Libertadores

Único 100%, Atlético-MG pode garantir liderança geral da Libertadores contra o Peñarol

Imbatível na competição e sob o comando de Gabriel Milito, Atlético encara o Peñarol na tentativa de garantir a liderança geral da Libertadores

Com quatro vitórias nos quatro primeiros jogos e a vaga nas oitavas garantida, o Atlético é o único time 100% na fase de grupos da Libertadores. Nesta terça-feira (14), o Galo entra em campo às 19h para encarar o Peñarol, no Uruguai. Em caso de uma nova vitória, o time de Gabriel Milito poderá garantir a liderança geral do torneio, ou pelo menos deixá-la bem encaminhada.

Nenhum outro time soma 12 dos 12 pontos possíveis na Libertadores, só o Atlético. Com mais uma vitória nesta terça, o Galo chegaria a 15, o que deixaria ele, no mínimo, bem encaminhado para ser o líder geral da fase de grupos. Mas o Alvinegro pode até sonhar em cravar esse primeiro lugar já nesta rodada, para isso, vai precisar de uma combinação de resultados.

Palmeiras, River Plate, Talleres e Bolívar possuem 10 pontos cada, podendo ainda alcançar ou ultrapassar o Atlético. Ou seja, eles precisam tropeçar na rodada, mesmo que seja um empate, para o Galo garantir sua liderança geral. O time de Abel Ferreira joga em casa contra o Independiente del Valle, já os argentinos encaram Cobresal e Libertad, respectivamente, também como mandantes. O Bolívar é o único que joga fora, visitando o Flamengo, que nem sonha em perder pontos no Maracanã.

Mas, mesmo que o Atlético e esses times (ou pelo menos um deles) também conquistem três pontos, o time de Gabriel Milito terá a liderança geral bem encaminhada. Isso porque o Galo encara, na última rodada, o Caracas, na Arena MRV. Os venezuelanos são um dos times mais fracos dessa Libertadores, e levaram uma goleada de 4 a 1 dos atleticanos na Venezuela. Dessa forma, apesar de não ser impossível, é inimaginável que o Alvinegro perca pontos no fechamento da fase de grupos.

A liderança geral na fase de grupos é importante por dar o direito de decidir todos os mata-matas, com exceção da final, como mandante. Ou seja, o Galo faria os segundos jogos das fases na Arena MRV. A grande decisão já está definida para acontecer em Buenos Aires, na Argentina, mas o estádio ainda não está certo. Quem lidera a corrida é o Monumental, do River Plate.

Repetindo o filme de 2013?

A torcida do Atlético tem encontrado várias coincidências entre alguns acontecimentos de 2013, ano em que o clube conquistou a Libertadores, com 2024. Caso o Galo avance para as oitavas como líder geral, será mais uma semelhança para a conta, já que há 11 anos o time liderado por Ronaldinho Gaúcho foi o melhor da fase de grupos.

Naquela ocasião, o Atlético venceu os cinco primeiros jogos, mas perdeu o último, para o São Paulo.

Atlético teve descanso e incentivo da torcida

O Atlético “pulou” de um jogo da Libertadores o outro nesta semana. Na última terça (7), o Galo venceu o Rosario Central, na Argentina, por 1 a 0, o que o confirmou como o primeiro classificado para as oitavas. O time de Milito voltaria a campo no sábado (11), para encarar o Grêmio, na Arena MRV, mas o jogo foi adiado por conta dos desastres causados pela chuva no Rio Grande do Sul.

Diante disso, o Atlético teve dois dias de folga após o jogo na Argentina e apenas treinou desde sexta. O Galo, no entanto, teve sim o apoio do seu torcedor nesse período, já que realizou um treino aberto na Arena MRV para arrecadar doações e verba para o Rio Grande do Sul.

— Temos que tentar ajudar de alguma forma eles se reerguerem, terem as casas de volta, uma boa alimentação e higiene. É importante não só para eles, mas para todo o nosso país. Hoje foi um evento muito marcante para ajudar e também para a gente receber uma energia e um carinho do torcedor — destacou Paulinho.

Para o jogo desta terça, Milito só não tem à disposição os lesionados Rubens e Paulo Vitor. O treinador poderá, então, repetir o time que venceu o Rosario há uma semana.

Ligados pelo lendário Mazurkiewicz, Atlético e Peñarol não tem muitos encontros na história, e essa será apenas a segunda vez (oficial) que se enfrentam no Uruguai. A primeira foi em 2000, pela Copa Mercosul, e terminou empatada por 2 a 2. É também a primeira vez do Alvinegro no Campeón del Siglo, imponente novo estádio dos Aurinegros, inaugurado em 2016.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo