Brasil

São Paulo acerta com técnico campeão da Sul-Americana para substituir Carpini

Tricolor chega a acerto com argentino Luis Zubeldía para assumir a equipe até o fim de 2025

Menos de 24 horas após oficializar a saída de Thiago Carpini, o São Paulo já definiu quem será o substituto no cargo. O Tricolor chegou a um acerto com o argentino Luis Zubeldía para assumir a equipe com contrato até o final de 2025. O treinador estava livre no mercado após deixar a LDU como atual campeão equatoriano e da Copa Sul-Americana.

Conforme apurado pela Trivela, o treinador é esperado para desembarcar na capital paulista entre esta sexta-feira (19) e o sábado (20), quando deve se apresentar no CT da Barra Funda para assinar seu contrato. Mas o auxiliar Milton Cruz deve ser o responsável por comandar a equipe contra o Atlético-GO neste domingo (21), às 18h30 (horário de Brasília), no Antônio Accioly.

A diretoria do São Paulo se reuniu por videoconferência com Zubeldía na noite da quinta-feira (18) e gostou muito do que ouviu. Na reunião, o acordo foi alinhado. Mas a verdade é que a diretoria já buscava um substituto para o cargo há alguns dias, antes mesmo da demissão de Carpini. O clube fez uma série de sondagens e consultas a treinadores antes de bater o martelo sobre Zubeldía.

São Paulo priorizou busca por técnico estrangeiro

A preferência sempre foi por um técnico estrangeiro. E há um motivo para isso. O consenso interno era de que o mercado nacional não apresenta boas opções que estejam disponíveis para assumir o cargo neste momento, Além disso, o entendimento é de que hoje não existe um nome de unanimidade no mercado nacional e que seja capaz de chegar e acalmar os ânimos — o nome de Felipão, por exemplo, esteve em pauta, mas não convenceu.

Antes de fechar com Zubeldía, a diretoria conversou com outros profissionais no mercado.  São os casos do português Carlos Carvalhal, hoje no comando do Olympiacos, e o espanhol Domènec Torrent, ex-Flamengo. Outro nome que foi especulado logo após a derrota para o Flamengo é o de Rafael Benítez, técnico campeão da Champions League pelo Liverpool e com passagens por Real MadridChelsea. Mas a Trivela consultou uma fonte da diretoria que garantiu que o nome do espanhol não foi falado “nem de brincadeira”.

Alvo antigo, Zubeldía já foi algoz do São Paulo

O interesse do São Paulo em Zubeldía não vem de hoje. O treinador esteve na lista de treinadores entrevistados pela diretoria antes da contratação de Thiago Carpini, no início do ano. À época, o coordenador técnico Muricy Ramalho chegou a dizer que o técnico tinha “muita pose”, por não ter aceitado fazer uma entrevista com a diretoria antes de ouvir uma proposta, até por estar empregado na LDU.

— Esse não entrevistamos, ele marcou, depois não queria conversar, foi muito rápido. Muita pose, pode ser daqui dois dias, daqui três dias, e a gente louco no mercado para trazer um treinador…Você vai desculpar, aqui é São Paulo, meu filho. Não, “vou conversar com você amanhã”. Mas pelo menos conversar, não é aceitar ou não, a gente queria saber como o cara é. “Hoje não vai dar, amanhã não vai dar”. E a gente louco no mercado. Ele todo dia isso — disse Muricy, em entrevista à CNN.

Desta vez, porém, Zubeldía aceitou seguir os trâmites do clube. O treinador estava livre no mercado e topou passar pelo processo de entrevista antes de ouvir a proposta. Como de fato ocorreu.

O argentino, inclusive, já foi algoz do São Paulo pela LDU no ano passado. A equipe equatoriana eliminou o Tricolor nas quartas de final da Copa Sul-Americana, com uma vitória nos pênaltis no MorumBIS — James Rodríguez, inclusive, desperdiçou sua cobrança. A Liga de Quito avançou até a final e foi campeã ao bater o Fortaleza na grande decisão.

> Os próximos jogos do São Paulo

  • Atlético-GO x São Paulo — Brasileirão — domingo, 21 de abril, às 18h30 (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura)
  • Barcelona-EQU x São Paulo — Libertadores — quinta-feira, 25 de abril, às 21h (horário de Brasília) — Transmissão: ESPN (TV fechada)
  • São Paulo x Palmeiras — Brasileirão — segunda-feira, 29 de abril, às 20h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo