Brasil sofre, mas estreia no Pan com vitória graças a gol salvador de zagueiro do Vasco
Com gol nos últimos minutos, Brasil vence os Estados Unidos em partida que mostra que o caminho para o ouro ainda é longo
O Brasil vive um duradouro jejum de quase 40 anos sem conquistar a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Pan-Americanos. A última vez foi em 1987, em Indianápolis, nos Estados Unidos. E a julgar pela estreia, os garotos de Ramon Menezes sabem bem que o caminho para encerrar o tabu envolverá boas doses de luta. Nesta segunda-feira (23), a seleção brasileira venceu estreou no Pan de Santiago com vitória por 1 a 0 sobre dos Estados Unidos, em Viña del Mar, em duelo válido pela primeira rodada do Grupo B. Miranda, do Vasco, marcou o único gol da partida já aos 41 do segundo tempo.
Primeiro tempo de dar sono
De volta ao futebol nos Jogos Pan-Americanos após ficar fora de Lima em 2019, a Seleção masculina demorou a estrear, de fato, no Pan de Santiago. Ramon Menezes convocou apenas garotos nascidos a partir do ano 2000 e sofreu com problemas e baixas durante a preparação. Tanto, que teve que improvisar o volante Matheus Dias, do Inter, na lateral direita, após o desfalque de Moreira, do São Paulo. E o que se viu foi uma equipe desentrosada e que pareceu sentir o peso da estreia ao longo dos 45 minutos iniciais.
Em campo, os Estados Unidos pouco fizeram, e o Brasil fez ainda menos – se é que isto era possível. O resultado foi uma primeira etapa sonolenta em Viña del Mar, cidade costeira que é uma das sedes do futebol, assim como Valparaíso. No único lance digno de nota, o centroavante norte-americano Ku-DiPietro aproveitou erro do goleiro Mycael na saída de bola e chutou para o gol. Michel evitou o gol na pequena área.
Brasil faz por merecer vitória no segundo tempo
Pode-se até argumentar que o segundo tempo não poderia ser pior do que o primeiro. Mas a verdade é que a seleção brasileira melhorou – e muito – após o intervalo. A equipe se impôs aos Estados Unidos, teve domínio do jogo e, principalmente, volume ofensivo. Antes do gol salvador, foram ao menos dois lances de muito perigo em que o Brasil ou pecou na pontaria, ou obrigou o goleiro rival a operar milagres. Antonio Carrera mostrou que as comparações com Guillermo Ochoa, icônico goleiro do México, não são apenas pelos cabelos esvoaçantes.
O Brasil precisou de duas jogadas de um quase interminável bate e rebate para empilhar chances. A primeira delas foi logo aos 6 minutos. Biro chutou e obrigou Carrera a espalmar para a frente. Igor Jesus pegou o rebote e teve a finalização bloqueada. Foram mais algumas tentativas até o goleiro ficar com a bola. Depois, aos 15, um milagre. Matheus Nascimento aproveitou cobrança de falta e cabeceou da pequena área. Carrera esbanjou reflexo para evitar o gol, e Patryck mandou o rebote na trave.
Foi justamente quando o jogo parecia caminhar para um 0 a 0 que o Brasil marcou… Logo em uma falha de Carrera. E melhor para Miranda, que nada tinha a ver com isso. Após cruzamento de Biro da direita, Matheus Dias desviou no meio da área, e o zagueiro do Vasco apareceu no segundo poste para completar de cabeça e assinar a vitória brasileira na estreia no Pan de Santiago.
Como fica a classificação
Com o resultado, Brasil fica na vice-liderança do Grupo B, com três pontos, devido ao saldo de gols. A líder é a Colômbia, que estreou mais cedo com vitória por 2 a 0 sobre a seleção de Honduras. Ao todo, oito países disputam o futebol nos Jogos Pan-Americanos do Chile.
As seleções sub-23 são divididas em dois grupos com quatro integrantes cada. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam à semifinal, prevista para 1º de novembro. A final e a disputa da medalha de bronze ocorrerão no próximo dia 4. No Grupo A, estão Chile, Uruguai, República Dominicana e México.
Os próximos jogos do Brasil no Pan
- 2ª rodada – Brasil x Colômbia – quinta-feira (26), às 20h (horário de Brasília)
- 3ª rodada – Brasil x Honduras – domingo (29), às 18h (horário de Brasília)