Flamengo enfrenta o Botafogo para manter escrita e dividir águas no Brasileirão
Flamengo chega ao clássico sem nunca ter perdido para o Botafogo nos dois turnos do Campeonato Brasileiro
O Flamengo enfrenta o Botafogo neste sábado (2), às 21h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Jorge Sampaoli chega ao clássico em momento bastante turbulento, jogando as últimas fichas na liga nacional antes de se virar para a final da Copa do Brasil. Para este duelo, contudo, o Rubro-Negro tem algo a se animar.
Mesmo que tenha perdido no primeiro turno por 3 a 2, no Maracanã, o Flamengo carrega escritas grandes contra o Botafogo, inclusive dentro do Nilton Santos. Dessa forma, com o time fechado e buscando uma vitória diante do líder do Campeonato, o clássico pode ser um divisor de águas para o Rubro-Negro no Campeonato Brasileiro. Resta saber com que “face” a equipe vai entrar em campo.
Flamengo precisa manter escrita contra o Botafogo no Brasileirão
Ainda que seja um dos clássicos de maior expressão no Brasil, Flamengo e Botafogo não protagonizam um duelo equilibrado, especialmente no Campeonato Brasileiro. O Alvinegro venceu apenas 14 dos 64 confrontos entre as equipes, com um saldo de gols negativo de 14. Quando se analisa apenas os pontos corridos, a situação fica ainda melhor para o Rubro-Negro.
A equipe de Sampaoli entrará em campo defendendo uma escrita que dura desde a implementação dos pontos corridos como modelo do Brasileirão. O Flamengo jamais perdeu para o Botafogo nos dois turnos da liga nacional e vem levando a melhor de 2003 em diante. Essa, sem dúvida, é a maior chance para o rival quebrar o tabu.
Vale destacar que o Botafogo não participou da primeira edição dos pontos corridos na Série A, pois estava na divisão inferior após ser rebaixado em 2002. Para se ter uma noção do domínio do Flamengo no confronto, o Alvinegro só foi vencer a primeira dez anos depois, em 2013, quando derrotou o Rubro-Negro por 2 a 1 no Nilton Santos.
Veja números de Flamengo x Botafogo no período
- 35 jogos (13 vitórias do Flamengo, 16 empates e 6 vitórias do Botafogo)
- 39 gols marcados pelo Flamengo; 29 gols marcados pelo Botafogo
- Maior invencibilidade: 19 jogos (Flamengo)
- Placar mais elástico: Flamengo 3×1 Botafogo (2005)
Invencibilidade contra o Botafogo no Nilton Santos vem desde 2018
O Rubro-Negro ainda defende outra invencibilidade contra o Botafogo, na casa do rival, inclusive. Jogando no Nilton Santos, o Flamengo não perde uma partida desde o Campeonato Brasileiro de 2018, quando acabou derrotado com gols de Leo Valencia e Erik. Vitinho marcou o gol da equipe que, na época, era comandada por Dorival Júnior.
De lá para cá, o Flamengo enfrentou o Botafogo no Nilton Santos seis vezes e teve 100% de aproveitamento no período. Nem mesmo os reservas do Rubro-Negro foram derrotados, no Campeonato Carioca de 2021. Bruno Henrique, que deve ser titular na partida deste sábado, é um dos grandes carrascos do Glorioso desde que chegou ao clube da Gávea.
O último confronto entre as equipes por Campeonato Brasileiro no estádio foi há praticamente um ano, quando o time alternativo do Flamengo venceu por 1 a 0, com gol de Arturo Vidal. Como mencionado, o Rubro-Negro chega ao clássico em situação de inferioridade pela primeira vez em muito tempo, já que o Botafogo é líder da liga nacional.
Jogo do ano no Brasileirão? Últimas fichas para Sampaoli
Ciente do tamanho do desafio, o Flamengo está mobilizado para tentar tirar a invencibilidade do rival no Nilton Santos. Até o momento, o Botafogo esbanja 100% de aproveitamento em seus domínios no Campeonato Brasileiro, uma marca expressiva que contribui para que a equipe de Bruno Lage esteja na liderança da liga nacional. Cabe ao Rubro-Negro desbancar o rival.
Um triunfo também traria ânimo ao elenco pensando na final da Copa do Brasil. O primeiro jogo da decisão será daqui a pouco mais de duas semanas, ou seja, o tempo é curto para que o Flamengo saia da espiral negativa que assola no Ninho do Urubu. Sampaoli, inclusive, ganhou respaldo de Landim nesta semana, mas sabe que seus dias no clube estão contados e quer deixar uma boa impressão com um título de expressão.
Resta saber qual Flamengo entrará em campo neste sábado, diante do Botafogo. Se for um time aguerrido, em busca de seus objetivos e lutando para frear a grande sequência do rival, certamente teremos um grande jogo. Contudo, caso entre em campo como nas últimas partidas, será presa fácil para o líder do Brasileirão. O duelo acontecerá às 21h (de Brasília), no Nilton Santos.