Copa da Ásia

No Grupo E da Copa da Ásia, Bahrein passa em primeiro e Coreia do Sul sofre em jogo espetacular

Empate por 3 x 3 no confronto entre coreanos e Malásia teve emoção à flor da pele até o último minuto

Quem tem acompanhado as copas continentais neste mês de janeiro tem sido agraciado com jogos de altíssimo nível, seleções de “menor expressão” batendo de frente com grandes potências continentais, mostrando a mais pura essência deste esporte tão apaixonante como o futebol. Na manhã desta quinta-feira, o continente asiático e o mundo da bola parou para acompanhar mais dois jogos que definiram o Grupo E da Copa da Ásia, que definiu o Bahrein na liderança e a Coreia do Sul na segunda colocação.

Os coreanos fizeram um jogo espetacular diante de uma Malásia valente, que até o último minuto de jogo não desistiu, em confronto realizado no Estádio Al Janoub. Yeong Jeong abriu o marcador para os Tigres após cobrança de escanteio, Hanapi empatou de pênalti para os malaios, e Hanapi virou o jogo aos 17′ do segundo tempo. Kang-in Lee marcou um belo gol de falta e Heung-min Son virou aos 49′. Mas no último lance, Romel Morales empatou de novo, fechando aquele que foi o melhor jogo da Copa da Ásia até o momento.

No outro confronto, o surpreendente Bahrein bateu a Jordânia pelo placar de 1 x 0 e mesmo não tendo feito o duelo mais brilhante, acabou sendo eficiente o suficiente para conquistar mais três pontos na chave e fechar o Grupo E na liderança para enfrentar o Japão nas oitavas de final.

Confira o resumo dos jogos da 3ª rodada do Grupo E da Copa da Ásia

Jordânia 0 x 1 Bahrein

Um jogo definido ainda na primeira etapa e sem muitas emoções. A Jordânia poderia ter feito um pouco mais para tentar tomar a liderança, ou mesmo a segunda colocação do Grupo E da Copa da Ásia, mas parou em suas próprias limitações e ainda foi punida com o gol do Bahrein, marcado aos 34 minutos do primeiro tempo por intermédio de Yusuf Helal.

O primeiro tempo do jogo no Estádio Internacional Khalifa teve quatro finalizações pelos lados da Jordânia e somente três do Bahrein, que na chance que teve, conseguiu botar a boa no fundo da rede e controlou o restante da partida para garantir a primeira colocação do grupo.

Na etapa complementar, a Jordânia tentou sair mais, porém, não conseguia furar o bloqueio do Bahrein, que armado em um 4-2-3-1 se fechava em duas linhas de quatro sem a bola e tirava os espaços do time jordânio, que tinha a bola, mas não sabia o que fazer com ela. No fim, o placar de 1 x 0 se manteve e deixou a Jordânia na 3ª colocação do grupo, avançando como um dos melhores terceiros colocados.

Coreia do Sul 3 x 3 Malásia

Apoteótico, emocionante, poético, adjetivos não faltam para o confronto entre coreanos e malaios na manhã desta quinta-feira no Estádio Al Janoub. Dois times que jogaram para frente, sem medo, sem desistir e proporcionaram um espetáculo inesquecível a quem assistiu.

A Coreia do Sul saiu na frente aos 21 minutos do primeiro tempo com Woo-Yeong Jeong após cobrança de escanteio de Kang-in Lee. O meia esquerda do Stuttgart subiu bonito na segunda trave para tocar de cabeça, o goleiro Hazmi ainda tentou tirar a bola, que não chegou a tocar na rede, mas passou da linha, abrindo o marcador.

Foi um primeiro tempo de inteiro domínio do time coreano, que chutou cinco vezes ao gol contra nenhum do time da Malásia. Mas o segundo tempo reservava um jogo muito mais dinâmico e logo aos seis minutos, Faisal Halim aproveitou uma saída de bola errada da defesa dos Tigres para empatar o jogo, 11 minutos depois, a arbitragem anotou pênalti sobre o mesmo Halim após interferência do VAR.

Na cobrança, Aiman Hanapi cobrou com categoria e virou o jogo. O resultado colocava a Coreia do Sul na 3ª colocação do grupo. Foi aí que apareceu a individualidade do elenco coreano. Aos 38 minutos, Kang-in Lee cobrou falta com maestria e o goleiro Hazmi tentou fazer a defesa, mas a bola acabou indo para o gol, a arbitragem considerou o lance como gol contra do arqueiro malaio.

Nos acréscimos, após jogada pela esquerda, Hyun-gyu Oh foi derrubado pela defesa da Malásia e após mais uma revisão do VAR, a arbitragem anotou nova cobrança de pênalti, convertido pelo craque do Tottenham Heung-min Son.

Parecia que tudo se encaminhava para a vitória da Coreia do Sul e um clássico diante dos japoneses nas oitavas. Até que o brasileiro Paulo Josué achou um passe extraordinário para Romel Morales, que mandou bonito no canto esquerdo de Hyeon-woo Jo para empatar o jogo novamente e fechar o confronto em 3 x 3.

 

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo