Libertadores

Flamengo tenta repetir feito que só três times brasileiros conseguiram em La Paz

Somente Grêmio, Palmeiras e Internacional venceram o Bolívar no Hernando Siles, por conta da temida altitude de La Paz

O Flamengo embarca para o Bolívia nesta terça-feira (23), mas só chegará em La Paz no dia seguinte, a fim de minimizar os efeitos da temida altitude. Os 3640 metros da sede do governo boliviano costumam ser uma grande dificuldade para os times que atuam a nível do mar, especialmente para os brasileiros. O Bolívar, adversário do Rubro-Negro, não costuma perder pontos.

Somente três clubes do Brasil conseguiram vencer os bolivianos no Hernando Siles: Grêmio, Internacional e Palmeiras. Será um jogo duro para o Flamengo, que quer quebrar o tabu por conta de algumas coincidências que ele pode trazer, além, claro, da liderança do Grupo E.

As vitórias de brasileiros em La Paz

A primeira vitória diante do Bolívar, veio justamente no primeiro encontro com brasileiros. O Grêmio bateu os bolivianos por 2 a 1 em 1983, pela fase de grupos da Libertadores, com gol de China já na reta final do jogo. Depois disso, no entanto, 37 anos se passaram para que o clube do Brasil conseguisse voltar com os três pontos de La Paz.

O Palmeiras, de Abel Ferreira, repetiu o placar da vitória do Grêmio na fase de grupos da edição 2020, com gols de Willian Bigode e Gabriel Menino. Não demorou muito para que o Internacional conseguisse vencer o Bolívar em La Paz, já que deixou a Bolívia com um 1 a 0 e a vantagem nas quartas de final da Libertadores do ano passado.

  • Bolívar 1×2 Grêmio – 25/03/1983 – Libertadores (primeira fase de grupos)
  • Bolívar 1×2 Palmeiras – 16/09/2020 – Libertadores (fase de grupos)
  • Bolívar 0x1 Internacional – 22/08/2023 – Libertadores (quartas de final)

Prato cheio para o torcedor do Flamengo que é supersticioso

Se conseguir entrar no hall dos clubes que venceram o Bolívar em La Paz, o Flamengo também terá algumas escritas para se apegar. Tanto Grêmio quanto Palmeiras, que conseguiram os três pontos na Bolívia, terminaram as respectivas edições com a taça nas mãos. Somente o Internacional ficou no topo da América, tendo perdido para o Fluminense na semifinal.

Todo cuidado é pouco no Hernando Siles

Apesar dos momentos interessantes dos três clubes citados, La Paz costuma ser um tormento para os brasileiros. O próprio Grêmio já perdeu no Hernando Siles nesta edição de Libertadores, quando visitou o The Strongest, pela primeira rodada. Pensando no Bolívar, adversário do Flamengo, o aproveitamento é bem fraco, com sua maioria de derrotas.

O Bolívar já enfrentou brasileiros 17 vezes em La Paz, tendo vencido dez partidas e empatado quatro. O Flamengo, inclusive, perdeu os últimos dois encontros entre as equipes: 3 a 1 em 1983, e 1 a 0 em 2014, ambas por Libertadores. Acima de tudo, o Rubro-Negro precisará quebrar esse tabu para, como mencionado, conquistar a liderança isolada do Grupo E.

A torcida do Bolívar presente no Hernando Siles (Foto: Icon Sport)

Alguns brasileiros sofreram derrotas acachapantes no Hernando Siles, como foi o caso do Atlético-MG, que perdeu por 4 a 0 em 2000. Outros gigantes como São Paulo e Santos, também foram derrotados sofrendo muitos gols. Todo cuidado é pouco para o Flamengo na altitude.

  • Bolívar 3×1 Athletico-PR – 01/08/2023 – Libertadores
  • Bolívar 4×3 São Paulo – 30/01/2013 – Libertadores
  • Bolívar 2×1 Santos – 25/04/2012 – Libertadores
  • Bolívar 4×3 Santos – 16/02/2005 – Libertadores
  • Bolívar 4×0 Atlético-MG – 22/03/2000 – Libertadores

Flamengo e Bolívar se enfrentam nesta quarta-feira (24), a partir das 21h30 (de Brasília), no Estádio Hernando Siles, em La Paz.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance! e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo