Brasil

Zubeldía nem chegou e já se prepara para resistir a sequência pesada no São Paulo

Esperado neste sábado, treinador terá um início com quatro jogos fora de casa e um clássico pela frente

Luis Zubeldía é esperado neste sábado (20) no CT da Barra Funda para assinar contrato com o São Paulo até o final de 2025. De imediato, o argentino buscado pelo clube para substituir Thiago Carpini será apenas espectador da partida contra o Atlético-GO, no domingo (21), às 18h30 (horário de Brasília), no Estádio Antônio Accioly, pelo Campeonato Brasileiro. Mas a partir daí, o treinador mal terá tempo na capital paulista para começar a implementar as suas ideias.

Não bastasse assumir uma equipe que vive um momento de crise severa na temporada, o técnico iniciará seu trabalho em meio a uma maratona de cinco jogos no intervalo de apenas 14 dias — média de um a cada 2,8 dias. E acredite: pode ser pior. Das cinco partidas, quatro são fora de casa. E a única no MorumBIS é o clássico com o Palmeiras, pelo Brasileirão.

O São Paulo, aliás, vive uma sequência ainda maior de compromissos como visitante. A série começou na última quarta-feira (17), com a derrota por 2 a 1 para o Flamengo, no Maracanã, que custou o cargo de Thiago Carpini. Neste domingo, será a vez do auxiliar Milton Cruz comandar a equipe em Goiânia contra o Atlético-GO.

> Os cinco primeiros jogos de Zubeldía no São Paulo

  • 25/04 — Barcelona-EQU x São Paulo — Libertadores
  • 29/04 — São Paulo x Palmeiras — Brasileirão
  • Águia de Marabá x São Paulo — Copa do Brasil (sem data confirmada)
  • 05/05 — Vitória x São Paulo — Brasileirão
  • 08/05 — Cobresal x São Paulo — Libertadores

Se serve de consolo ao treinador, a máxima de que depois da tempestade vem a bonança é verdadeira para o São Paulo. Passados os muitos compromissos como visitante, a equipe terá uma sequência de quatro partidas consecutivas no MorumBIS. Será em meio a uma série de seis jogos, dos quais cinco serão como mandante, mas com muitos duelos decisivos.

Além de enfrentar o Fluminense e o Cruzeiro pelo Brasileirão, o Tricolor terá pela frente Barcelona-EQU e Talleres nas últimas rodadas do Grupo B da Libertadores e o Águia no jogo da volta da terceira fase da Copa do Brasil. A única partida fora de casa será contra o Inter, pelo Campeonato Brasileiro.

> Depois, a lógica muda: muitos jogos em casa

  • 13/05 — São Paulo x Fluminense — Brasileirão
  • 16/05 — São Paulo x Barcelona-EQU — Libertadores
  • São Paulo x Cruzeiro — Brasileirão (sem data definida)
  • São Paulo x Águia — Copa do Brasil (sem data definida)
  • Inter x São Paulo — Brasileirão (sem data definida)
  • 29/05 — São Paulo x Talleres — Libertadores

O acerto do São Paulo com Luis Zubeldía

O São Paulo levou menos de 24 horas desde a saída de Carpini para chegar a um acordo com Zubeldía. E isso, porque a diretoria iniciou a busca por um substituto muito ainda antes da demissão do antigo treinador. O clube conversou com outros técnicos no processo de entrevistas para definir a contratação. Mas bastou uma conversa com o argentino para costurar o acerto.

A diretoria do São Paulo se reuniu por videoconferência com Zubeldía na noite da quinta-feira (18) e gostou muito do que ouviu. Na reunião, o acordo foi alinhado até o final de 2025. Agora, restam apenas trâmites burocráticos e a assinatura de contrato.

Zubeldía já foi algoz do São Paulo

O argentino desembarca no Brasil com status de algoz do São Paulo. E em mais de uma oportunidade. Apesar de ser jovem, com apenas 43 anos, Zubeldía já tem 16 anos de carreira. Comandou seu primeiro trabalho aos 27 anos. E neste meio-tempo, eliminou o Tricolor duas vezes em disputas na Copa Sul-Americana.

A primeira delas foi em 2020, pelo Lanús, da Argentina. As duas equipes se cruzaram na segunda fase da competição, e os argentinos saíram com uma classificação épica no MorumBIS. Após vencer o jogo de ida por 3 a 2 em La Fortaleza, os hermanos arrancaram uma derrota por 4 a 3 em São Paulo e avançaram pelo critério do gol marcado fora de casa.

A segunda vez é bem mais recente, pela LDU no ano passado. A equipe equatoriana eliminou o Tricolor nas quartas de final da Copa Sul-Americana, com uma vitória nos pênaltis no MorumBIS — James Rodríguez, inclusive, desperdiçou sua cobrança. O time avançou até a final e foi campeã ao bater o Fortaleza na grande decisão.

> Os próximos jogos do São Paulo

  • Atlético-GO x São Paulo — Brasileirão — domingo, 21 de abril, às 18h30 (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura)
  • Barcelona-EQU x São Paulo — Libertadores — quinta-feira, 25 de abril, às 21h (horário de Brasília) — Transmissão: ESPN (TV fechada)
  • São Paulo x Palmeiras — Brasileirão — segunda-feira, 29 de abril, às 20h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo