Copa da Ásia

Catar promove linda festa de abertura e larga na frente na Copa da Ásia ao bater o Líbano por 3 x 0

Afif e Almoez Ali marcam os gols do Catar, que busca o bicampeonato da Copa da Ásia, agora jogando em casa

A Copa da Ásia começou em grande estilo nesta sexta-feira (12). Com direito a uma linda festa de abertura, cheia de luzes, fantasias, muita música e personalidades da cultura árabe, o Catar fez bonito antes, e depois que a bola rolou fez melhor ainda, pois venceu o Líbano por 3 x 0 no jogo de abertura da competição. Afif, duas vezes sendo uma no primeiro tempo e outra nos acréscimos e Almoez Ali, na 2ª etapa, marcaram os gols dos catarianos que largam na frente do Grupo A.

China e Tajiquistão são as duas outras seleções da chave e se enfrentam neste sábado (13), às 11h30 (horário de Brasília). Na próxima rodada, o Líbano, que torce por um empate no outro jogo da 1ª rodada para não se complicar na luta pela classificação à próxima fase, encara os chineses e o bom time do Catar, vai medir forças diante do Tajiquistão.

Catar joga melhor e é premiado com belo gol de Afif no 1º tempo

Logo aos cinco minutos de jogo, os donos da casa fizeram a alegria do torcedor no Estádio Lusail. Almoez Ali foi lançado em profundidade e em posição legal, o atacante do Al-Duhail do Catar ganhou da marcação e na saída do goleiro Mostafa Matar, mandou a bola para o fundo do barbante. Porém, após revisão do VAR, o árbitro Alireza Faghani marcou falta do atacante e anulou o gol.

Quinze minutos mais tarde, o Catar, que tinha muitas dificuldades para criar devido a forte marcação da equipe libanesa, teve uma boa chance pelo alto. Após cobrança de falta, Yusuf Aburisag subiu bonito e cabeceou para o chão, dificultando ao goleiro libanês, que defendeu em dois tempos. O time visitante teve a sua primeira chegada em seguida, com Hassan Maatouk, que escapou em velocidade pela esquerda e chutou forte cruzado para boa defesa do goleiro Barsham.

Fechado em seu campo de defesa, o Líbanop impôs muita dificuldade à seleção do Catar, que precisou de paciência para criar uma boa chance aos 30 minutos. Após boa troca de passes, a bola saiu da esquerda, foi parar na linha fundo do lado oposto e foi cruzada na área, para ótimo cabeceio de Afif, que mandou a bola no travessão e por pouco não abriu o marcador no Estádio Lusail.

Aos 44 minutos, o Catar abriu finalmente o marcador com Afif, após cruzamento que veio pelo lado esquerdo, a bola sobrou para Almoez Ali, que ajeitou para o camisa 11 mandar para o fundo do gol do Líbano. Gol que premiou quem jogou mais e abriu vantagem aos donos da casa ao final do primeiro tempo no Estádio Lusail.

Time da casa controla o 2º tempo e larga bonito na Copa da Ásia

Jogando mais solto na 2ª etapa, o Catar marcou mais um belo gol após nova troca de passes. Com muita paciência, o time rodou a bola por mais de um minuto e após cruzamento da esquerda, Almoez Ali poôde comemorar seu gol ao subir bonito de cabeça e mandar a bola para o fundo do barbante do goleiro Mostafa Matar.

O Catar levou o jogo ao seu melhor estilo, controlando as ações na posse de bola e não permitindo nenhuma possibilidade de reaçaõ ao Líbano, que embora demonstrasse clara llimitação técnica, ficou devendo um pouco, muito pela falta de coragem apresentada em campo. Caso tivesse tido um pouco mais de ousadia para criar, poderia ao menos ter criado mais perigo contra a meta de Barsham, que foi um mero espectador no jogo.

O zagueiro brasileiro João Lucas teve a sua chance de ampliar o marcador aos 33 minutos da etapa final. Após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo feita por Afif, o defensor subiu mais do que a defesa do Líbano e tocou com perigo à direita do gol. Tneich, aos 37 minutos do 2º tempo, assustou o torcedor do Catar e por pouco não conseguiu diminuir o marcador em favor dos libaneses.

Após arremesso de lateral pelo lado direito, a bola sobrou limpa para o meia na entrada da área, mas no momento do chute acabou travado, o lance foi impugnado devido a uma falta de ataque. Sem muita criatividade para criar, o Líbano tentou aproveitar um erro grotesco na saída de bola do Catar para tentar diminuir o marcador no Lusail Stadium. Omar Bugiel aproveitou uma bobeira  de Afif e chutou da entrada da área, a bola passou à direita da meta de Barsham, assustando o goleiro catariano.

Bugiel ainda teve mais uma chance clara de pelo menos diminuir o marcador após receber um cruzamento na medida pela meia esquerda e tocar de cabeça nas mãos do goleiro Barsham. Afif, melhor jogador em campo, decidiu ao seu melhor estilo e marcou o 3º gol do Catar com muita categoria aos 50 minutos.

Após um belo contra-ataque puxado pela esquerda, o camisa 11 recebeu, aproveitou o espaço deixado pela defesa do Líbano e mandou a bola para o fundo do barbante, fechando o placar do jogo em 3 x 0 para os donos da casa, que mostrou bom futebol e justificou o favoritismo à liderança do Grupo A, embora tenha recuado demais no 2º tempo, o que pode ser um problema para o time no restante da competição.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo