Copa da Ásia

Indonésia vence Vietnã e embola grupo do Japão, enquanto Irã se classifica às oitavas da Copa da Ásia

Sexta de Copa da Ásia foi agitada, com Indonésia sofrendo para bater o Vietnã e o Irã avançando ao vencer Hong Kong

Vendo o Japão perder a invencibilidade de 11 jogos com uma derrota para o Iraque, a Indonésia se aproveitou para vencer o Vietnã nesta sexta-feira (19) e embolar tudo no grupo D da Copa da Ásia, que na última rodada terá o confronto entre os Vermelhos e Brancos contra os Samurais. Os iraquianos já estão garantidos na liderança da chave com seis pontos, três a mais da dupla que se enfrenta no fechamento da fase de grupos, enquanto o selecionado vietnamita está zerado, em último.

O 1 a 0 da Indonésia sobre o Vietnã foi duro de ser conquistado. A partida foi animada, com muitas finalizações de ambos, posse de bola superior do lado derrotado e até uma expulsão nos acréscimos.

No primeiro tempo, o time indonésio, treinado pelo sul-coreano Shin Tae-yong, mostrou que não fica desconfortável sem a bola. Com ataques diretos e velozes, incomodou o adversário, chutando mais vezes nos (nove contra quatro) e assim criou o gol, marcado aos 40. Em lançamento da defesa ao ataque, uma dupla nascida na Holanda se destacou. O zagueiro Justin Hubner, do sub-21 do Wolverhampton, viu o atacante Rafael Struick se infiltrando nas costas da defesa vietnamita e mandou uma bola longa perfeita. O camisa 11 partiu para cima da marcação de Thanh Binh Nguyen, que puxou o rival e causou uma penalidade. O capitão Asnawi Mangkualam chamou a responsabilidade e converteu facilmente o pênalti.

O gol de pênalti só coroou a boa atuação da Indonésia na etapa inicial. Antes do tento, o goleiro Filip Nguyen já havia parado tentativas de Struick e Sandy Walsh – nesta, se esticou todo para impedir uma cabeçada quase mortal. Antes do término do primeiro tempo, o atacante que sofreu a penalidade quase marcou em outra chance pelo alto, mas o cabeceio não tomou o rumo das redes.

No entanto, nos 45 minutos finais, o Vietnã merecia melhor sorte porque dominou a bola, finalizou igual ao rival e teve uma grande chance nos pés de Nguyen Tuan Anh, que recebeu cruzamento perfeito de Võ Minh Trong e, na entrada da pequena área, isolou a bola ao tentar bater de primeira. O lance aconteceu ainda antes dos 10 minutos do segundo tempo, momento no qual a pressão era grande. No fim, ainda teve tempo para Lê Thanh Phong ser expulso pelo acúmulo de cartão amarelo, nos acréscimos, que passaram dos 12 e tiveram um grande abafa do time vietnamita. Nos últimos segundos, o goleiro Alireza Beiranvand defendeu uma perigosa cobrança de falta lateral, decretando a vitória da Merah Putih, como é conhecido o selecionado vermelho e branco.

Teve muita comemoração, emoção e choro no estádio Abdullah bin Khalifa após o apito final. A Indonésia não participava da Copa da Ásia desde 2007. Para as Eliminatórias da edição de 2019, foi suspensa pela Fifa pela intervenção do governo local na federação de futebol.

Irã domina Hong Kong e confirma ida às oitavas

Não teve muita disputa entre Irã e Hong Kong, outro confronto de hoje da Copa da Ásia, no estádio Khalifa Internacional. Muito superior tecnicamente, a equipe de Amir Ghalenoei passou 70% do tempo com a bola, chutou quase o dobro do rival (14 x 9) e, no fim, só conseguiu marcar uma vez.

O gol aconteceu aos 24 do primeiro tempo. Milad Mohammadi carregou pela esquerda e viu o movimento de Mehdi Ghayedi para dentro. O atacante recebeu entre as linhas de marcação, invadiu a área e bateu colocado rasteiro, perfeito, direto às redes. Ainda na etapa inicial, o centroavante Shahriar Moghanlou perdeu um gol inacreditável, na pequena área, mandando na trave.

Irã comemora vitória contra Hong Kong (Foto: Copa da Ásia)

O maior perigo da Seleção de Hong Kong contra o Irã nem aconteceu por mérito próprio. O lateral-esquerdo Mohammadi, autor da assistência, pegou de canela na tentativa de afastar o perigo e ia encobrindo o goleiro Alireza Beiranvand, que correu para trás e tirou a bola antes que entrasse.

Com a vitória, o Irã mantém a sina de não perder um jogo da fase de grupos da Copa da Ásia desde a edição de 2000. Na rodada final, já classificado com seis pontos, jogará contra os Emirados Árabes Unidos, que se vencerem vão a sete e ultrapassam o time iraniano. Zerado na lanterna do grupo C, Hong Kong duela com a Palestina, que tem um, e, se houver um vencedor, pode sonhar com a classificação como melhor terceiro.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo