Iraque coloca a zebra para passear, passa em primeiro e deixa o favorito Japão em segundo do grupo
Iraquianos sofrem diante do Vietnã enquanto os Samurais vencem tranquilos a Indonésia
Pelo Grupo D da Copa da Ásia, o Iraque manteve sua invencibilidade na competição ao vencer o Vietnã pelo placar de 3 x 2, em jogo emocionante, definido no último lance. No outro jogo da chave, o Japão venceu sem dificuldades o time da Indonésia por 3 x 1 e avançou na segunda colocação da chave com seis pontos ganhos. O empate frente aos iraquianos foi o primeiro ponto dos vietnamitas, que apesar dos resultados ruins nas duas primeiras rodadas, mostraram evolução e, até certo ponto, bom futebol na competição.
Somando sete pontos nesta primeira fase, o Iraque surpreendeu, venceu a favorita seleção japonesa na segunda rodada e ficou com a ponta do Grupo D da Copa da Ásia e terá um adversário teoricamente mais fraco nas oitavas de final, ao contrário do Japão, que ainda não mostrou todo o seu potencial na competição e mesmo vencendo o Vietnã e a Indonésia por dois gols de diferença, quando enfrentou um time um pouco mais organizado, como deve ser na sequência do torneio, os Samuais Azuis tiveram dificuldade.
Confira o resumo dos jogos da 3ª rodada do Grupo D da Copa da Ásia
Iraque 3 x 2 Vietnã
O Iraque sofreu diante do Vietnã, que embora não tenha vencido um jogo sequer nesta primeira fase da Copa da Ásia, mostrou evolução, bom futebol e pode surpreender nas próximas edições da competição. Logo aos 18 minutos da primeira etapa do confronto realizado na manhã desta quarta-feira no Estádio Jassim Bin Hamad, Zaid Tahseen teve um gol anulado pelo VAR.
Com dificuldade para infiltrar na forte defesa do Vietnã, o Iraque teve o domínio territorial do jogo no primeiro tempo, mas não conseguia criar grandes chances. Foram apenas cinco finalizações do Iraque, que pecava no último passe e não conseguia chegar. Os vietnamitas tiveram apenas uma chance e foram muito eficientes. Hoang Viet Ahn aproveitou passe de Khang Khuat e abriu o marcador para o Vienã aos 42 minutos.
Nos acréscimos, o jogo mudou de figura quando no mesmo Khang Khuat acabou recebendo o 2º cartão amarelo e foi expulso de campo, deixando o Vietnã com um jogador a menos. Se o jogo não teve tanta emoção na primeira etapa, no segundo período, o confronto teve outra dinâmica. Logo aos dois minutos, Rebin Sulaka empatou o jogo para o Iraque. A pressão dos iraquianos continuou e aos 28, Ibrahim Bayesh foi para as redes, virando o confronto.
Aymen Hussein teve a chance de marcar o terceiro e virar o jogo após pênalti marcado com a ajuda do VAR, mas na cobrança, o atacante do Al-Jawiya acabou perdendo a chance. Como quem não faz toma, nos acréscimos, Quang Hai empatou o jogo e deixou o encontro dramático, porém na última bola do jogo, Aymen Hussein se redimiu do pênalti perdido e marcou o terceiro gol do Iraque, que sacramentou a vitória e os 100% de aproveitamento dos iraquianos.
Japão 3 x 1 Indonésia
Japão e Indonésia se enfrentaram disputando a 2ª posição do Grupo D. Favorito, o time japonês dominou as ações desde o começo da partida, porém, demonstrou novamente os mesmos problemas de falta de contundência e profundidade dos dois primeiros jogos. Dependendo demais de Doan para armar o jogo, quando o camisa dez aparecia, os Samurais conseguiam agredir o time indonésio.
Logo aos seis minutos, Ueda sofreu pênalti e na cobrança, o atacante do Feyenoord cobrou com muita categoria e abriu o placar no Estádio Al-Thumama. O Japão seguiu criando e não deu nenhuma chance ao time da Indonésia no primeiro tempo, foram sete finalizações do time japonês contra nenhuma da Indonésia com 76% de posse de bola, mas o gol que é bom, nada.
No segundo tempo, o domínio japonês continuou, a diferença é que o time conseguiu marcar mais dois gols, um com Ueda, em mais uma bela jogada de Doan pela esquerda e depois teve uma ajudinha de Justin Hubner, que marcou contra, aumentando a vantagem dos Samurais para 3 x 0. Nos acréscimos, Sandy Walsh marcou o gol de honra do time da Indonésia que fechou sua participação na primeira fase na 3ª colocação do Grupo D.