Entenda a mudança na defesa do Internacional para enfrentar o Fluminense na Libertadores
Com o retorno de Vitão, Hugo Mallo deve ser o lateral-direito do Internacional no jogo de ida contra o Fluminense, pela semifinal da Libertadores

O Internacional deverá ter uma mudança em sua linha de defesa para o jogo de ida da semifinal da Libertadores, nesta quarta-feira (27), às 21h30, contra o Fluminense, no Maracanã. A tendência é que o zagueiro Vitão, recuperado de lesão muscular, volte ao time titular. Entretanto, quem deve sair da equipe não é Hugo Mallo, seu substituto. E sim Fabricio Bustos. Com isso, o espanhol fará a lateral-direita, sua posição de origem.
Planejamento contra o Athletico deu indício
O indício dessa mudança foi dado por Coudet já na última semana, com o planejamento para o jogo contra o Athletico-PR, pelo Campeonato Brasileiro. No treinamento de segunda-feira (18), na parte aberta à imprensa, os titulares, com Hugo Mallo e sem Bustos, não realizaram aquecimento no CT Parque Gigante.
O argentino foi o único jogador de linha considerado titular a iniciar a partida na Ligga Arena, em Curitiba, na última quinta-feira (21). Ele atuou nos 90 minutos da derrota colorada, por 2 a 1, para o Furacão. Por sua vez, pelo limite de estrangeiros, Hugo Mallo sequer viajou. Foi preservado, assim como Vitão e Johnny, que voltam de lesão.
Escolha tem viés tático
A escolha de Coudet por Hugo Mallo ao invés de Bustos na lateral-direita tem viés tático. O espanhol é bem mais defensivo do que o argentino, que inclusive marcou gol na vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, há quase duas semanas.
O Inter se preocupa com o lado esquerdo de ataque do Fluminense, que tem Marcelo e Keno. Em tese, a utilização de Mallo como lateral reforça a marcação nesse setor, que conta com Maurício em linha mais avançada.
Bola aérea defensiva
Outro ponto que pode estar sendo levado em conta pelo treinador colorado é a bola aérea defensiva. Essa vem sendo uma fragilidade do Inter na temporada, que ficou escancarada na recente derrota para o Athletico-PR.
Ainda que não tenha grande estatura (1,73m), Mallo é mais alto do que Bustos (1,67m). Além disso, o espanhol possui ótimo posicionamento, tempo de bola e impulsão, virtudes que o permitiram atuar como zagueiro, e de forma segura, na ausência de Vitão.
No único encontro entre as equipes até aqui na temporada, o Fluminense marcou um gol de bola aérea, na vitória por 2 a 0 sobre o Inter, ainda treinado por Mano Menezes. Em cobrança de escanteio de Marcelo, Martinelli cabeceou para as redes.
Provável escalação
Essa mudança na defesa deve ser a única novidade no Colorado para a decisiva partida no Maracanã. No mais, com todos os titulares à disposição, Coudet mandará a campo o time considerado ideal. A provável escalação, no 4-1-3-2, tem Rochet; Hugo Mallo, Vitão, Mercado e Renê; Johnny; Maurício, Aránguiz e Wanderson; Alan Patrick e Enner Valencia.
Coudet prega ‘jogo inteligente'
Logo depois da derrota para o Athletico-PR, o treinador do Inter foi questionado sobre a postura que sua equipe terá no Rio de Janeiro. Deu a entender que ela não será tão conservadora quanto foi contra o Bolívar, na altitude de La Paz, nas quartas de final. Entretanto, enfatizou a necessidade de fazer um ‘jogo inteligente'.
— Salvo que algo tenha mudado, acho que Maracanã ainda não tem 3.600m de altura. Temos que fazer um jogo inteligente, porque a Liberta é distinta. Todos conhecemos bem. Define-se por detalhes. Temos que trabalhar nisso. Mas não termina quarta. […] Para nós, finalizar em casa sempre é bom. Com nossa torcida, com um plus que temos. Agora temos que ir de visitante, sermos inteligentes e fazermos um grande jogo — projetou Coudet.