Copa da Ásia

Guia da Copa da Ásia – Grupo A: Catar tenta defender título e China busca recuperar relevância

Confira o guia da Trivela para o Grupo A da Copa da Ásia, com Catar, China, Tajiquistão e Líbano

Após sediar a Copa do Mundo de 2022, o Catar agora recebe as principais forças do continente para a disputa da Copa da Ásia, que reúne 24 equipes lutando pelo título que foi conquistado pelos próprios cataris, pela primeira vez, em 2019, quando o torneio foi realizado nos Emirados Árabes Unidos.

O torneio estava originalmente marcado para 2023, mas a China decidiu rescindir os direitos de sediar a Copa da Ásia por causa das restrições causadas pela Covid-19. Com isso, o Catar venceu a disputa para ser a nova sede. E assim como na Copa do Mundo, o torneio foi alterado para o início do ano seguinte, por causa das altas temperaturas.

Pensando nisso, a Trivela preparou um guia grupo a grupo, onde você pode conhecer um pouco mais de cada uma das 24 seleções que disputarão o torneio.

Aqui está o guia do Grupo A, que conta com Catar, China, Tajiquistão e Líbano.

CATAR

  • Técnico: Tintín Márquez
  • Jogador com mais partidas: Hassan Al-Haydos (176)
  • Artilheiro no elenco: Almoez Ali (50)
  • Campanha nas eliminatórias: Classificado como país-sede
  • Número de participações: 11
  • Melhor participação: Campeão (2019)
  • Como foi em 2019: Campeão ao bater o Japão na final (3×0)

Atual campeão da Copa da Ásia, o Catar tenta limpar a imagem de uma Copa do Mundo ruim em casa para tentar defender o título continental dentro dos mesmos estádios feitos para o Mundial. Desde a Copa, o Catar teve participações ruins na Copa do Golfo e na Copa Ouro, além de insucessos em amistosos. A sorte começou a virar nas Eliminatórias do Mundial de 2026, com goleadas sobre Afeganistão e Índia. Estrela do local Al-Duhail, Almoez Ali é o principal nome da seleção e tem uma média impressionante com a camisa catari: 0,48 gol por jogo. Os nove gols na última edição do torneio fizeram com que Ali fosse o artilheiro (com cinco gols a mais que os próximos) e o MVP. Único jogador a marcar gol pelo Catar na Copa de 2022, o atacante Mohammed Muntari, nascido em Gana e naturalizado, se lesionou e fica fora da disputa. O Catar também contará com um brasileiro recém-integrado ao grupo. O lateral Lucas Mendes, que jogou na base do Coritiba e passou pelo Olympique de Marseille, se naturalizou em 2023 e recebeu sua primeira convocação em novembro.

A convocação do Catar

  • Goleiros: Saad Al Sheeb (Al-Sadd), Meshal Barsham (Al-Sadd), Salah Zakaria (Al-Duhail)
  • Defensores: Al Mahdi Ali Mukhtar (Al-Wakrah), Lucas Mendes (Al-Wakrah), Boualem Khokhi (Al-Sadd), Pedro Miguel (Al-Sadd), Tarek Salman (Al-Sadd), Sultan Al-Brake (Al-Duhail), Homam Ahmed (Al-Gharafa), Bassam Al-Rawi (Al-Rayyan)
  • Meio-campistas: Ahmed Fatehi (Al-Arabi), Jassim Gaber (Al-Sadd), Abdulaziz Hatem (Al-Rayyan), Hassan Al-Haydos (Al-Sadd), Ali Assadala (Al-Sadd), Mohammed Waad (Al-Sadd), Mustafa Meshal (Al-Sadd), Khaled Mohammed (Al-Duhail)
  • Atacantes: Ahmed Al Ganehi (Al-Gharafa), Ahmed Alaaeldin (Al-Gharafa), Akram Afif (Al-Sadd), Yusuf Abdurisag (Al-Sadd), Almoez Ali (Al-Duhail), Ismail Mohammed (Al-Duhail), Khalid Muneer (Al-Wakrah)

Os últimos cinco jogos do Catar

Asia - Copa do Mundo Qualifying 10/09/24

E

North Korea

North Korea

2

Qatar

Qatar

2

Asia - Copa do Mundo Qualifying 05/09/24

D

United Arab Emirates

United Arab Emirates

3

Qatar

Qatar

1

Asia - Copa do Mundo Qualifying 11/06/24

V

India

India

1

Qatar

Qatar

2

Asia - Copa do Mundo Qualifying 06/06/24

E

Afghanistan

Afghanistan

0

Qatar

Qatar

0

Asia - Copa do Mundo Qualifying 26/03/24

V

Kuwait

Kuwait

1

Qatar

Qatar

2

CHINA

  • Técnico: Aleksandar Jankovic
  • Jogador com mais partidas: Zhang Linpeng (101)
  • Artilheiro no elenco: Wu Lei (32)
  • Campanha nas eliminatórias: Segundo lugar no Grupo A da 2ª fase – 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota
  • Número de participações: 13
  • Melhor participação: Vice-campeã (1984 e 2004)
  • Como foi em 2019: Eliminado pelo Irã nas quartas de final (0x3)

Originalmente país-sede, a China chega ao torneio vinda de duas derrotas em amistosos que deveria vencer, contra Omã e Hong Kong. Após passar pelas categorias de base, o sérvio Aleksandar Jankovic assumiu o comando da equipe e ainda não empolgou, a não ser como interino no Campeonato do Leste Asiático em 2022, quando conseguiu um empate por 0 a 0 contra o Japão. A equipe é formada apenas por atletas que jogam no próprio país, com o principal destaque sendo o atacante Wu Lei. Após uma passagem pelo Espanyol, ele voltou para a China e fez 29 gols em 42 jogos na Superliga Chinesa jogando ao lado de Oscar.

A convocação da China

  • Goleiros: Liu Dianzuo (Wuhan Three Towns), Yan Junling, Wang Dalei (Shandong Taishan), Jian Tao (Chengdu Rongcheng)
  • Defensores: Tyas Browning (Shanghai Port), Zhang Linpeng (Shanghai Port), Zhu Chenjie (Shanghai Shenhua), Jiang Shenglong (Shanghai Shenhua), Liu Yang (Shandong Taishan), Li Lei (Beijing Guoan), Wu Shaocong (Genclerbirligi/TUR), Xu Haofeng (Shenzhen)
  • Meio-campistas: Wu Xi (Shanghai Shenhua), Xie Pengfei (Wuhan Three Towns), Liu Binbin (Shandong Taishan), Wang Shangyuan (Henan), Gao Tianyi (Beijing Guoan), Xu Xin (Shanghai Port), Dai Wai Tsun (Shanghai Shenhua), Lin Liangming (Dalian Pro), Wang Qiuming (Tianjin Jinmen Tiger), Chen Pu (Shandong Taishan)
  • Atacantes: Wu Lei (Shanghai Port), Wei Shihao (Wuhan Three Towns), Tan Long (Changchun Yatai), Zhang Yuning (Beijing Guoan)

Os últimos cinco jogos da China

Asia - Copa do Mundo Qualifying 10/09/24

D

Arábia Saudita

Arábia Saudita

2

China PR

China PR

1

Asia - Copa do Mundo Qualifying 05/09/24

D

Japão

Japão

7

China PR

China PR

0

Asia - Copa do Mundo Qualifying 11/06/24

D

República da Coreia

República da Coreia

1

China PR

China PR

0

Asia - Copa do Mundo Qualifying 06/06/24

E

Thailand

Thailand

1

China PR

China PR

1

Asia - Copa do Mundo Qualifying 26/03/24

V

Singapore

Singapore

1

China PR

China PR

4

TAJIQUISTÃO

  • Técnico: Petar Segrt
  • Jogador com mais partidas: Akhtam Nazarov (55)
  • Artilheiro no elenco: Parvizdzhon Umarbayev (9)
  • Campanha nas eliminatórias: Líder do Grupo F da 3ª fase – 2 vitórias e 1 empate
  • Número de participações: 1
  • Melhor participação: Nunca participou
  • Como foi em 2019: Não se classificou

Sob o comando do croata Petar Segrt, que trabalhou em outras seleções do continente, o Tajiquistão vai participar da Copa da Ásia pela primeira vez após apenas seis tentativas e vem de um bom início de Eliminatórias para a Copa de 2026, incluindo uma goleada de 6 a 1 sobre o Paquistão. Segrt colocou a defesa como a área mais importante desde que chegou ao cargo e o trabalho tem dado resultado, sofrendo mais de um gol em apenas uma partida com o croata no comando. O grande destaque da equipe é Parvizdzhon Umarbayev, que joga no CSKA Sofia, da Bulgária, e é o jogador do elenco com mais gols pela seleção, com nove.

A convocação do Tajiquistão

  • Goleiros: Rustam Yatimov (Istiklol), Dalerjon Barotov (Istaravshan), Mukhriddin Khasanov (Istiklol)
  • Defensores: Tabrezi Davlatmir (Istiklol), Kholmurod Nazarov (Ravshan Kulob), Manuchekhr Safarov (Neftchi Fergana/UZB), Vakhdat Khanonov (Persepolis/IRN), Sodikjon Kurbonov (Istiklol), Akhtam Nazarov (Istiklol), Daler Imomnazarov (Eskhata Khujand), Zoir Dzhuraboyev (Neftchi Fergana/UZB)
  • Meio-campistas: Parvizdzhon Umarboev (CSKA Sofia/BUL), Amirbek Juraboev (Kedah Darul Aman/MAL), Alisher Dzhalilov (Istiklol), Mukhammadzhon Rakhimov (Buxoro/UZB), Amadoni Kamolov (Istiklol), Alisher Shukurov (Kuktosh), Ehson Panshanbe (Istiklol), Ruslan Khayloev (Tyumen/RUS), Alidzhoni Ayni (Istiklol), Vaysiddin Safarov (CSKA Pamir Dushanbe)
  • Atacantes: Rustam Soirov (Lokomotiv Tashkent/UZB), Shervoni Mabatshoev (Istiklol), Shakhrom Samiev (Milsami Orhei/MDA), Nuriddin Khamrokulov (Regar-TadAZ Tursunzoda), Muhammadali Azizboev (Khosilot Farkhor)

Os últimos cinco jogos do Tajiquistão

International Match 08/09/24

V

Philippines

Philippines

0 (3)

Tajikistan

Tajikistan

0 (4)

International Match 04/09/24

D

Lebanon

Lebanon

1

Tajikistan

Tajikistan

0

Asia - Copa do Mundo Qualifying 11/06/24

V

Pakistan

Pakistan

0

Tajikistan

Tajikistan

3

Asia - Copa do Mundo Qualifying 06/06/24

D

Jordan

Jordan

3

Tajikistan

Tajikistan

0

Asia - Copa do Mundo Qualifying 26/03/24

E

Arábia Saudita

Arábia Saudita

1

Tajikistan

Tajikistan

1

LÍBANO

  • Técnico: Miodrag Radulovic
  • Jogador com mais partidas: Hassan Maatouk (116)
  • Artilheiro no elenco: Hassan Maatouk (23)
  • Campanha nas eliminatórias: Vice-líder do Grupo H da 2ª fase – 3 vitórias, 1 empates e 2 derrotas
  • Número de participações: 3
  • Melhor participação: Nunca passou da fase de grupos
  • Como foi em 2019: Eliminado na fase de grupos

O Líbano tenta construir momento na competição após finalmente conseguir sua primeira vitória na Copa da Ásia na última edição, uma goleada por 4 a 1 sobre a Coreia do Norte. O técnico Miodrag Radulovic era o comandante daquela equipe e retornou no fim de 2023, após a saída conturbada de Nikola Jurcevic. O croata e a seleção simplesmente anunciaram uma decisão mútua de encerrar o trabalho, mas ninguém explicou os motivos. A equipe libanesa é formada em sua maior parte por atletas que jogam o campeonato local, exceto pelo ataque, onde o time conta com um bom poderio ofensivo. O capitão Hassan Maatouk é o maior artilheiro da história do país, Hilal El-Helwe faz um bom papel como centroavante e existem boas opções para o terceiro lugar do setor, incluindo o ex-MLS Soony Saad e Daniel Kuri, do Atlante.

A convocação do Líbano

Goleiros: Mehdi Khalil (Al-Faisaly/EAU), Mostafa Matar (Al-Ahed), Ali Sabeh (Nejmeh)
Defensores: Maher Sabra (Nejmeh), Nour Mansour (Al-Ahed), Nassar Nassar (Al-Ansar), Hussein Zein (Al-Ahed), Robert Melki (Al-Ansar), Kassem El Zein (Nejmeh), Hassan Samih Chaitou (Safa), Khalil Kamis (Al-Ahed)
Meio-campistas: Yahya El Hindi (Al-Ansar), Mohamad Haidar (Al-Ahed), Mouhammed-Ali Dhaini (Al-Ansar), Jihad Ayoub (PSS Sleman/INA), Walid Shour (Al-Ahed), Ali Tneich (Al-Ansar), Bassel Jradi (Bangkok United/THA), Hassan Srour (Al-Ahed)
Atacantes: Hassan Maatouk (Al-Ansar), Soony Saad (Penang/MAL), Omar Chaaban (AFC Wimbledon/ING), Ali Al Haj (Al-Ahed), Gabriel Bitar (Vancouver FC/CAN), Hilal El-Helwe (Bourj), Daniel Kuri (Atlante/MEX)

Os últimos cinco jogos do Líbano

International Match 08/09/24

D

Malaysia

Malaysia

1

Lebanon

Lebanon

0

International Match 04/09/24

V

Tajikistan

Tajikistan

0

Lebanon

Lebanon

1

Asia - Copa do Mundo Qualifying 11/06/24

V

Bangladesh

Bangladesh

0

Lebanon

Lebanon

4

Asia - Copa do Mundo Qualifying 06/06/24

E

Palestine

Palestine

0

Lebanon

Lebanon

0

Asia - Copa do Mundo Qualifying 26/03/24

D

Austrália

Austrália

5

Lebanon

Lebanon

0

TABELA DE JOGOS

Horário de Brasília

12 de janeiro

  • 13h – Catar x Líbano

13 de janeiro

  • 11h30 – China x Tajiquistão

17 de janeiro

  • 8h30 – Líbano x China
  • 11h30 – Tajiquistão x Catar

22 de janeiro

  • 12h – Catar x China
  • 12h – Tajiquistão x Líbano
Foto de Matheus Rocha

Matheus RochaSubcoordenador de conteúdo

Matheus Rocha é natural de Uberlândia, onde se formou em Jornalismo na Unitri em 2014. Começou a carreira no jornalismo na Trivela antes de passar por ExtraTime e Yahoo, participando da cobertura de três Copas do Mundo e cinco Olimpíadas.
Botão Voltar ao topo