Brasileirão Série A

Cruzeiro sofre com lesões e Pepa perde mais de meio time

Com sete jogadores no departamento médico, Cruzeiro e Pepa ficam sem alguns dos principais nomes do elenco

O Cruzeiro não vive o melhor dos momentos na temporada e amarga um retrospecto de apenas duas vitórias nos últimos jogos disputados. A fase ruim contribuiu para a eliminação celeste na Copa do Brasil, para o Grêmio, e na necessidade de ligar um sinal de alerta no Brasileirão. Hoje o time mineiro é o 12º colocado, com 24 pontos em 19 jogos, sete abaixo do G6 e seis acima da zona de rebaixamento.

Com dificuldades para vencer seus jogos, mesmo quando joga melhor e cria mais que seus adversários, o Cruzeiro também luta com um problema que vem causando dores de cabeça para o treinador Pepa desde o início do Campeonato Brasileiro e que se acentuou nos últimos meses: as lesões. Atualmente, o clube celeste tem sete jogadores lesionados, mais da metade de um time de futebol.

Quem são os lesionados do Cruzeiro?

  • William – Lateral-direito – 28 anos – Lesão muscular na posterior da coxa direita
  • Mateus Vital – Meia – 25 anos – Luxação no ombro direito
  • Matheus Pereira – Meia – 27 anos – Lesões nos ligamentos cruzado posterior e colateral medial do joelho esquerdo
  • Lucas Oliveira – Zagueiro – 27 anos – Lesão no tornozelo direito
  • Ramiro – Volante – 30 anos – Ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e lesão no menisco lateral
  • Rafael Bilu – Atacante – 24 anos – Ruptura total no tendão de aquiles da perna esquerda
  • Wesley Gasolina – Lateral-direito – 23 anos – Rompimento e estiramento ligamentar no joelho direito

É importante ressaltar que o Cruzeiro não divulga o prazo de recuperação de seus atletas, por entender que cada indivíduo reage de uma forma aos tratamentos empregados.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Titulares do Cruzeiro se lesionaram gravemente

Desde o começo do Brasileirão, as lesões causaram problemas para Pepa. Com a exceção de Wesley Gasolina, que sofreu rompimento e estiramento ligamentar no joelho direito, no dia 13 de fevereiro, ainda durante a disputa do Campeonato Mineiro — no clássico contra o Atlético-MG que terminou empatado em 1 a 1, quando o Cruzeiro era comandado pelo uruguaio Paulo Pezzolano —, e que já acumula mais de seis meses sem entrar em campo, todos os outros nomes foram desfalques para o treinador português.

Rafael Bilu sofreu grave lesão na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, durante a vitória por 2 a 1 contra o Santos, ainda no último dia 6 de maio. A partida marcava a estreia do jogador como titular de Pepa e sua entrada no time principal gerava expectativas, já que vinha atuando bem saindo do banco de reservas. Após se machucar, o atacante passou por cirurgia e segue em recuperação.

Ramiro, um dos pilares do time de Pepa, foi mais um que se machucou gravemente — durante um treinamento — e precisou ser operado. Assim como Bilu, o volante segue em recuperação e ainda não se sabe quando voltará a atuar. O camisas 17 vinha sendo um dos destaques do Cruzeiro para o meio de campo e sua ausência gerou lamentação do treinador português em uma de suas coletivas, algo que não é comum vindo do treinador.

— Terei que falar isso, e não estou aqui para me desculpar por nada. Mas Richard e Ramiro nos ajudavam muito nesse quesito de perda de bola. Mas eles já não estão conosco há muito tempo — disse Pepa, após a derrota do Cruzeiro para o Fortaleza, no Mineirão, no dia 21 de junho.

— Sentimos muito a falta desses jogadores? É verdade. Mas não pode servir de desculpa para esses problemas que começaram a aparecer a partir daí. Nós, internamente, que temos que resolver isso —, completou o treinador.

Lesões recorrentes tiram sono de Pepa

Além dos jogadores que se machucaram com maior gravidade, Pepa perdeu diversos atletas durante o Campeonato Brasileiro. Os mais recentes, que ainda seguem no Departamento de Saúde do Cruzeiro, são: o zagueiro Lucas Oliveira, o meia Matheus Pereira, o lateral-direito William e o meia Mateus Vital.

Oliveira era titular do Cruzeiro até se machucar, na partida contra o Goiás, no último dia 23 de julho. Apesar de ainda ter espaço na equipe, o zagueiro vinha falhando e era questionado por parte da torcida. Desde que o camisa 6 ficou indisponível, Neris tem atuado na zaga e vem fazendo bons jogos.

Grande contratação do Cruzeiro para 2023, Matheus Pereira se machucou logo em seu segundo jogo pela equipe, o primeiro em que começou como titular. Esperança de um “algo a mais” para o elenco celeste, o jogador tem trabalhado forte para se recuperar com rapidez. Após ter sua chegada muito aguardada, Matheus se tornou uma perda sentida para um time que esperava contar com seu futebol para o final do primeiro turno e início do segundo no Brasileirão.

Por fim, mais duas baixas foram anunciadas nesta quarta-feira (16). Mateus Vital e William se machucaram no jogo de segunda-feira (14), contra o Palmeiras, e serão desfalques no Cruzeiro. Vital teve uma luxação no ombro direito nos primeiros minutos da última partida, enquanto o lateral-direito sofreu uma lesão muscular na posterior da coxa direita e teve que ser substituído no intervalo do confronto contra o alviverde paulista.

Com tais lesões, Pepa novamente será obrigado a mudar o time que começa a partida contra o Corinthians, no próximo sábado (19), às 21h, no Mineirão, pela 20ª rodada do Brasileirão. O colombiano Helibelton Palacios deve assumir a vaga na lateral-direita. No meio, Filipe Machado é o mais cotado, mas Bruno Rodrigues, Nikão, Wallisson e Fernando Henrique correm por fora.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo