Grêmio tem no retrospecto recente motivos para acreditar: vai virar líder hoje
Em busca da liderança do Campeonato Brasileiro, Grêmio receberá Corinthians com ao menos três retrospectos positivos para se apegar
Com 59 pontos, o Grêmio pode assumir a liderança do Campeonato Brasileiro nesta 34ª rodada. Além de contar com novo tropeço do Botafogo, contra o RB Bragantino, o Tricolor Gaúcho precisará vencer o Corinthians, neste domingo (12), às 16h (horário de Brasília) na Arena do Grêmio que estará lotada em Porto Alegre. Para isso, o time de Renato Portaluppi pode se apegar em ao menos três retrospectos.
Grêmio vem de cinco vitórias consecutivas
O principal é que o Grêmio vem de cinco vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro. É a maior sequência do clube na competição desde 2019. Mesmo que a equipe não tenha apresentado grande desempenho na maior parte das partidas, os resultados positivos trazem confiança. E mostram poder de reação para sair de situações adversas e conseguir viradas, como aconteceu contra Flamengo, América-MG e Botafogo.
O @Gremio vem de 5 vitórias seguidas no @Brasileirao 2023. É maior sequência de vitórias do clube no torneio desde 2019! 👏👏
📊 100% aproveitamento (!)
⚽️ 14 gols marcados (!)
🚫 9 gols sofridos (!)
🛠 14 grandes chances (11 convertidas!)
👟 3.6 chutes p/ marcar gol (!) pic.twitter.com/VcijV1aBFI— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) November 10, 2023
Últimos cinco jogos do Grêmio:
- Grêmio 3 x 2 Flamengo – 25/10
- América-MG 3 x 4 Grêmio – 28/10
- Coritiba 1 x 2 Grêmio – 01/11
- Grêmio 1 x 0 Bahia – 04/11
- Botafogo 3 x 4 Grêmio – 09/11
Grêmio é o melhor mandante do Campeonato Brasileiro
Com a vitória sobre o Bahia, o Grêmio se tornou o melhor mandante do Campeonato Brasileiro. Em 17 jogos até aqui na Arena do Grêmio na competição, foram 12 vitórias, dois empates e duas derrotas. Fez 31 gols e sofreu 14.
Durante muito tempo, foi a campanha dentro de casa que sustentou o Grêmio no G-4 da competição. Antes do jogo contra o América-MG, o Tricolor Gaúcho estava há quase quatro meses sem vencer fora de casa. Depois do Coelho, porém, o time de Renato também venceu Coritiba e Botafogo longe dos seus domínios.
Mano Menezes perdeu as duas partidas contra o Grêmio em 2023
Por fim, no jogo deste domingo estará do outro lado um treinador freguês do Grêmio nesta temporada. Atualmente no Corinthians, Mano Menezes perdeu dois clássicos no comando do Inter em 2023, ambos na Arena do Grêmio.
O primeiro deles, na fase classificatória do Campeonato Gaúcho, foi vencido pelo Grêmio por 2 a 1, com gols de Vina e Carballo para o Tricolor, e Alan Patrick para o Colorado. O segundo, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, teve vitória gremista por 3 a 1. Luis Suárez, Villasanti e Bitello fizeram os gols do Grêmio, e Johnny descontou para o Inter.
Grêmio tem dúvida no meio e no ataque
Para este reencontro com Mano, Renato poderá repetir a escalação utilizada na vitória sobre o Botafogo. Porém, existem possibilidades de duas mudanças a partir da melhora que a equipe apresentou no segundo tempo em São Januário, quando virou o jogo.
No meio-campo, Ronald, Carballo e Cristaldo brigam por duas vagas, que definirão o esquema tático da equipe. No Rio de Janeiro, Ronaldo começou como primeiro volante, no 4-1-4-1, e teve boa atuação. No intervalo, Renato colocou Cristaldo no lugar de Carballo, mudando para o 4-2-3-1.
Quem entrou muito bem e foi decisivo para a vitória, participando de dois dos três gols de Suárez, foi Ferreira. O camisa 10 pode ganhar a posição de Lucas Besozzi. Entretanto, Renato entende que Ferreira rende melhor entrando no segundo tempo, quando pega o adversário mais cansado. Ele foi titular em apenas 11 das 35 partida pelo Grêmio nesta temporada.
Com essas dúvidas, a provável escalação do Grêmio para enfrentar o Corinthians tem Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Ronald (Cristaldo), Carballo (Cristaldo) e Villasanti; Galdino, Lucas Besozzi (Ferreira) e Luis Suárez.
Grêmio no Campeonato Brasileiro 2023
- 2ª colocação com 59 pontos
- 33 jogos, 18 vitórias, 5 empates e 10 derrotas
- 59% de aproveitamento
- 57 gols feitos e 49 gols sofridos