Denunciados ao STJD, Duílio, Alessandro e Bruno Méndez podem se despedir do Corinthians sob suspensão
Com renovação travada e caso seja suspenso, partida diante do Grêmio pode ter sido a última de Bruno no Corinthians; Duílio e Alessandro podem deixar clube após eleição
Quase uma semana depois da partida entre Corinthians e Grêmio, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, os acontecimentos em decorrência dos erros da arbitragem do jogo, ganharam novos capítulos, já que a procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) denunciou o presidente Duílio Monteiro Alves, e o gerente de futebol Alessandro Nunes, em decorrência das ações dos dois dirigentes após a não marcação da penalidade sofrida por Matheus Bidu logo no início da partida.
Na ocasião, Alessandro tentou invadir a sala técnica do VAR na Arena do Grêmio, e segundo a súmula da partida, Duílio teria se dirigido a equipe de arbitragem de maneira agressiva e proferindo alguns xingamentos. O pedido de suspensão foi submetido ao presidente José Perdiz de Jesus para avaliação, a decisão deve ser anunciada na próxima semana.
Logo depois do ocorrido, o dirigente assumiu o erro e reconheceu que precisa ser punido diante do ocorrido:
– Indevidamente eu me dirigi até a área do VAR para protestar o absurdo de não ter auxiliado o árbitro de campo. Foi uma vergonha o que ele fez. Estou errado? Sim. Preciso ser penalizado? Sim. Mas precisa ser dito as verdades: o que ele fez foi uma vergonha – afirmou Alessandro na ocasião.
Na semana, Wilson Seneme, presidente da comissão de arbitragem da CBF, reconheceu que a equipe de arbitragem tanto do campo, quanto do VAR, erraram em não marcar a penalidade a favor do Corinthians, deixando claro que todas as análises feitas no lance foram equivocadas.
O STJD não informou sob qual artigo Duílio e Alessandro foram denunciados, mas dependendo da punição, os dois dirigentes podem estar fora do restante da temporada, com isso o atual presidente do Corinthians, terminaria seu mandato suspenso dos trabalhos, isso por que a eleição para presidência do clube, está marcada para o próximo sábado (25), às 09h00, na sede social no Parque São Jorge.
Bruno Méndez também foi denunciado e pode não jogar mais pelo Corinthians
Além de Duílio e Alessandro, quem também deve passar pelo julgamento no STJD é o zagueiro Bruno Méndez, porém o caso dele é mais simples: a denúncia é devido à entrada dura do zagueiro corintiano em Lucas Besozzi. O lance aconteceu logo depois do pênalti sofrido por Bidu. Inicialmente, Bruno recebeu um cartão amarelo, mas acabou expulso após revisão do VAR.
De primeira, o zagueiro ficaria de fora da próxima partida do Corinthians, diante do Bahia, mas com a denúncia ele pode ter a pena ampliada pelo Tribunal. No caso do jogador, o Art. 254-A do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), prevê de a suspensão de quatro a 12 jogos a quem “praticar agressão física durante a partida”.
Caso seja realmente punido, o uruguaio poderá não atuar mais com a camisa do Timão, sendo assim, sua última partida a diante do Grêmio. Isso porque restam quatro rodadas do Campeonato Brasileiro, e com a automática suspensão para o próximo jogo, sobrariam três, número abaixo do que prevê o artigo do CBJD,
Bruno tem contrato com o Corinthians até em 31 de dezembro e as trativas da renovação estão travadas desde julho. E como o clube estava com a situação complicada no campeonato, a diretoria evitou falar sobre possíveis renovações. Com isso, se suspenso, o uruguaio deve se despedir do clube longe dos gramados.



