Brasil

Guilherme Arana teve ano de volta por cima coroado com Seleção e visível evolução no Atlético-MG

Depois de uma lesão que o tirou de campo por nove meses, Arana voltou e foi demonstrando evolução a cada jogo, terminando o ano em alto nível

Depois de sofrer uma grave lesão no fim de 2022, que o tirou de campo por nove meses, perdendo assim a chance de disputar a Copa do Mundo do Catar, o lateral-esquerdo Guilherme Arana conseguiu reunir forças para dar a volta por cima no Atlético-MG em 2023. Ele foi coroado com uma nova convocação para a Seleção Brasileira, e encerrou o ano claramente muito melhor do que quando retornou, mostrando clara evolução para retornar ao seu auge.

Guilherme Arana sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo no dia 7 de setembro de 2022, em jogo contra o Red Bull Bragantino. Quase que exatos nove meses depois, ele entrava em campo novamente, atuando por cerca de 30 minutos na vitória do Atlético contra o Alianza Lima, pela Libertadores. No jogo seguinte, coincidentemente contra o mesmo Braga, no mesmo Mineirão, jogou mais 30 minutos, sendo completamente ovacionado pela torcida atleticana na sua volta em casa.

Dali pra frente, Arana voltou a ser titular do Atlético, e foi assim em todos os jogos em que ele esteve disponível até o fim do ano. A longa recuperação claramente afetou o jogador, com ele mesmo citando isso, afirmando que tinha que parar de “ter medo” de fazer alguns movimentos devido a lesão. Aos poucos, foi se recuperando e voltando também ao seu melhor nível. Cada vez melhor, ajudou o Galo na campanha de recuperação do clube no segundo turno do Brasileirão, fazendo parte da melhor defesa da competição e sendo ainda coroado com uma convocação para a Seleção Brasileira.

Na volta da Seleção, seguiu evoluindo ainda mais. Quem acompanhou de perto toda a temporada de Arana (e a Trivela fez isso), conseguiu ver claramente a sua evolução. Do primeiro jogo ao último, uma melhora absurda. O início “mais devagar” era esperado pela gravidade da lesão que ele havia sofrido, mas atingir um altíssimo nível, como foi nessa reta final, era esperado que ocorresse só no próximo ano, com uma pré-temporada feita. O que prova o quão diferente Arana é, a ponto de se recuperar de uma séria lesão e voltar a ficar perto do seu melhor nível poucos meses depois, em meio a temporada.

Finalizando a temporada, Arana ainda marcou dois gols nos seus últimos cinco jogos. O primeiro deles, na importante vitória por 2 a 1 contra o Goiás, foi icônico. Isso porque ele tocou na bola justamente com o joelho que o tirou de campo por nove meses. O segundo, mostrando que estava realmente de volta e próximo ao seu auge, foi uma pintura que abriu o passeio do Galo contra o Grêmio.

Além da evolução, grandes atuações e gols, Guilherme Arana passou a ser também um dos capitães do Atlético. Depois que Hulk abriu mão da faixa, ele foi um dos escolhidos para herdá-la. Hoje, Battaglia é o primeiro na fila, mas o lateral vem logo na sequência. Por fim, ainda renovou seu contrato com o Galo até 2027, mostrando sua gratidão pelo clube ter acreditado nele e ajudado a retomar seu gosto pelo futebol.

– Fim da temporada de 2023 com um sentimento de dever cumprido. Seis meses em tratamento, seis meses de volta aos campos, e retornar em alto nível era a meta para esse ano — postou Arana em suas redes sociais após o último jogo do ano.

Guilherme Arana no Brasileirão – dados SofaScore

  • 28 jogos
  • 2 gols
  • 24 passes decisivos
  • 84% de passes certos – 74% de acerto no terço final (ataque)
  • 16% de cruzamentos certos
  • 43% de dribles certos
  • 115 bolas recuperadas
  • 53 cortes
  • 42 desarmes
  • 30 interceptações
  • 0 erros capitais
  • 54% das disputas de bola vencidas
  • 72,5 ações com a bola por jogo
Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo