Copa da Ásia

A Austrália quebrou um tabu de mais de década e a China só empatou no 2º dia de Copa da Ásia

Na abertura da competição, o Catar bateu a seleção do Líbano pelo placar de 2 x 0

Neste sábado (13), mais três jogos movimentaram a primeira rodada dos Grupos A e B da Copa da Ásia, destaque para a Austrália, que após 13 anos, voltou a enfrentar a seleção da Índia em um jogo oficial pela competição. Os Socceroos bateram os indianos pelo placar de 2 x 0 com gols marcados por Jackson Irvine, jogador do St Pauli, que disputa a 2.Bundesliga e Jordan Bos, que defende o KVC Westerlo da Bélgica. Com o resultado, o time australiano assumiu a ponta do Grupo B.

O segundo dia de jogos da Copa da Ásia teve a estreia da China e o complemento do Grupo A. Diante do Tajiquistão, as duas seleções criaram bastante, mas ficaram no 0 x 0, o que foi bom para a seleção do Catar, que em sua estreia, disputada nesta sexta-feira (12), na abertura oficial do torneio, bateu sem dificuldades a seleção do Líbano pelo placar de 3 x 0 e se isolou na liderança da chave com três pontos. Na próxima rodada, os catarianos enfrentam o Tajiquistão, enquanto a China duela diante do Líbano.

Neste domingo (14) teremos mais três jogos, sendo um pelo Grupo D, a tão esperada estreia do Japão, que enfrenta o Vietnã às 8h30 (horário de Brasília) e os dois jogos da primeira rodada do Grupo C, com Emirados Árabes encarando a representação de Hong Kong às 11h30 e um pouco mais tarde, o Irã enfrentando a Palestina, às 14h30.

Resumo dos jogos da Copa da Ásia desta sexta e sábado

Catar 3 x 0 Líbano

Após uma linda festa de abertura, a bola finalmente rolou na Copa da Ásia com o confronto do Catar, dono da casa, diante do Líbano no Estádio Lusail. Jogando um futebol muito envolvente e dominando as ações desde o início do jogo, os anfitriões marcaram o primeiro gol da competição com Afif, após bela triangulação que contou com a participação de Almoez Ali, que protegeu bem a bola para o camisa 11 mandar para o fundo das redes aos 45 minutos da etapa inicial.

No 2º tempo, o time catariano controlou mais as ações e começou a ser um pouco mais ameaçado pelo Líbano, que não tinha o que fazer a não ser sair da sua postura defensiva para buscar o empate. Com mais espaço em campo, o Catar começou a impôr seu melhor futebol e marcou mais um belo gol aos 11 minutos da etapa inicial com Almoez Ali, após linda troca de passes que parou em belo cruzamento de Mohammed Waad e encontrou a cabeça do artilheiro do Al-Duhail.

Akram Afif foi o nome do jogo de abertura da Copa da Ásia e ainda teve tempo de marcar mais um após contra-ataque fulminante do Catar, aproveitando a defesa exposta do Líbano para sacramentar a bela vitória dos donos da casa na abertura da competição.

Austrália 2 x 0 Índia

Após 13 anos, Austrália e Índia se reencontraram em um jogo de abertura de grupo na Copa da Ásia. Em 2011, as duas seleções duelaram na estreia do Grupo C daquela competição, com os australianos goleando pelo placar de 4 x 0, em competição que também foi disputada no Catar. Este ano os Socceroos venceram novamente, mas desta vez por um placar um pouco mais humilde, 2 x 0. Porém, o placar poderia ter sido muito mais elástico, não fosse a falta de pontaria dos australianos, que chutaram nada mais nada menos do que 28 vezes contra a meta indiana.

Após um primeiro tempo sem gols, a Austrália finalmente passou à frente do marcador aos cinco minutos do primeiro tempo. Depois de um cruzamento na área pelo lado direito, o goleiro Sandhu da Índia saiu mal do gol, a bola sobrou limpa para Jackson Irvine, que de perna direita mandou para o fundo do gol vazio para abrir o placar. O segundo gol australiano veio aos 27 minutos da etapa complementar, por intermédio de Jordan Bos, que aproveitou mais uma jogada pela direita e empurrou a bola para o gol vazio após passe rasteiro de Baccus.

China 0 x 0 Tajiquistão

No primeiro placar zerado da Copa da Ásia, China e Tajiquistão fizeram um jogo bem animado, ao contrário do que poderia apontar a crítica. Os goleiros dos dois times foram bem, evitando chances de perigo dos ataques adversários, mas o Tajiquistão foi um pouco melhor na partida, tendo finalizado 20 vezes contra os chineses, que finalizaram apenas a metade das vezes.

O destaque do jogo foi o ponta esquerda do Tajiquistão Ekhson Panszhshanbe, que literalmente infernizou a defesa da China, seja com jogadas em progressão à linha de fundo, ou tentando trazer pelo meio para criar situações de superioridade numérica por dentro. Ao final, a muralha chinesa defendida pelo arqueiro Junling Yan, atleta do Shangai Port, conseguiu impedir os gols do adversário.

Uzbequistão 0 x 0 Síria

No último jogo do dia, o Uzbequistão bem que tentou furar o forte bloqueio da Síria, mas não passou de um empate sem gols na estreia, melhor para a Austrália, que agora lidera o Grupo B com folga. Ahmad Madanieh, goleiro sírio, foi um dos principais responsáveis pelo empate de sua seleção com ao menos duas defesas importantes.

Pelo lado do Uzbequistão, Masharipov foi o jogador que mais chamou a atenção. O camisa número 10 tentou driblar, chegar ao fundo do campo e flutuar na intermediária ofensiva do seu time para conseguir chegar ao gol que poderia dar a vitória, mas parou na forte marcação da Síria e em uma atuação pouco inspirada do atacante Urunov, que embora tivesse brigado bastante com a defesa adversária, não conseguiu balançar as redes quando teve a chance.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo