Brasileirão Série A

Contra adversário do início de arrancada, Vasco tentar dar passo importante contra o rebaixamento

Vitória sobre o Grêmio, no primeiro turno, em São Januário, deu início a campanha de recuperação do Vasco, que ainda briga contra o rebaixamento no Brasileiro

Na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Vasco reencontra, neste domingo (3), o adversário que marcou o início da campanha de recuperação do clube na reta final do primeiro turno. E agora, contra o Grêmio, às 18h30 (horário de Brasília), na Arena, em Porto Alegre, o Cruz-Maltino pode dar um passo importante para confirmar a permanência na Série A. Em partida válida pela 37ª rodada do Brasileirão, o Cruz-Maltino vai tentar se manter fora do Z-4 para chegar na última rodada dependendo apenas das próprias forçar para evitar o rebaixamento.

No começo de agosto, Vasco e Grêmio se enfrentaram na partida que marcou a primeira vitória do técnico Ramón Diaz no comando do time carioca. Além disso, também foi a primeira vez em que o Cruz-Maltino conseguiu vencer em São Januário neste Campeonato Brasileiro – sim, apenas na 18ª rodada. E, a partir dali, as coisas mudaram para o Vasco na competição.

Naquele momento, o Vasco vivia a sua pior fase no Brasileirão. O time era o lanterna da competição, com apenas 9 pontos conquistados em 16 jogos. Além disso, o Cruz-Maltino também passava pela punição sofrida pelo STJD devido à confusão na partida contra o Goiás, em junho, pela 12ª rodada. Por isso, a partida contra o Grêmio, em São Januário, ocorreu com os portões fechados.

Na época, o Grêmio já disputava as primeiras colocações do Campeonato Brasileiro. No entanto, contando com a estreia de Vegetti e com mudanças importantes no time, como Medel atuando pela primeira vez como zagueiro, Robson Bambu improvisado na lateral-direita e Paulinho e Praxedes atuando juntos pela primeira vez como titulares, o Vasco conseguiu um grande resultado ao vencer o Tricolor por 1 a 0, justamente com um gol de Vegetti, na reta final da partida.

Vitória sobre o Grêmio, no primeiro turno, marcou início de arrancada do Vasco no Brasileiro (Foto: Icon sport)

Desde vitória sobre o Grêmio, Vasco tem campanha de G-4

Com a vitória sobre o Grêmio, o Vasco iniciou uma campanha de recuperação no Brasileirão. Ramón Diaz já havia estreado duas rodadas antes e, com pouco tempo de trabalho, foi derrotado por Athletico-PR e Corinthians. Mas, a partida contra o Tricolor virou a chave no Cruz-Maltino.

A partir dali, o Vasco começou uma arrancada que, entre alguns momentos irregulares, fez o time chegar na reta final do Brasileiro fora da zona do rebaixamento e dependendo apenas de si para escapar da Série B, o que parecia impensável naquele começo do Brasileirão. Neste período até aqui, contanto a vitória sobre o Grêmio, que deu início a arrancada, foram 20 jogos, com nove vitórias, seis empates e cinco derrotas, o que representa um aproveitamento de 55% e um total de 33 pontos. Este desempenho faria o Cruz-Maltino disputar vaga no G6 do Brasileirão.

O que o Vasco precisa para escapar do rebaixamento?

Na 16ª colocação, com 42 pontos, o Vasco depende apenas das próprias forças para escapar do rebaixamento. Vencendo as partidas contra o Grêmio, neste domingo (3), e o Red Bull Bragantino, na próxima quarta-feira (6), em São Januário, o Cruz-Maltino chegaria aos 48 pontos e não poderia mais ser alcançado pelo Bahia, 17º colocado e primeiro time dentro do Z-4.

Caso o Vasco tropece em algum dos seus dois jogos, o clube passa a depender os adversários. Se, por exemplo, o Vasco perder para o Grêmio e o Bahia vencer o seu jogo deste domingo, contra o já rebaixado América-MG, no Independência, o Cruz-Maltino vai para a última rodada precisando vencer e secando o Bahia, que recebe o Atlético-MG na última rodada. Além disso, Santos e Cruzeiro também ainda brigam contra o rebaixamento.

Vasco vai ter desfalque importante contra o Grêmio

Um dos destaques daquela vitória sobre o Grêmio, no primeiro turno, o zagueiro e capitão Medel vai desfalcar o Vasco neste domingo. O chileno está com um edema na coxa direita e nem sequer foi relacionado para a partida na Arena do Grêmio. Sem Medel, o técnico Ramón Diaz deve mexer no esquema tático do Vasco.

Com problema na coxa direita, Medel desfalca o Vaco contra o Grêmio (Foto: Icon sport)

De acordo com o “Lance!”, o Vasco deve voltar ao esquema com três zagueiros, utilizado no empate em 0 a 0 com o Athletico-PR, na última semana, também fora de casa. Assim, o Vasco deve entrar em campo com: Léo Jardim; Bambu, Maicon e Leo; Puma, Zé Gabriel, Marlon Gomes, Paulinho e Lucas Piton; Gabriel Pec e Vegetti.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor do Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo