Brasil

Botafogo acusa ex-jogadores de ‘promoverem inverdades’ sobre pagamentos atrasados

Em guerra de versões sobre suposto atraso no pagamento de premiações, o Botafogo disse que ex-jogadores tentam 'garantir ganho pessoal'

O Botafogo parece disposto a aumentar a própria crise em relação a um suposto atraso no pagamento de premiações. Nesta quinta-feira (9), o Glorioso publicou uma nota acusando jogadores que acabaram de sair do clube de “promoverem inverdades na mídia” para tentar algum “ganho pessoal”.

A nota do Botafogo foi publicada em meio a uma guerra de versões em relação ao pagamento das premiações aos jogadores pelos títulos da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, conquistados no fim de 2024.

Enquanto a diretoria do Botafogo entende que ainda está dentro do prazo para efetivar tais pagamentos, alguns jogadores que deixaram o clube seguem insatisfeitos por ainda não terem recebido os valores devidos.

De acordo com o “ge”, o Botafogo teria dado um prazo inicial para o fim de dezembro. Depois, teria adiado o prazo para 7 de janeiro. Até o momento, este pagamento não foi feito.

Em nota, o Botafogo informou que vai efetivar o pagamento das premiações dentro do prazo de até 20 dias úteis após o recebimento. O clube recebeu o prêmio da Libertadores em 20 de dezembro e, no dia 27, a premiação do Brasileiro.

 

Ameaça de ‘greve' no Botafogo

De acordo com o “ge”, um dos líderes do elenco do Botafogo teria entrado em contato com o CEO Thairo Arruda para cobrar o pagamento dos atuais jogadores e dos que já deixaram o clube.

Os atletas desejam que o pagamento seja feito até 13 de janeiro, um dia antes da reapresentação do elenco principal. O grupo teria ameaçado não se apresentar caso o pagamento não seja feito.

Pedido de aumento teria iniciado crise

Ainda de acordo com o Botafogo, um pedido feito por alguns jogadores e recusado pelo clube teria iniciado a atual crise do clube. Em nota, o Glorioso disse “um grupo de jogadores que não está mais no elenco solicitou aumento de 25% da premiação nos últimos dias antes do término da temporada, sem base contratual alguma”.

Sem conceder o aumento, o Botafogo agora diz que “alguns destes mesmos ex-jogadores estão promovendo inverdades na mídia na tentativa de garantir ganho pessoal”. O clube também insinuou que a imprensa estaria sendo usada por estes jogadores.

Confira a nota do Botafogo

Quanto às informações veiculadas na imprensa sobre o pagamento das premiações, o Botafogo esclarece os seguintes pontos:

– A CONMEBOL repassou a premiação referente ao título da Libertadores à CBF dia 20/12. Por sua vez, a entidade brasileira encaminhou ao Clube o montante no dia 27/12 – durante período de recesso do staff financeiro e administrativo da SAF.

– O Clube vai realizar o pagamento das premiações acordadas dentro do prazo de até 20 dias úteis após o recebimento, como regem as práticas de mercado.

– É importante ressaltar que um grupo de jogadores que não está mais no elenco solicitou aumento de 25% da premiação nos últimos dias antes do término da temporada, sem base contratual alguma — na tentativa de reconfigurar um acordo há meses estabelecido. A SAF não aceitou, seguindo o que foi previamente acertado entre as partes. Hoje alguns destes mesmos ex-jogadores estão promovendo inverdades na mídia na tentativa de garantir ganho pessoal. Esperamos que a imprensa cumpra o seu papel de contenção e apuração antes de permitir que jornalistas sejam utilizados para tais propósitos. 

– O Botafogo vive um momento esportivo e institucional único em sua história e segue envidando todos os esforços para continuar a trilha pelo seu caminho de vitórias.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo