Brasileirão Série A

Com torcida, Cruzeiro recebe Athletico-PR para encaminhar permanência na Série A

O Cruzeiro recebe o Athletico-PR nesta quinta-feira (30), às 20h, no Mineirão, em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro

Cada vez mais perto de assegurar sua continuidade na Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro terá um jogo decisivo na luta pelo objetivo principal da temporada. A Raposa enfrenta o Athletico-PR, nesta quinta-feira (30), às 20h, no Mineirão, em partida válida pela 36ª rodada. Se vencer, o time celeste estará virtualmente garantido na elite do futebol nacional em 2024.

Depois de vencer o Goiás, por 1 a 0, com gol do garoto Robert, na segunda-feira (27), o Cruzeiro respirou no Brasileirão, chegando para a partida de logo mais na 14ª colocação, com 44 pontos em 35 jogos. O time celeste tem três pontos a mais que o Bahia, 17º do campeonato, e primeiro time da zona de rebaixamento, que já jogou, e perdeu, na rodada. Se bater o Athletico-PR, a Raposa alcançará os 47 pontos, não podendo mais ser alcançado pelo Goiás. O clube estrelado ainda abriria cinco pontos de diferença para o Vasco, com apenas seis em disputa, deixando a permanência na Série A encaminhada.

Saindo vencedor do jogo de hoje, o Cruzeiro estaria virtualmente garantido na primeira divisão em 2024, já que, para ser rebaixado, seria necessário que o time mineiro perdesses seus dois últimos jogos na competição e que houvesse uma combinação improvável de resultados: Bahia, Vasco e Santos ganharem seus dois últimos jogos e tirarem grande diferença no saldo de gols. Assim como o Tricolor Baiano, o cruz-maltino e o Peixe já jogaram, e perderam, na 36ª rodada.

Por outro lado, se tropeçar, o Cruzeiro seguirá em situação de alerta no Brasileirão, já que abriria, no máximo, quatro pontos do Z4, tendo dois jogos dificílimos pela frente: Botafogo e Palmeiras, times que brigam pelo título do campeonato.

O Athletico-PR, por sua vez, busca garantir sua vaga na pré-Libertadores de 2024. Oitavo colocado, com 52 pontos, o Furacão tem chances remotas de alcançar o G6, já que o RB Bragantino, sexto colocado, tem 59 pontos. Apesar de estar em situação tranquila na competição, o time paranaense vive má fase — são seis jogos seguidos sem vitória — e pode ficar de fora da Libertadores caso siga tropeçando nesta reta final de campeonato.

Cruzeiro terá reforço para a partida

Com o retorno de Arthur Gomes, que volta de suspensão, Paulo Autuori terá a maior parte de seus jogadores disponíveis para a partida. Nikão, afastado dos treinos após sentir um quadro febril antes da partida contra o Vasco, no último dia 22, volta ser opção.

Uma outra boa notícia é que Lucas Silva, que voltou ao time na partida contra o Goiás, após se recuperar de lesão no joelho esquerdo, provavelmente estará disponível para começar jogando contra o Athletico-PR. Resta saber se Paulo Autuori irá utilizar o camisa 16 desde o início ou se seguirá com o meio de campo formado por Filipe Machado, Ian Luccas e Mateus Vital. O meio-campista Japa, cria da base que vem se destacando quando entra nos jogos, corre por fora.

Wesley passará por cirurgia

Titular do Cruzeiro na partida contra o Goiás, o atacante Wesley lesionou o ombro e terá que passar por cirurgia. Assim, o camisa 11 não joga mais na temporada e será desfalque nos três últimos jogos da Raposa no Brasileirão. Os outros lesionados, Matheus Jussa, Ramiro e Rafael Bilu, não jogam mais nesta temporada.

A escalação do Cruzeiro, escolhida por Paulo Autuori, não deve ficar longe de: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado, Ian Luccas (Japa) e Mateus Vital (Lucas Silva); Matheus Pereira, Bruno Rodrigues e Arthur Gomes.

Athletico-PR perde titulares, mas Vitor Roque pode jogar

O treinador interino Wesley Carvalho perdeu dois titulares para enfrentar o Cruzeiro. O lateral-esquerdo argentino Lucas Esquivel, com uma pubalgia, e o atacante argentino Agustín Canobbio, que reclamou de dores musculares na coxa, não foram relacionados.

Mas se perdeu duas peças, o técnico do Athletico-PR poderá contar com os retornos do zagueiro Kaíque Rocha, do meia Alex Santana e do atacante Rômulo, que se recuperaram de lesão. O trio deve ficar no banco de reservas.

Outro que retornou de lesão recentemente e que está à disposição de Carvalho é o atacante Vitor Roque, cria das categorias de base do Cruzeiro e que deixou o time celeste rumo ao Furacão em negociação polêmica. Vendido por cerca de R$ 400 milhões ao Barcelona, o jovem de 18 anos, que deixará o Athletico-PR após o fim do ano, deve ficar no banco de reservas e ser acionado durante a partida, assim como aconteceu na última rodada, contra o Vasco.

É provável que o Athletico-PR seja escalado da seguinte forma: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Vinícius Kauê; Cuello, Erick, Fernandinho e Christian; Vitor Bueno, Bruno Zapelli e Willian Bigode.

Cruzeiro terá torcedores na partida contra o Athletico-PR

Na terça-feira (28), o Cruzeiro conquistou uma grande vitória nos bastidores do futebol brasileiro. A Raposa conseguiu a liberação de seus torcedores para a partida de quinta (30), contra o Athletico-PR. O time celeste havia sido punido preventivamente pela invasão de campo de seus torcedores na partida contra o Coritiba, no último dia 11 de novembro. O último jogo da equipe estrelada no Mineirão, o empate contra o Vasco da Gama, aconteceu com portões fechados.

A liberação foi possibilitada pelo fato do Cruzeiro ser julgado em primeira instância pela invasão somente na próxima terça-feira (4). Além disso, a diretoria estrelada se comprometeu, em reunião com Ministério Público e Polícia Militar, a barrar a entrada de faixas, instrumentos e bandeiras de todas as torcidas organizadas do clube. Outra condição foi que os setores amarelo inferior e superior, onde as organizadas da Raposa costumam ficar, fiquem fechados. Com isso, a previsão é que o Mineirão receba 45 mil torcedores na quinta.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo