Ausência de Vitão preocupa Inter na Libertadores
Zagueiro Vitão sofreu lesão muscular contra o Flamengo e será desfalque do Inter por 3 a 4 semanas

O empate em 0 a 0 com o Flamengo trouxe uma baixa importante para o Internacional antes do decisivo jogo contra o Bolívar. Por conta de dores na coxa direita, o zagueiro Vitão saiu mais cedo de campo no Maracanã. Após exames, o defensor teve lesão confirmada, e para por 3 a 4 semanas.
Com isso, Vitão está fora do jogo de volta das quartas de final da Libertadores, nesta terça-feira (29), às 19h, no Beira-Rio. Caso o Colorado avance, o zagueiro também vira dúvida especialmente para a partida de ida da semifinal, que deve acontecer na última semana de setembro.
Lesão ocorreu mesmo com preservação
Já de olho no confronto de volta com os bolivianos, a comissão técnica colorada optou por preservar os titulares do início do jogo contra o Flamengo. Dos atletas que iniciaram a partida de terça-feira passada (22), em La Paz, apenas o zagueiro Nico Hernández começou novamente no Rio de Janeiro.
Vitão entrou em campo aos 15 minutos do segundo tempo no lugar do lateral-direito Hugo Mallo, que estreou como titular e tinha recebido cartão amarelo. Com a mudança, Igor Gomes foi deslocado para a lateral.
Apenas 24 minutos depois do ingresso, Vitão caiu no gramado sentindo dores na coxa direita. Como o Inter já havia realizado as cinco subsituições, o zagueiro tentou continuar na partida, para não deixar a equipe com um jogador a menos. Porém, teve que sair de campo aos 42 minutos.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Igor Gomes e Nico Hernández brigam pela vaga
Com a lesão de Vitão, dois atletas brigam pela vaga na zaga ao lado de Gabriel Mercado: Igor Gomes e Nico Hernández. Isso considerando que Eduardo Coudet não repita mais o esquema com três zagueiros utilizado em La Paz.
Por ter começado na vitória por 1 a 0 na Bolívia, Nico Hernández larga na frente na disputa. O que pesa contra o colombiano é que, por ser canhoto, sua utilização forçaria o reposicionamento de Mercado para o lado direito da zaga. Entretanto, pelo histórico do defensor argentino, isso não seria problema. Pelo menos foi o que sugeriu o auxiliar-técnico Lucho González, que substituiu o suspenso Coudet no comando do Inter contra o Flamengo.
— O Mercado já jogou até de lateral-direito em sua passagem pelo River [Plate], e na Seleção [Argentina]. A gente tem um grupo com grandes jogadores, com jogadores que são polivalentes também. Veremos nos treinamentos qual será a decisão a tomar.
Escassez de zagueiros preocupa
Mais do que as opções imediatas para a ausência de Vitão, Igor Gomes e Nico Hernández são praticamente as únicas alternativas restantes do Inter para a zaga. Em última instância, Coudet e sua comissão técnica poderiam recorrer a atletas das categorias de base, ou a Hugo Mallo, que já atuou improvisado na posição pelo Celta de Vigo.
Essa escassez de zagueiros no elenco colorado foi deflagrada a partir da baixa de Rodrigo Moledo. Em julho, a Conmebol suspendeu provisoriamente o experiente defensor por doping. A substância ostarina foi encontrada em exame realizado pelo jogador após partida contra o Metropolitados, na fase de grupos da Libertadores.
Vitão também desfalcará Seleção Pré-Olímpica
Particularmente para Vitão, a lesão também é prejudicial por outro motivo: o zagueiro de 23 anos estava convocado para os amistosos da Seleção Pré-Olímpica contra Marrocos, na Data FIFA de setembro. Devido ao prazo de recuperação, a CBF deve confirmar o corte do zagueiro em breve.
A presença na lista de Ramon Menezes foi fruto principalmente da regularidade de Vitão. Desde que chegou ao Inter, em abril do ano passado, o zagueiro se firmou como titular absoluto, iniciando 76 das 78 partidas disputadas com a camisa colorada.