O Catar receberá mais um grande evento, confirmado como sede da Copa da Ásia de 2023
A China desistiu da competição por causa da pandemia e o Catar ganhou a concorrência pela estrutura pronta ao Mundial
O Catar será palco de mais uma grande competição de futebol em 2023. Nesta segunda-feira, a Confederação Asiática de Futebol (AFC) anunciou que os catarianos sediarão a próxima edição da Copa da Ásia. O torneio deveria acontecer na China, mas o país abriu mão de seu direito no último mês de maio, em decorrência do enfrentamento da COVID-19. Durante os últimos meses, a AFC realizou um novo processo para eleger a sede, com a participação de outros quatro países na candidatura. A estrutura pronta dos estádios do Catar facilitou a escolha. A Copa da Ásia acontecerá a princípio entre junho e julho de 2023, mas a tendência é que seja adiada para janeiro de 2024, por conta das temperaturas no Oriente Médio, mais altas no meio do ano.
A China havia sido escolhida como sede da Copa da Ásia em junho de 2019 e o torneio parecia uma boa oportunidade para as pretensões do país em receber uma Copa do Mundo no futuro. Entretanto, a política local de zero tolerância com a COVID-19 colocou o certame em xeque durante os últimos meses. As barreiras sanitárias e as restrições continuam vigentes na China, o que tornaria o cenário nebuloso para a organização da Copa da Ásia em poucos meses. Assim, a comitê organizador preferiu desistir da realização em maio. Outros eventos esportivos já foram cancelados na China, enquanto o Campeonato Chinês adota um protocolo de bolha sanitária para os seus elencos.
Austrália, Indonésia, Coreia do Sul e Catar se prontificaram a receber a Copa da Ásia em 2023. Entretanto, os australianos preferiram desistir da candidatura – o que parecia mais sensato diante da organização da Copa do Mundo Feminina no mesmo período em 2023. Já os indonésios também retiraram sua intenção após a tragédia que matou quase 200 pessoas no estádio em Java Oriental. Entre Coreia do Sul e Catar, a logística já estabelecida pelos catarianos no momento auxiliou a opção. Terão estádios novíssimos e uma estrutura recém usada num evento de porte bem maior.
O Catar já estava classificado para a Copa da Ásia de 2023 e se confirma como cabeça de chave do Grupo A da competição. Os catarianos são os atuais campeões do torneio continental. Os demais participantes também estavam previamente definidos: Japão, Síria, Coreia do Sul, Austrália, Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, China, Iraque, Omã, Vietnã, Líbano, Palestina, Uzbequistão, Tailândia, Índia, Hong Kong, Tadjiquistão, Quirguistão, Bahrein, Malásia, Jordânia e Indonésia.
Anteriormente, o Catar recebeu a Copa da Ásia em 1988 e em 2011. O país também concorria como sede para 2027, mas a escolha atual antecipa o processo. A sede da Copa da Ásia de 2027 será eleita em congresso no próximo mês de fevereiro. Arábia Saudita e Índia, que nunca organizaram a competição, são as únicas candidatas nesta reta final. O Irã retirou sua intenção na última semana, enquanto o Uzbequistão também havia saído do pleito anteriormente.