Com show de Hulk, Atlético-MG (finalmente) aproveita rodada, vence o Goiás e se reaproxima do G4
Com gol, assistência, arrancadas e dribles que levantaram a torcida, Hulk foi o cara do Atlético na importante vitória contra o Goiás
Depois de desperdiçar algumas rodadas em que tudo deu certo para ele, o Atlético-MG venceu o Goiás por 2 a 1 na Arena MRV e finalmente aproveitou uma rodada perfeita para se reaproximar do G4, se distanciar mais do primeiro fora do G6 e, por que não, se mostrar vivo na briga pelo título do Campeonato Brasileiro.
O grande nome do Atlético na partida foi o atacante Hulk. De fora do último jogo após uma expulsão por revolta com a arbitragem, o camisa 7 demonstrou muita fome e foi o cara do jogo. Ele foi o jogador mais incisivo do jogo, sofrendo pênalti, fazendo gol, dando assistência e um show em arrancadas e dribles. Quando o Galo ficou com um menos após expulsão de Igor Rabello e Felipão tirou Paulinho para repor, Hulk cresceu mais ainda e fez de praticamente todos os ataques um lance de perigo ou de vibração da torcida.
Com a vitória, o Atlético chega aos 57 pontos, ultrapassa o Flamengo (que tem um jogo a menos), chegando ao 5° lugar e colando em Grêmio e Red Bull Bragantino, que tem 59 cada. A distância para o líder, que agora é o Palmeiras – único do G6 além do Galo que venceu -, é de apenas cinco pontos.
Primeiro tempo morno… até Hulk aparecer
O primeiro tempo na Arena MRV foi quente, mas só fora de campo. Com mais de 30° no termômetro, o árbitro teve que acionar a parada para hidratação por volta dos 30 minutos da etapa inicial. Até essa pausa, nada demais havia acontecido no jogo, que teve os dois times sem conseguir levar perigo ao gol adversário. Após a pausa, levou um tempo ainda para haver uma chance real de gol.
Aos 37 minutos, Paulinho fez o facão ao infiltrar na defesa e Hulk achou o artilheiro da Arena na área, que bateu para boa defesa de Tadeu. Pouco mais de um minuto depois, Hulk invadiu a área e recebeu um chute ao tentar driblar, sofrendo assim o pênalti. Na cobrança, Tadeu até acertou o lado, mas o camisa 7 mandou no cantinho, sem chances para o goleiro do time goiano.
🔥🤩 O gol do brabo inaugurou o placar na @ArenaMRV!
Comemora, ídolo! ⚽️#GaloPaixãoNacional pic.twitter.com/oVdTrPYk7s
— Atlético (@Atletico) November 12, 2023
400x Hulk
O gol de Hulk que abriu o placar foi o de número 400 dele em jogos oficiais na carreira. São 766 jogos ao todo, o que dá uma média de pouco mais de 0,5 gols por partida, ou seja, ele balança as redes uma vez a cada dois jogos que realiza.
No Atlético, Hulk chegou ao gol de número 93, subindo no ranking dos maiores artilheiros da história do clube. O atacante agora é o 21° no ranking, empatado com Lero, meia da década de 1940/50. A próxima “vítima” é Paulo Isidoro, que tem 98 gols na conta. O gol contra o Goiás ainda recolocou o camisa 7 no topo da artilharia do Galo no ano, tendo chegado a 28 em 2023, mesmo número de Paulinho.
Zagueiro expulso e jogo complicado… mas Hulk aparece de novo
Para o segundo tempo, o jogo voltou normal, sem muitas ações de destaque. Isso até os 10 minutos, quando Igor Rabello calculou mal um recuou, perdeu a bola para Mateus Babi e teve que derrubar o atacante do Goiás na entrada da área, quando ele já estava cara a cara com Matheus Mendes. Pelo lance de perigo de gol e por ser o último homem, o zagueiro atleticano foi expulso. Para consertar a defesa, Felipão decidiu colocar Jemerson e tirar Paulinho. No entanto, o treinador ouviu vaias e gritos de “burro” por parte da torcida.
Felipão MUITO vaiado e ouvindo gritos de “burro” ao tirar Paulinho para colocar Jemerson para repor a zaga após expulsão de Igor Rabello. pic.twitter.com/fqiVsc0gmM
— Alecsander Heinrick (@alecshms) November 12, 2023
Apesar de ter um a menos, quem levou perigo primeiro após a expulsão foi o Atlético, quando Hulk recuperou bola no meio campo e partiu sozinho contra três defensores. Ele chegou na entrada da área e soltou o pé, mas a bola foi para fora. E o Galo conseguiu se segurar na defesa e sair nos contra-ataques. Foi assim, inclusive, que saiu o segundo gol.
Aos 25 minutos, Igor Gomes foi lançado na direita. Sozinho, ele inverteu o jogo para Arana, que dominou, tabelou com Hulk e cotou com a indecisão entre os defensores do Goiás para chegar antes de Tadeu na bola e bater de cobertura, marcando um belo gol, que serviu também para tirar a tensão do jogo e da torcida.
O Atlético ainda conseguiu chegar mais uma vez com grande perigo. Aos 29, Hulk partiu em contra-ataque e acionou Igor Gomes, que devolveu com um cruzamento por cima da defesa. Buscando o lúdico, o camisa 7 tentou emendar um vôlei, mas acabou mandando a bola para fora.
O Goiás ainda conseguiu diminuir o placar após grande jogada de João Magno, que parou em bela defesa de Matheus Mendes, que não conseguiu evitar o chute de Dodô o rebote. O gol Esmeraldino levou ao para o campo e para as arquibancadas, com a torcida claramente sentindo o baque. Aos 48, Mendes socou uma bola para fora da área e teve que contar com Mauricio Lemos tirando uma bola em cima da linha após se encoberto. A tensão tomou conta total do jogo, no entanto, não foi o suficiente para o time goiano empatar e o Galo saiu com os três pontos.
O problema dos zagueiros do Atlético
Expulso, Igor Rabello foi titular pela primeira vez após uma lesão que sofreu. Ele entrou na vaga de Jemerson, que não faz boa temporada e, depois de marcar o gol contra que deu a vitória para o Cruzeiro no primeiro clássico da Arena MRV, passou a ser perseguido pela torcida. No entanto, Rabello não conseguiu aproveitar a chance e falhou assim como seu companheiro de defesa, com a diferença que ele foi expulso.