Brasileirão Série A

Como a 36ª rodada pode impactar no futuro do Cruzeiro no Brasileirão

Depois de vencer o Goiás, nessa segunda-feira (27), por 1 a 0, o Cruzeiro respirou no Brasileirão, mas ainda segue com sinal de alerta ligado

O Cruzeiro conquistou sete dos últimos nove pontos que disputou e, por isso, respira mais aliviado no Campeonato Brasileiro. Com 44 pontos em 35 jogos, o time celeste finalizou a 35ª rodada ocupando a 13ª posição na tabela, três pontos à frente do Bahia, time que abre a zona de rebaixamento, com 41. Apesar do momento de euforia, a situação celeste ainda é delicada, visto que o clube está no bolo de equipes que ainda lutam contra o descenso e que seguem próximas.

Para se ter ideia, com nove pontos ainda em disputa no Campeonato Brasileiro, apenas seis pontos separam o 17º, Bahia, do décimo, São Paulo. Uma sequência ruim até a rodada final pode fazer times que já se sentiam livres do risco de queda voltem a figurar nas últimas posições. Matemáticos apontam a tendência de que o Brasileirão 2023 tenha o rebaixado com a maior pontuação da história dos pontos corridos. Por isso, o alerta tem de estar ligado ao máximo. Matematicamente, somente do Athletico-PR, oitavo colocado, com 52 pontos, em diante, não há mais chances de queda.

Situação do Cruzeiro

Ainda que tenha se distanciado da zona de rebaixamento após vencer o Goiás, nessa segunda-feira (27), por 1 a 0, o Cruzeiro segue precisando torcer contra seus rivais diretos para que possa se manter na Série A com maior facilidade. O time celeste depende só de si para evitar a queda, mas após um ano tão conturbado e desgastante, toda ajuda é bem vinda.

O próximo jogo do Cruzeiro acontece na quinta-feira (30), contra o Athletico-PR, às 20h, no Mineirão. O Furacão já está livre, matematicamente, de qualquer risco de queda e só precisa se garantir entre os classificados para a Pré-Libertadores de 2024. É improvável que o time do treinador interino Wesley Carvalho consiga uma vaga no G6. Se vencer, o clube celeste chegará aos 47 pontos, ficando muito próximo de uma permanência na Série A. Perdendo, a Raposa pode acabar a rodada na incômoda 16ª colocação, com a mesma pontuação do 17º.

Na 36ª rodada, a Raposa precisará ficar de olho, principalmente, nos seguintes jogos:

Veja o impacto de cada um deles para o clube celeste:

Vasco da Gama x Corinthians

Talvez o jogo mais importante da rodada para aqueles times que brigam contra o rebaixamento. Se trata de um confronto diretíssimo, se é que podemos chamar assim, visto que o Vasco é do 16º colocado, com 42 pontos, enquanto o Corinthians ocupa a 14ª posição, com 47. Se a partida terminar com o vencedor, este dará um passo grande pela permanência, enquanto o derrotado amargará uma pressão gigantesca.

A partida acontece de forma isolada, nesta terça-feira (28) e, por isso, dará um panorama antecipado para os demais times que lutam contra a queda. Ganhando, o Corinthians termina a noite na 11ª colocação, com seis pontos de vantagem para o Z4. Se o Vasco, que joga em casa, vencer, pula para o 13º lugar, podendo fazer com que o Timão entre na zona de rebaixamento ainda nesta rodada. Um empate seria ruim para ambos, que seguiram muito ameaçados pela degola. O que se pode cravar é que quem tiver resultado negativo no jogo de logo mais será um sério candidato a entrar no grupo dos quatro últimos.

Santos x Fluminense

Jogando em casa, o Santos, que vem em bom momento no Brasileirão — o Peixe não perde há sete jogos, desde que foi goleado por 7 a 1 pelo Internacional —, pega o Fluminense, que por ter ganhado a atual edição da Libertadores, já não tem grandes aspirações no campeonato.

Ainda assim, mesmo com a tendência de o treinador Fernando Diniz preservar alguns titulares do Flu, é provável que a partida não seja fácil para o Santos, pelo poderio do conjunto carioca. Se conseguir triunfar, o Peixe chegará aos 46 pontos, podendo finalizar a rodada na 12ª colocação. Em caso de tropeço, somado a combinação de resultados, existe a possibilidade do alvinegro terminar a rodada no Z4.

Bahia x São Paulo

Este é um confronto direto, mas não tão direto assim. O Bahia, como já dito, abre o Z4 com 41 pontos e precisa desesperadamente da vitória para manter vivas as esperanças de permanência. Se ganhar, o Tricolor de Aço pode deixar o Z4, desde que outros rivais diretos tropecem em seus compromissos. Em caso de derrota ou empate, o time de Rogério Ceni veria alguns de seus adversários abrirem ainda mais distância para si.

O São Paulo, por sua vez, vive situação mais tranquila. Atual campeão da Copa do Brasil, o Tricolor Paulista é o décimo, com 47 pontos, quantidade que deveria ser suficiente para evitar uma queda. Ainda assim, uma derrota da equipe de Dorival Júnior faria com que o time ficasse próximo do Z4, tendo uma sequência difícil, contra Atlético-MG e Flamengo, dois postulantes ao título. Ganhando, o time do Morumbi garante, matematicamente, a permanência.

Cuiabá x Internacional

Tanto Cuiabá quanto Internacional estão em situação mais tranquila no Brasileirão. O Dourado é o nono, com 48 pontos, enquanto o Inter é o 11º, com 46. Mesmo com as boas pontuações, os times ainda tem chance matemática de queda. Se vencer, em casa, os cuiabanos estão livres do rebaixamento. Mesmo perdendo ou empatando, existe a possibilidade de se garantir na Série A, mas para isso, seria necessário que o Bahia também não conseguisse ganhar.

O Internacional, por sua vez, é outro que em caso de tropeço, pode ver o grupo de trás se aproximar ainda mais. Vencendo, pode se garantir matematicamente na primeira divisão, desde que outros resultados ajudem.

A partida em questão é importante para o Cruzeiro também porque o time celeste irá ultrapassar o Inter caso o Colorado tropece e a Raposa vença seu jogo contra o Athletico-PR.

Grêmio x Goiás

O Goiás terá um Grêmio osso duro de roer pela frente e precisa vencer para se manter sonhando com a permanência na primeira divisão. A derrota para o Cruzeiro, na noite dessa segunda (27), foi um golpe forte nas aspirações do Esmeraldino. Se tropeçar, o time estará matematicamente rebaixado. Vencendo, segue vivo, mas ainda em situação muito difícil, dependendo de novos triunfos somados a combinações de resultados. É improvável que vejamos o time do ótimo goleiro Tadeu na Série A em 2024.

RB Bragantino x Fortaleza

O último jogo da rodada dirá muito sobre o futuro do Fortaleza no Brasileirão. A equipe de Juan Pablo Vojvoda amarga uma péssima fase, acumulando dez jogos sem vitórias, sendo nove deles no campeonato. Na 12º colocação, com 45 pontos, o Leão do Pici pode ver o Z4 se aproximar bastante em caso de tropeço, somado a combinação de resultados. Por outro lado, vencendo, o clube cearense pode se garantir matematicamente na Série A, desde que o Bahia perca seu jogo.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo