Brasileirão Série A

O que já mudou no Corinthians desde a chegada de Mano Menezes

Com interferências durante o treino, foco da comissão técnica corinthiana é diminuir espaço dentro do campo

São apenas 15 dias à frente do Corinthians, mas algumas mudanças já começaram a ser vistas dentro do clube desde a chegada de Mano Menezes.

Fato é que quando o novo treinador foi contratado, o Timão estava pressionado, vindo de uma derrota no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, e do empate com o Fortaleza, na primeira partida da Sul-Americana, em plena Neo Química Arena.

Mano esteve no banco de reservas Alvinegro em três jogos. Sem tempo hábil para implementar seu trabalho, foram duas derrotas e um empate, e agora com mais dias de trabalho, entendendo os jogadores, a situação e o momento vivido pelo Corinthians, parece que o técnico já tem conseguido dar um pouco da sua “cara’” para time. 

A mudança nos treinamentos do Corinthians

Até agora a principal mudança vista no Timão no estilo do treinamento. No jogo com Flamengo, algumas mudanças táticas também já puderam ser notadas. Em uma das entrevistas, Mano Menezes afirmou que, na visão dele, o problema do Corinthians era mais de posicionamento, e que o entrosamento os atletas facilita:

– 80% de futebol é posicionamento. Nossos times no Brasil são muito parecidos tecnicamente falando, raramente você tem jogadores tão fora de série em nossas equipes no Brasil, os outros estão em níveis parecidos. O que faz diferença de uma equipe para outra são ideias, conceitos e execução. Quanto mais alonga o trabalho, melhor entrosamento consegue. Não se tem que inventar coisas mirabolantes nessa hora porque certamente não vão funcionar em curto espaço de tempo.

Em campo, a equipe treinada por Luxemburgo deixava muitos espaços entre os jogadores, fator que ocasionava inúmeros erros de passe; além de favorecer o adversário em possíveis contra-ataques, ponto que Mano reforçou que pretendia ajustar no Corinthians: aproximar mais os atletas, aumentar a trocas de passes e tabelas, além de aumentar a pressão na marcação. 

A questão já começou a ser trabalhada pelo treinador e seus auxiliares. No treino aberto à imprensa na última quinta-feira (12), foi possível ver a comissão técnica interferindo e orientando os atletas durante todo o trabalho. Ao contrário do que fazia Luxemburgo, as pontuações eram direcionadas principalmente aos mais jovens Roni, Pedro, Wesley e Moscardo, além de Fausto Vera e Rafael Ramos, que buscam ganhar uma chance com o treinador. 

Em determinado momento do treino, Mano reforçou o objetivo da atividade, reforçando o pedido pela atenção aos espaços.

– Passa no pé, não no espaço. Capricha, senão fica só na corrida, e quem gosta só de corrida é preparador físico – disse o treinador.

A importância da data Fifa para Mano Menezes 

No melhor mundos, essa data Fifa seria a segunda em que o Corinthians estaria sob o comando um novo treinador. A essa altura do campeonato, a situação da equipe no Brasileirão poderia ser diferente, mas diante da falta de planejamento da diretoria, o momento tem enorme importância para o treinador mostrar o que quer trabalhar e convencer os jogadores a “comprar” seu projeto. 

A expectativa é de que o Corinthians volte a campo com outra cara após a data Fifa. O time precisa somar pontos para se distanciar da zona de rebaixamento. Hoje, o Timão ocupa a 13ª colocação da tabela, com 31 pontos, somente três pontos à frente do primeiro colocado do Z4 Vasco da Gama.

Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância, paixão que se tornou profissão. Além do futebol me mantenho por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhei como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo