Libertadores

Zubeldía inicia reconstrução e estreia com missão de salvar temporada do São Paulo

Treinador argentino comanda o São Paulo pela primeira vez nesta quinta (25), contra o Barcelona-EQU

Bastaram cinco minutos de uma conversa por videoconferência para Luis Zubeldía dizer “sim” à diretoria do São Paulo. De imediato, o técnico expôs em palavras toda a entrega que ele transformou em atitude assim que assumiu o comando da equipe. Desde o último domingo (21), quando desembarcou em solo brasileiro, o argentino foi a Goiânia para assistir in loco à vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-GO, comandou três treinos e ainda correu para regularizar sua situação trabalhista no Brasil junto às autoridades antes de mais uma viagem, rumo a Guayaquil.

Tudo isso para estar apto a fazer sua estreia no cargo nesta quinta-feira (25), às 21h (horário de Brasília), contra o Barcelona-EQU, no Estádio Monumental de Guayaquil, pela Libertadores. No mesmo solo equatoriano em que fez história pela LDU em 2023, o treinador inicia oficialmente a missão árdua que aceitou tão logo ouviu a proposta do São Paulo. O argentino chega em meio a uma severa turbulência para mudar os rumos da temporada do Tricolor.

E o início de trabalho, aliás, será tortuoso. Enquanto trabalha para colocar suas ideias e ajustar a equipe, Zubeldía terá pela frente uma maratona de cinco jogos no intervalo de apenas 14 dias — média de um a cada 2,8 dias. E acredite: pode ser pior. Das cinco partidas, quatro são fora de casa. E a única no MorumBIS é o clássico com o Palmeiras, pelo Brasileirão.

> Os cinco primeiros jogos de Zubeldía no São Paulo

  • 25/04 — Barcelona-EQU x São Paulo — Libertadores
  • 29/04 — São Paulo x Palmeiras — Brasileirão
  • 02/05 — Águia de Marabá x São Paulo — Copa do Brasil
  • 05/05 — Vitória x São Paulo — Brasileirão
  • 08/05 — Cobresal x São Paulo — Libertadores

Técnico prepara mudanças para a estreia

Quem acompanhou a entrevista coletiva de apresentação do técnico, na última segunda-feira (22), percebeu um Zubeldía muito à vontade para responder pacientemente — e em espanhol — a cada uma das perguntas. O técnico que se disse predestinado a comandar o São Paulo parecia, de fato, em casa no CT da Barra Funda. Tanto, que ele começou a fazer mudanças antes mesmo de orientar sua primeira atividade em campo.

Conforme apurado pela Trivela, a primeira novidade pensada pelo treinador deve ser abolir o sistema com três zagueiros utilizado nos últimos quatro jogos — três deles, sob o comando de Thiago Carpini. Nas primeiras conversas com jogadores e com a comissão técnica permanente do clube, Zubeldía indicou que pretende armar a equipe no 4-3-3, com dois extremas bem abertos para dar amplitude e explorar a velocidade no um contra um em momentos de superioridade numérica. Trata-se de uma marca registrada de seu trabalho vitorioso pela LDU.

— Sem bola, em fase defensiva, é importante ter claro as três alturas do campo. Ter claros os movimentos para que a equipe trabalhe o mais organizado de maneira inteligente e aplicar energia quando tem que aplicar, no setor que tem que aplicar. Com bola, com o tempo, fui aprendendo a fazer ataques não tão verticais, a tratar de dar um pouco de pausa para a equipe trabalhar mais compacta depois de uma sequência de passes. Isso eu fui aprendendo nas distintas ligas em que trabalhei. Tem que saber administrar o tempo. Se a vantagem (numérica) estiver agora (no campo de ataque), temos que ir por ela. Se não, é o caso de esperar e trabalhar a bola — explicou o treinador, sobre o seu estilo de jogo.

A situação do São Paulo no Grupo B da Libertadores

O São Paulo é o vice-líder do Grupo B da Libertadores com três pontos — um a menos que o Talleres, líder da chave com quatro. O Tricolor precisa ao menos de um empate para garantir sua posição entre os classificados para as oitavas de final. Isso, porque o Barcelona-EQU aparece em terceiro com dois pontos somados. O Cobresal é o lanterna, com apenas um ponto.

> Os próximos jogos do São Paulo

  • Barcelona-EQU x São Paulo — Libertadores — quinta-feira, 25 de abril, às 21h (horário de Brasília) — Transmissão: ESPN (TV fechada)
  • São Paulo x Palmeiras — Brasileirão — segunda-feira, 29 de abril, às 20h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura)
  • Águia x São Paulo — Copa do Brasil — quinta-feira, 2 de maio, às 19h30 (horário de Brasília) — Transmissão: Amazon Prime (streaming)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo