Apesar do empate, Mano Menezes valoriza comportamento do Corinthians em campo
Jogo contra o Flamengo representou retorno de Mano Menezes ao estádio do Corinthians, que foi inaugurado quando ele estava no comando em 2014
O empate não era o que o Corinthians queria, nem o que precisava para se distanciar o máximo possível da zona de rebaixamento. Com esse um ponto arrancando contra o Flamengo, o Timão agora ocupa a 12ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro, com 31 pontos.
A sequência de jogos na competição não é fácil, com Fluminense, América Mineiro e Cuiabá, mas apesar da agenda corinthiana, Mano Menezes terá agora um respiro de dez dias, com a Data Fifa, para implementar ainda mais suas ideias, e ajudar o elenco sanar as dificuldades que veem tendo durante a temporada.
Desempenho em campo agrada Mano Menezes, que vê equipe mais estruturada e competitiva
Há praticamente uma semana no comando, Mano Menezes chegou ao Corinthians em um momento conturbado e encontrou uma equipe sem padrão tático, desestruturada e às vésperas de uma decisão com o Fortaleza. Com pouco tempo e os jogos complicados pela frente, o treinador não conseguiu mudar muita coisa, o que aparentemente, na visão do treinador, mudou desde a última semana. Para o treinador, os poucos dias de trabalho até a partida com o Flamengo já demonstraram uma mudança no time:
– Não saio satisfeito com o resultado, mas com o comportamento da equipe. Estivemos bem melhor posicionados na defesa, contra uma equipe com muita qualidade, com movimentações boas. Minha equipe se comportou melhor e ofereceu menos oportunidades, a partir dai você vai sofrendo menos. É uma série de coisas para melhorar, mas o caminho é esse – disse Mano.
Há quatro pontos da zona de rebaixamento, Mano descarta preocupação do elenco com chances de rebaixamento
A situação desconfortável do Corinthians já vem de muito tempo. A prova disso é que a equipe alvinegra não conseguiu passar para além da 10ª posição da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Mas apesar do péssimo desempenho e da pressão para uma mudança de chave necessária, Mano Menezes disse que a possibilidade de uma queda para Série B do Brasileirão não é pauta dentro do elenco, nem do clube, mas é que claramente é preciso melhorar:
– Não se falou sobre isso com os jogadores, porque não é questão nossa. Quem fala mais em rebaixamento é quem está no Z4, e a equipe vem se mantendo fora há um tempo. É obvio que precisamos melhorar o percentual de pontuação. Um ponto a cada seis não é o suficiente, mas às vezes também não é o pior, pois pode dar consistência para buscar mais.
Jogo com o Flamengo foi reestreia de Mano Menezes na Neo Química Arena
Apesar de ser o terceiro jogo do Corinthians sob o comando de Mano Menezes, é a primeira vez que ele entrou em campo na Neo Química Arena nesta passagem pelo Timão. O primeiro foi contra o São Paulo, com o auxiliar Sidnei Lobo cobrindo o suspenso Mano, e o segundo foi com o Fortaleza, no Castelão, pela Copa Sul-Americana.
Mano era o treinador do time em 2014, quando a Neo Química Arena foi inaugurada. Aliás, o estádio nem tinha esse nome ainda. O jogo da inauguração contra o Figueirense é a única derrota do técnico em Itaquera, que ao todo soma 12 vitórias, seis empates e apenas uma derrota.
O treinador falou sobre como foi voltar ao banco de reservas diante de 40 mil torcedores, além de ressaltar a importância de ter a torcida ao lado do time nessa reta final de temporada:
– A casa do Corinthians sempre foi algo muito forte, para a equipe e para todos. Como sentimento, é muito bom ter o torcedor, como ele torce aqui, no momento de dificuldade se coloca mais ao lado da equipe, aumenta o volume e isso da força, então não é à toa o aproveitamento que temos aqui e temos que parabenizar esse comportamento do torcedor porque é único. Vamos ajustar para aumentar isso, algumas coisas os torcedores devem ter gostado do que viram, do time competindo, e queremos uma identidade torcida-time para superar os adversários que temos pela frente.