Brasileirão Série A

Duelo contra o Fluminense é a primeira das 12 decisões que o Corinthians tem pela frente

Contra rival que bateu no primeiro turno, Corinthians busca iniciar bem sequência de decisões por permanência no Campeonato Brasileiro

A partida entre Corinthians e Fluminense nesta quinta-feira (19), pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, será a primeira da sequência de jogos que o alvinegro precisa pontuar. A situação do Corinthians não é desesperadora, mas também está longe de ser tranquila. Atualmente, o Corinthians ocupa a 13ª colocação, com apenas 31 pontos conquistados, um de distância do primeiro na zona de rebaixamento. 

A última vitória da equipe no Brasileirão foi contra o Botafogo, 1 a 0, na Neo Química Arena, no dia 22 de setembro. Depois disso perdeu para o São Paulo e empatou com o Flamengo, além dos dois jogos com o Fortaleza pela Sul-Americana. 

Fora de casa, o retrospecto é ainda mais alarmante. A vitória por 2 a 0 diante do Atlético-MG, no Mineirão, em julho, foi a última do Timão como visitante no Brasileirão. A partir dali, foram mais nove jogos longe da Neo Química Arena, e o time somou cinco derrotas e quatro empates. 

Mas apesar de todos os problemas enfrentados pelo Corinthians nos últimos meses, a mudança de treinador somada ao período de treinamentos durante a Data Fifa pode ser a virada de chave necessária no Campeonato Brasileiro. Mano Menezes valorizou o tempo de treinamento que teve com o time desde que chegou:

– É um paraíso sempre que a gente tem dez dias como agora, para poder treinar e fazer o que precisa ser feito. É necessário fazer isso, e estamos aproveitando esse tempo para fazer na prática o que dissemos que faríamos na teoria.

Primeiro turno teve vitória de Luxemburgo e Guedes; segundo turno pode ser chance para Mano

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Corinthians venceu o Fluminense por 2 a 0, com dois gols do camisa dez da época, Róger Guedes. A vitória sobre o Tricolor Carioca foi a primeira do time sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, que estava no cargo há um mês e ainda não tinha conseguido um resultado favorável.

Apesar de estar a menos tempo à frente do Timão, Mano Menezes também busca a primeira vitória com o elenco alvinegro. Desde que assumiu o time, foram três jogos, duas derrotas e um empate.

Uma vantagem para Mano Menezes foram os dez dias de treinamentos, primeiro período em que o técnico teve para trabalhar com elenco desde que foi contratado. Algumas mudanças já foram vistas na partida contra o Flamengo, e foi em cima dessas poucas mudanças que o treinador focou, trabalhando marcação e posicionamento dos jogadores.

E apesar da desconfortável situação, e das poucas chances de queda, 18% segundo a UFMG, o técnico corinthiano reforçou que o assunto sobre rebaixamento não é pauta entre a comissão e jogadores:

– Não se falou sobre isso (zona do rebaixamento) com os jogadores, porque não é questão nossa. Quem fala em rebaixamento é quem está no Z4, e a equipe vem se mantendo fora há um tempo. Mas é óbvio que precisamos melhorar o percentual de pontuação. Um ponto a cada seis não é o suficiente, mas às vezes não é o pior, pois pode lhe dar consistência para buscar mais.

Corinthians tem baixa importante para partida com o Fluminense

Durante os treinos, Mano apontava um time estruturado com Gabriel Moscardo sendo utilizado como um segundo volante. O garoto de 18 anos, que já era titular absoluto com treinador anterior, continua com o mesmo espaço. Porém, durante o treino nas vésperas do jogo no Maracanã, Moscardo sofreu uma entorse no tornozelo direito e não pôde viajar com a equipe.

Na partida contra o Flamengo, antes da pausa devido à Data Fifa, o jovem jogador teve que ser substituído após torcer o mesmo pé. O clube não forneceu informações sobre a gravidade da lesão ou o tratamento a ser seguido.

Além de Moscardo, quem também está fora da partida é o zagueiro Lucas Veríssimo, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo, além dos convocados Matheus Donelli e Guilherme Biro, que estão com a seleção brasileira para os Jogos Pan-Americanos em Santiago, no Chile. Maías Rojas e Bruno Mendez, que estavam com suas seleções, viajaram com o elenco mesmo não tendo participado dos últimos treinamentos.

Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo