Brasileirão Série A

Com torcida, Cruzeiro recebe Athletico-PR para encaminhar permanência na Série A

O Cruzeiro recebe o Athletico-PR nesta quinta-feira (30), às 20h, no Mineirão, em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro

Cada vez mais perto de assegurar sua continuidade na Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro terá um jogo decisivo na luta pelo objetivo principal da temporada. A Raposa enfrenta o Athletico-PR, nesta quinta-feira (30), às 20h, no Mineirão, em partida válida pela 36ª rodada. Se vencer, o time celeste estará virtualmente garantido na elite do futebol nacional em 2024.

Depois de vencer o Goiás, por 1 a 0, com gol do garoto Robert, na segunda-feira (27), o Cruzeiro respirou no Brasileirão, chegando para a partida de logo mais na 14ª colocação, com 44 pontos em 35 jogos. O time celeste tem três pontos a mais que o Bahia, 17º do campeonato, e primeiro time da zona de rebaixamento, que já jogou, e perdeu, na rodada. Se bater o Athletico-PR, a Raposa alcançará os 47 pontos, não podendo mais ser alcançado pelo Goiás. O clube estrelado ainda abriria cinco pontos de diferença para o Vasco, com apenas seis em disputa, deixando a permanência na Série A encaminhada.

Saindo vencedor do jogo de hoje, o Cruzeiro estaria virtualmente garantido na primeira divisão em 2024, já que, para ser rebaixado, seria necessário que o time mineiro perdesses seus dois últimos jogos na competição e que houvesse uma combinação improvável de resultados: Bahia, Vasco e Santos ganharem seus dois últimos jogos e tirarem grande diferença no saldo de gols. Assim como o Tricolor Baiano, o cruz-maltino e o Peixe já jogaram, e perderam, na 36ª rodada.

Por outro lado, se tropeçar, o Cruzeiro seguirá em situação de alerta no Brasileirão, já que abriria, no máximo, quatro pontos do Z4, tendo dois jogos dificílimos pela frente: Botafogo e Palmeiras, times que brigam pelo título do campeonato.

O Athletico-PR, por sua vez, busca garantir sua vaga na pré-Libertadores de 2024. Oitavo colocado, com 52 pontos, o Furacão tem chances remotas de alcançar o G6, já que o RB Bragantino, sexto colocado, tem 59 pontos. Apesar de estar em situação tranquila na competição, o time paranaense vive má fase — são seis jogos seguidos sem vitória — e pode ficar de fora da Libertadores caso siga tropeçando nesta reta final de campeonato.

Cruzeiro terá reforço para a partida

Com o retorno de Arthur Gomes, que volta de suspensão, Paulo Autuori terá a maior parte de seus jogadores disponíveis para a partida. Nikão, afastado dos treinos após sentir um quadro febril antes da partida contra o Vasco, no último dia 22, volta ser opção.

Uma outra boa notícia é que Lucas Silva, que voltou ao time na partida contra o Goiás, após se recuperar de lesão no joelho esquerdo, provavelmente estará disponível para começar jogando contra o Athletico-PR. Resta saber se Paulo Autuori irá utilizar o camisa 16 desde o início ou se seguirá com o meio de campo formado por Filipe Machado, Ian Luccas e Mateus Vital. O meio-campista Japa, cria da base que vem se destacando quando entra nos jogos, corre por fora.

Wesley passará por cirurgia

Titular do Cruzeiro na partida contra o Goiás, o atacante Wesley lesionou o ombro e terá que passar por cirurgia. Assim, o camisa 11 não joga mais na temporada e será desfalque nos três últimos jogos da Raposa no Brasileirão. Os outros lesionados, Matheus Jussa, Ramiro e Rafael Bilu, não jogam mais nesta temporada.

A escalação do Cruzeiro, escolhida por Paulo Autuori, não deve ficar longe de: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado, Ian Luccas (Japa) e Mateus Vital (Lucas Silva); Matheus Pereira, Bruno Rodrigues e Arthur Gomes.

Athletico-PR perde titulares, mas Vitor Roque pode jogar

O treinador interino Wesley Carvalho perdeu dois titulares para enfrentar o Cruzeiro. O lateral-esquerdo argentino Lucas Esquivel, com uma pubalgia, e o atacante argentino Agustín Canobbio, que reclamou de dores musculares na coxa, não foram relacionados.

Mas se perdeu duas peças, o técnico do Athletico-PR poderá contar com os retornos do zagueiro Kaíque Rocha, do meia Alex Santana e do atacante Rômulo, que se recuperaram de lesão. O trio deve ficar no banco de reservas.

Outro que retornou de lesão recentemente e que está à disposição de Carvalho é o atacante Vitor Roque, cria das categorias de base do Cruzeiro e que deixou o time celeste rumo ao Furacão em negociação polêmica. Vendido por cerca de R$ 400 milhões ao Barcelona, o jovem de 18 anos, que deixará o Athletico-PR após o fim do ano, deve ficar no banco de reservas e ser acionado durante a partida, assim como aconteceu na última rodada, contra o Vasco.

É provável que o Athletico-PR seja escalado da seguinte forma: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Vinícius Kauê; Cuello, Erick, Fernandinho e Christian; Vitor Bueno, Bruno Zapelli e Willian Bigode.

Cruzeiro terá torcedores na partida contra o Athletico-PR

Na terça-feira (28), o Cruzeiro conquistou uma grande vitória nos bastidores do futebol brasileiro. A Raposa conseguiu a liberação de seus torcedores para a partida de quinta (30), contra o Athletico-PR. O time celeste havia sido punido preventivamente pela invasão de campo de seus torcedores na partida contra o Coritiba, no último dia 11 de novembro. O último jogo da equipe estrelada no Mineirão, o empate contra o Vasco da Gama, aconteceu com portões fechados.

A liberação foi possibilitada pelo fato do Cruzeiro ser julgado em primeira instância pela invasão somente na próxima terça-feira (4). Além disso, a diretoria estrelada se comprometeu, em reunião com Ministério Público e Polícia Militar, a barrar a entrada de faixas, instrumentos e bandeiras de todas as torcidas organizadas do clube. Outra condição foi que os setores amarelo inferior e superior, onde as organizadas da Raposa costumam ficar, fiquem fechados. Com isso, a previsão é que o Mineirão receba 45 mil torcedores na quinta.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo