Lá vai o Corinthians para mais uma missão (quase) impossível no Brasileiro, agora diante do Grêmio
Corinthians usou por muito tempo a partida atrasada do primeiro turno como desculpa para dificuldade no Brasileiro
O Corinthians vive um momento complicado no Campeonato Brasileiro, patinando desde que a competição começou, a equipe segue presa na segunda parte da tabela, em 14º lugar, com 41 pontos, com outros quatro times que tentam somar a quantidade necessárias para disputar a Série A de 2024. Mas para isso acontecer o Timão terá algumas missões complicadas pela frente, o primeiro deles neste domingo (12), diante do Grêmio em Porto Alegre.
Além do ótimo momento vivido pelo tricolor gaúcho, que é vice-líder da competição, e cada vez mais em busca de assumir a liderança, o Corinthians também lida com um péssimo retrospecto nos jogos que disputou longe dos seus domínios. O aproveitamento fora de casa é apenas de 27%.
Depois do empate diante do Atlético-MG, o treinador Mano Menezes, reforçou que o jogo com Grêmio será complicado, mas que independente disso o time tem que tentar somar pontos:
— O que você acha que vai ser em Porto Alegre no domingo? É dureza em cima de dureza. Hoje enfrentamos a melhor campanha do segundo turno. Estar enfrentando dificuldades é normal, tem que saber enfrentá-las. Quando não conseguir fazer três pontos, tem que fazer um, é o que a tabela exige, é o campeonato que estamos jogando.
A partida do primeiro turno serviu por muito tempo como muleta para empurrar com a barriga os péssimos resultados
O jogo entre Corinthians e Grêmio foi disputado apenas no dia 19 de setembro, por conta dos comprismos do Timão na Copa Sul-Americana, a partida foi agitada, ao todo foram marcados oito gols na partida, quatro para cada lado, pelo lado alvinegro Fábio Santos, Lucas Veríssimo, Yuri Alberto, e Giuliano balançaram a rede.
Como a partida estava “atrasada” e o time vinha já algumas rodas com baixo rendimento, a “desculpa” dada por parte do elenco, e pela comissão técnica da época, como o treinador Vanderlei Luxemburgo, era que apesar dos péssimos resultados, o Corinthians ainda tinha uma partida a menos que os outros times a sua frente, e que não tinha tanto motivos para se preocupar no campeonato.
Mas não foi bem assim, com apenas um ponto conquistado, a equipe precisou voltar atrás e assumir que, sim, precisava quanto antes de uma reação, e que o problema não era o jogo atrasado, mas sim o desempenho do time. Depois do jogo com Grêmio, o Corinthians disputou dez jogos, e somou apenas 14 pontos, destes, nove já sob o comando de Mano Menezes.
Hoje, dois meses depois, a reação necessária ainda veio, e agora passou a ser praticamente obrigatória, já que time segue na segunda parte da tabela, a quatro pontos do Cruzeiro, hoje primeiro na zona de rebaixamento, e que acabou perdendo por 1 a 0 para o Coritiba na rodada — mas ainda assim tem um jogo a menos em relação ao Timão.
Retrospecto de Corinthians e Grêmio no Campeonato Brasileiro
Corinthians e Grêmio se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro em 74 oportunidades, as duas equipes vivem praticamente um empate na quantidade de vitórias, são 30 vitórias para o Timão, e 25 para o Tricolor Gaúcho, e 19 empates.
O jogo com o Grêmio antecede a parada da última data Fifa da temporada, na qual Mano Menezes terá oportunidade de ajustar mais coisas para os confrontos diretos que terá na sequência com o Bahia, no dia 25 de novembro, na Neo Química Arena, e o Vasco no dia 28, no Rio de Janeiro.