Brasileirão Série A

Cruzeiro terá Corinthians alternativo pela frente, mas não pode se descuidar

Lutando para virar a chave no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro — que venceu apenas três dos seus últimos 15 jogos na competição — enfrentará o Corinthians, neste sábado (19), às 21h, no Mineirão, em partida válida pela 20ª rodada. O time celeste poderá se aproveitar da intensa agenda do Timão para voltar ao caminho das vitórias. O treinador da equipe paulista, Vanderlei Luxemburgo, não relacionou uma série de titulares da sua equipe para o jogo.

Isso acontece porque até na última quarta-feira (16), o Corinthians disputava três competições simultaneamente: o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana. Com a partida contra o Cruzeiro “espremida” entre duas competições de mata-mata — na quarta o Timão foi eliminado da principal copa nacional para o rival São Paulo, ao perder por 2 a 0 no Morumbi, depois de ganhar de 2 a 1 na Neo Química Arena, e na terça (22), a equipe do professor Luxemburgo recebe o Estudiantes, da Argentina, às 21h30, pelo jogo de ida das quartas de final da Sula —, a comissão técnica corintiana decidiu nem levar algumas das principais peças da equipe para Belo Horizonte.

Quem fica de fora no Corinthians?

Ficaram de fora da convocatória a dupla de zaga titular, Gil e Murillo, o lateral-esquerdo Fábio Santos, os meio-campistas Maycon e Renato Augusto, sendo este o grande nome da equipe, e o atacante Yuri Alberto, referência corintiana no ataque. O lateral-direito Fágner também não enfrenta o Cruzeiro, por causa de uma lesão muscular na panturrilha esquerda. Ainda assim, nomes importantes como Cássio, Bruno Méndez, Lucas Veríssimo e Matías Rojas estão relacionados.

Os relacionados do Corinthians para enfrentar o Cruzeiro

  • Goleiros: Carlos Miguel, Cássio e Matheus Donelli
  • Laterais: Léo Mana, Matheus Bidu e Rafael Ramos
  • Zagueiros: Bruno Méndez, Caetano, João Pedro e Lucas Veríssimo
  • Meio-campistas: Guilherme Biro, Fausto Vera, Gabriel Moscardo, Giuliano, Matheus Araújo, Matias Rojas, Roni e Ruan Oliveira
  • Atacantes: Adson, Felipe Augusto, Giovane, Gustavo Silva, Pedro, Romero e Wesley

Cruzeiro também estará desfalcado

Apesar da ausência de jogadores importantes do Corinthians ser um boa notícia para o Cruzeiro, a equipe de Pepa também terá uma série de desfalques para o sábado. Mas diferentemente de Vanderlei Luxemburgo, o treinador da Raposa não teve escolha na hora de definir os convocados. O time celeste passa por uma crise de lesões no plantel, com sete jogadores machucados. Todos eles foram titulares em algum momento de 2023. Estão no Departamento de Saúde estrelado:

  • William – Lateral-direito – 28 anos – Lesão muscular na posterior da coxa direita
  • Mateus Vital – Meia – 25 anos – Luxação no ombro direito
  • Matheus Pereira – Meia – 27 anos – Lesões nos ligamentos cruzado posterior e colateral medial do joelho esquerdo
  • Lucas Oliveira – Zagueiro – 27 anos – Lesão no tornozelo direito
  • Ramiro – Volante – 30 anos – Ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e
    lesão no menisco lateral
  • Rafael Bilu – Atacante – 24 anos – Ruptura total no tendão de aquiles da perna esquerda
  • Wesley Gasolina – Lateral-direito – 23 anos – Rompimento e estiramento ligamentar no joelho direito

Além desses nomes, Pepa não poderá contar com o volante Wallisson. O jogador de 25 anos foi afastado por indisciplina e passou a treinar separado do elenco principal do Cruzeiro. Essa é a segunda vez que o jogador é punido na temporada. Em fevereiro, o camisa 5 faltou a um treinamento sem dar justificativa e foi punido por isso. Na ocasião, ele ficou de fora da partida contra o Democrata de Sete Lagoas, disputada em Cariacica (ES), ainda pelo Campeonato Mineiro.

Os relacionados do Cruzeiro para enfrentar o Corinthians

  • Goleiros: Rafael Cabral, Anderson e Gabriel Mesquita
  • Laterais: Kaiki, Marlon e Helibelton Palacios
  • Zagueiros: João Marcelo, Luciano Castán, Neris
  • Meio-campistas: Daniel Júnior, Fernando Henrique, Filipe Machado, Ian Luccas, Lucas Silva, Matheus Jussa e Nikão
  • Atacantes: Arthur Gomes, Bruno Rodrigues, Gilberto, Paulo Vitor, Rafael Elias, Robert, Stênio e Wesley

Corinthians alternativo não significa jogo fácil

Jogadores e treinadores costumam dizer que não existe jogo fácil no futebol brasileiro. Mesmo com toda máxima tendo suas exceções, a partida entre Cruzeiro e Corinthians deve seguir essa linha. Ainda que cansado e precisando poupar atletas, o Timão vem para o Mineirão buscando complicar o time celeste e possui peças no elenco que podem trazer problemas, começando pelo goleiro Cássio. E se o titular da meta corintiana começar o jogo no banco de reservas, Carlos Miguel surge como um arqueiro de confiança e potencial.

Conhecido no Cruzeiro, o lateral-esquerdo Matheus Bidu possui bastante força no apoio. O uruguaio Bruno Méndez, que deve ser o titular na ala direita, é uma peça importante no elenco e tem a confiança de Luxemburgo. Fausto Vera, Giuliano e o principal reforço corintiano, Matías Rojas, foram um meio de campo de muita capacidade técnica.

Outro ponto que exigirá atenção do Cruzeiro é a forma que o Corinthians se posta em campo. Jogando fora de casa, a tendência é que a equipe paulista jogue mais fechada, atraindo o time celeste e apostando na velocidade. Quando enfrentou adversários que adotaram essa postura, a equipe estrelada sofreu, tanto para criar oportunidades, quanto nos contra-ataques.

Hoje as equipes ocupam posições próximas na tabela, o Cruzeiro é o 12º, com 24 pontos em 12 jogos, e o Corinthians o 14º, com 23 pontos e uma partida a menos. Por todos esses cenários, a expectativa é de uma partida equilibrada.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo