gremista. Sabe quando o jogador está totalmente consciente de todos os espaços do campo? Então, esse jogo do camisa 16 foi mais um exemplo.

Filipe Luís tem voltado aos poucos para o ritmo de jogo (Foto: Ruano Carneiro/Carneiro Images/Sipa USA/Icon Sport)

Torcedores do Flamengo estão ansiosos sobre renovação

O recital voltou a acender um sinal de alerta na cabeça do torcedor do Flamengo. Filipe Luís está entre os seis jogadores em fim de contrato, ou seja, precisaria debater com a diretoria a possibilidade de retornar para mais um ano no Ninho do Urubu. A Trivela apurou algumas informações sobre o assunto, que podem tranquilizar a nação rubro-negra.

Como aconteceu com os outros atletas com contrato perto do fim, o Flamengo só deve iniciar conversas para renovar mais perto do fim da temporada. No entanto, é perceptível no ambiente do clube que o novo vínculo depende apenas da vontade do jogador. Considerado ídolo e referência nos bastidores, Filipe Luís ainda não se decidiu se vai se aposentar ou não, e o baixo número de jogos pode ser novo alerta para o Rubro-Negro.

Ao todo, o lateral participou de apenas 13 jogos em 2023, sendo escolhido como titular em sete e não tendo marcado nenhum gol. Mesmo assim, o clima é de otimismo pela renovação. Uma das maiores lideranças do vestiário, Filipe também é muito próximo do elenco, tanto que, após o jogo contra o Grêmio, por exemplo, Léo Pereira revelou que ama o lateral.

Com o gostinho de ter relembrado a todos sobre seu futebol, Filipe Luís pode ganhar ainda mais oportunidades na equipe titular do Flamengo. Antes da bola rolar, o clube carioca informou que Ayrton Lucas, um dos melhores jogadores da equipe na temporada, havia sofrido uma entorse no joelho esquerdo e, por isso, ficou de fora da partida. O atleta será reavaliado no retorno ao Rio de Janeiro.

Em caso de lesão de Ayrton Lucas, Filipe Luís reassumirá a lateral esquerda do Flamengo em momento crucial da temporada, às vésperas das oitavas de final da Libertadores. Antes disso, no entanto, o Rubro-Negro enfrenta o Galo neste sábado (29), às 21h (de Brasília), na Arena Independência. Mesmo com a idade e aspecto físico não colaborando tanto, o camisa 16 vai à luta e deve provar, novamente, o craque que sua carreira mostra que ele é.

Filipe Luís acumula mais de 9 títulos pelo Rubro-Negro (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Números de Filipe Luís pelo Flamengo

  • 168 jogos (156 como titular);
  • 12 participações em gol (4 gols e 8 assistências);
  • Dez títulos.
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo