Copa da Ásia

Iraque coloca a zebra para passear, passa em primeiro e deixa o favorito Japão em segundo do grupo

Iraquianos sofrem diante do Vietnã enquanto os Samurais vencem tranquilos a Indonésia

Pelo Grupo D da Copa da Ásia, o Iraque manteve sua invencibilidade na competição ao vencer o Vietnã pelo placar de 3 x 2, em jogo emocionante, definido no último lance. No outro jogo da chave, o Japão venceu sem dificuldades o time da Indonésia por 3 x 1 e avançou na segunda colocação da chave com seis pontos ganhos. O empate frente aos iraquianos foi o primeiro ponto dos vietnamitas, que apesar dos resultados ruins nas duas primeiras rodadas, mostraram evolução e, até certo ponto, bom futebol na competição.

Somando sete pontos nesta primeira fase, o Iraque surpreendeu, venceu a favorita seleção japonesa na segunda rodada e ficou com a ponta do Grupo D da Copa da Ásia e terá um adversário teoricamente mais fraco nas oitavas de final, ao contrário do Japão, que ainda não mostrou todo o seu potencial na competição e mesmo vencendo o Vietnã e a Indonésia por dois gols de diferença, quando enfrentou um time um pouco mais organizado, como deve ser na sequência do torneio, os Samuais Azuis tiveram dificuldade.

Confira o resumo dos jogos da 3ª rodada do Grupo D da Copa da Ásia

Iraque 3 x 2 Vietnã

O Iraque sofreu diante do Vietnã, que embora não tenha vencido um jogo sequer nesta primeira fase da Copa da Ásia, mostrou evolução, bom futebol e pode surpreender nas próximas edições da competição. Logo aos 18 minutos da primeira etapa do confronto realizado na manhã desta quarta-feira no Estádio Jassim Bin Hamad, Zaid Tahseen teve um gol anulado pelo VAR.

Com dificuldade para infiltrar na forte defesa do Vietnã, o Iraque teve o domínio territorial do jogo no primeiro tempo, mas não conseguia criar grandes chances. Foram apenas cinco finalizações do Iraque, que pecava no último passe e não conseguia chegar. Os vietnamitas tiveram apenas uma chance e foram muito eficientes. Hoang Viet Ahn aproveitou passe de Khang Khuat e abriu o marcador para o Vienã aos 42 minutos.

Nos acréscimos, o jogo mudou de figura quando no mesmo Khang Khuat acabou recebendo o 2º cartão amarelo e foi expulso de campo, deixando o Vietnã com um jogador a menos. Se o jogo não teve tanta emoção na primeira etapa, no segundo período, o confronto teve outra dinâmica. Logo aos dois minutos, Rebin Sulaka empatou o jogo para o Iraque. A pressão dos iraquianos continuou e aos 28, Ibrahim Bayesh foi para as redes, virando o confronto.

Aymen Hussein teve a chance de marcar o terceiro e virar o jogo após pênalti marcado com a ajuda do VAR, mas na cobrança, o atacante do Al-Jawiya acabou perdendo a chance. Como quem não faz toma, nos acréscimos, Quang Hai empatou o jogo e deixou o encontro dramático, porém na última bola do jogo, Aymen Hussein se redimiu do pênalti perdido e marcou o terceiro gol do Iraque, que sacramentou a vitória e os 100% de aproveitamento dos iraquianos.

Japão 3 x 1 Indonésia

Japão e Indonésia se enfrentaram disputando a 2ª posição do Grupo D. Favorito, o time japonês dominou as ações desde o começo da partida, porém, demonstrou novamente os mesmos problemas de falta de contundência e profundidade dos dois primeiros jogos. Dependendo demais de Doan para armar o jogo, quando o camisa dez aparecia, os Samurais conseguiam agredir o time indonésio.

Logo aos seis minutos, Ueda sofreu pênalti e na cobrança, o atacante do Feyenoord cobrou com muita categoria e abriu o placar no Estádio Al-Thumama. O Japão seguiu criando e não deu nenhuma chance ao time da Indonésia no primeiro tempo, foram sete finalizações do time japonês contra nenhuma da Indonésia com 76% de posse de bola, mas o gol que é bom, nada.

No segundo tempo, o domínio japonês continuou, a diferença é que o time conseguiu marcar mais dois gols, um com Ueda, em mais uma bela jogada de Doan pela esquerda e depois teve uma ajudinha de Justin Hubner, que marcou contra, aumentando a vantagem dos Samurais para 3 x 0. Nos acréscimos, Sandy Walsh marcou o gol de honra do time da Indonésia que fechou sua participação na primeira fase na 3ª colocação do Grupo D.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo