Brasileirão Série A

Cruzeiro terá Corinthians alternativo pela frente, mas não pode se descuidar

Lutando para virar a chave no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro — que venceu apenas três dos seus últimos 15 jogos na competição — enfrentará o Corinthians, neste sábado (19), às 21h, no Mineirão, em partida válida pela 20ª rodada. O time celeste poderá se aproveitar da intensa agenda do Timão para voltar ao caminho das vitórias. O treinador da equipe paulista, Vanderlei Luxemburgo, não relacionou uma série de titulares da sua equipe para o jogo.

Isso acontece porque até na última quarta-feira (16), o Corinthians disputava três competições simultaneamente: o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana. Com a partida contra o Cruzeiro “espremida” entre duas competições de mata-mata — na quarta o Timão foi eliminado da principal copa nacional para o rival São Paulo, ao perder por 2 a 0 no Morumbi, depois de ganhar de 2 a 1 na Neo Química Arena, e na terça (22), a equipe do professor Luxemburgo recebe o Estudiantes, da Argentina, às 21h30, pelo jogo de ida das quartas de final da Sula —, a comissão técnica corintiana decidiu nem levar algumas das principais peças da equipe para Belo Horizonte.

Quem fica de fora no Corinthians?

Ficaram de fora da convocatória a dupla de zaga titular, Gil e Murillo, o lateral-esquerdo Fábio Santos, os meio-campistas Maycon e Renato Augusto, sendo este o grande nome da equipe, e o atacante Yuri Alberto, referência corintiana no ataque. O lateral-direito Fágner também não enfrenta o Cruzeiro, por causa de uma lesão muscular na panturrilha esquerda. Ainda assim, nomes importantes como Cássio, Bruno Méndez, Lucas Veríssimo e Matías Rojas estão relacionados.

Os relacionados do Corinthians para enfrentar o Cruzeiro

  • Goleiros: Carlos Miguel, Cássio e Matheus Donelli
  • Laterais: Léo Mana, Matheus Bidu e Rafael Ramos
  • Zagueiros: Bruno Méndez, Caetano, João Pedro e Lucas Veríssimo
  • Meio-campistas: Guilherme Biro, Fausto Vera, Gabriel Moscardo, Giuliano, Matheus Araújo, Matias Rojas, Roni e Ruan Oliveira
  • Atacantes: Adson, Felipe Augusto, Giovane, Gustavo Silva, Pedro, Romero e Wesley

Cruzeiro também estará desfalcado

Apesar da ausência de jogadores importantes do Corinthians ser um boa notícia para o Cruzeiro, a equipe de Pepa também terá uma série de desfalques para o sábado. Mas diferentemente de Vanderlei Luxemburgo, o treinador da Raposa não teve escolha na hora de definir os convocados. O time celeste passa por uma crise de lesões no plantel, com sete jogadores machucados. Todos eles foram titulares em algum momento de 2023. Estão no Departamento de Saúde estrelado:

  • William – Lateral-direito – 28 anos – Lesão muscular na posterior da coxa direita
  • Mateus Vital – Meia – 25 anos – Luxação no ombro direito
  • Matheus Pereira – Meia – 27 anos – Lesões nos ligamentos cruzado posterior e colateral medial do joelho esquerdo
  • Lucas Oliveira – Zagueiro – 27 anos – Lesão no tornozelo direito
  • Ramiro – Volante – 30 anos – Ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e
    lesão no menisco lateral
  • Rafael Bilu – Atacante – 24 anos – Ruptura total no tendão de aquiles da perna esquerda
  • Wesley Gasolina – Lateral-direito – 23 anos – Rompimento e estiramento ligamentar no joelho direito

Além desses nomes, Pepa não poderá contar com o volante Wallisson. O jogador de 25 anos foi afastado por indisciplina e passou a treinar separado do elenco principal do Cruzeiro. Essa é a segunda vez que o jogador é punido na temporada. Em fevereiro, o camisa 5 faltou a um treinamento sem dar justificativa e foi punido por isso. Na ocasião, ele ficou de fora da partida contra o Democrata de Sete Lagoas, disputada em Cariacica (ES), ainda pelo Campeonato Mineiro.

Os relacionados do Cruzeiro para enfrentar o Corinthians

  • Goleiros: Rafael Cabral, Anderson e Gabriel Mesquita
  • Laterais: Kaiki, Marlon e Helibelton Palacios
  • Zagueiros: João Marcelo, Luciano Castán, Neris
  • Meio-campistas: Daniel Júnior, Fernando Henrique, Filipe Machado, Ian Luccas, Lucas Silva, Matheus Jussa e Nikão
  • Atacantes: Arthur Gomes, Bruno Rodrigues, Gilberto, Paulo Vitor, Rafael Elias, Robert, Stênio e Wesley

Corinthians alternativo não significa jogo fácil

Jogadores e treinadores costumam dizer que não existe jogo fácil no futebol brasileiro. Mesmo com toda máxima tendo suas exceções, a partida entre Cruzeiro e Corinthians deve seguir essa linha. Ainda que cansado e precisando poupar atletas, o Timão vem para o Mineirão buscando complicar o time celeste e possui peças no elenco que podem trazer problemas, começando pelo goleiro Cássio. E se o titular da meta corintiana começar o jogo no banco de reservas, Carlos Miguel surge como um arqueiro de confiança e potencial.

Conhecido no Cruzeiro, o lateral-esquerdo Matheus Bidu possui bastante força no apoio. O uruguaio Bruno Méndez, que deve ser o titular na ala direita, é uma peça importante no elenco e tem a confiança de Luxemburgo. Fausto Vera, Giuliano e o principal reforço corintiano, Matías Rojas, foram um meio de campo de muita capacidade técnica.

Outro ponto que exigirá atenção do Cruzeiro é a forma que o Corinthians se posta em campo. Jogando fora de casa, a tendência é que a equipe paulista jogue mais fechada, atraindo o time celeste e apostando na velocidade. Quando enfrentou adversários que adotaram essa postura, a equipe estrelada sofreu, tanto para criar oportunidades, quanto nos contra-ataques.

Hoje as equipes ocupam posições próximas na tabela, o Cruzeiro é o 12º, com 24 pontos em 12 jogos, e o Corinthians o 14º, com 23 pontos e uma partida a menos. Por todos esses cenários, a expectativa é de uma partida equilibrada.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo e Mais Minas. Atualmente, escreve para a Trivela e para o Futebol na Veia.
Botão Voltar ao topo