Libertadores

Flamengo quer se manter em alta contra o Olimpia e vê Gabigol como trunfo

Rubro-Negro leva vantagem no confronto direto e conta com maior artilheiro brasileiro da história da Libertadores como titular

Flamengo e Olimpia vão se enfrentar pelo jogo de volta das oitavas de final da Libertadores nesta quinta-feira (10), às 21h (de Brasília), no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção. O duelo trouxe glórias recentes para o Rubro-Negro, com direito a classificações e vantagem no confronto direto entre as equipes, sempre com Gabigol como protagonista. Os ingredientes estão na mesa.

Além de ser um duelo comum em competições sul-americanas, com 17 partidas no total em três torneios diferentes, Flamengo e Olimpia protagonizaram algumas partidas bem fora da curva. No último encontro entre as equipes, pela Libertadores 2021, o Rubro-Negro não tomou conhecimento dos paraguaios e aplicou um sonoro 9 a 2, com show de Gabriel Barbosa e companhia. Será que será igual? A Trivela faz o esquenta.

Flamengo x Olimpia: separados por um Bruno Henrique

Dos 17 jogos disputados entre as equipes, nove foram nas condições atuais, por Copa Libertadores. Flamengo e Olimpia, inclusive, estavam empatados no confronto direto no torneio até a última quinta-feira, quando o Rubro-Negro venceu no Maracanã, com gol de Bruno Henrique. Ao todo, são duas vitórias paraguaias, quatro empates e três vitórias dos brasileiros.

É possível separar os duelos em dois: anos pares e ímpares. Nos pares, 2002 e 2012, o Olimpia levou a melhor, com duas vitórias e dois empates, enquanto o Flamengo passou por cima nos ímpares, 1981, ano da primeira glória eterna, e 2021, mais recentemente. A maioria dos confrontos, no entanto, foi pela fase de grupos da Libertadores.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Teve até WO

Saindo da competição mais importante da América, Flamengo e Olimpia tiveram mais oito jogos, em dois torneios extintos: Supercopa Libertadores e Copa Mercosul. É justamente aí que o Rubro-Negro fez sua “gordura” no confronto, tendo ganho até por WO, em 2001, graças a uma punição da Fifa aos paraguaios. O duelo tem história e, nesta quinta-feira, promete ser um dos maiores.

Flamengo e Olimpia é um duelo cheio de história no continente sul-americano (Foto: Arquivo Pessoal)

Gabigol protagonista

Maior artilheiro do Flamengo e brasileiro com mais gols na história da Libertadores, Gabigol, sem dúvida, é uma das figuras desse duelo. Ele costuma castigar estrangeiros na competição, mas nunca esteve tão em alta como contra o Olimpia. Nos duelos disputados em 2021, Gabriel foi protagonista absoluto, tendo marcado quatro vezes nos jogos de ida e volta das quartas de final.

Longe do Defensores Del Chaco, o Olimpia jogou a ida daquela série no acanhado – mas com perspectiva de caldeirão – estádio Manuel Ferreira, que também fica em Assunção. O duelo teve paralisações, polêmicas de arbitragem e um show do Rubro-Negro, que venceu por 4 a 1. Gabi marcou primeiro de pênalti e depois com assistência de Bruno Henrique.

LEIA MAIS: Flamengo quer manter Léo Pereira, mesmo que proposta do Al-Nassr agrade

Nas cordas, o Olimpia até tentou segurar o ímpeto do Flamengo no jogo de volta, em Brasília, mas naufragou de maneira retumbante. O resultado de 5 a 1, por mais elástico que pareça, foi justo e teve novo show de Gabriel Barbosa. O atacante abriu o placar após cruzamento de Rodinei e fechou a conta com um toque perfeito de cabeça.

Gabigol não tomou conhecimento do Olimpia quando se enfrentaram em 2021 (Foto: Getty Images)

O que está em jogo para o Flamengo

Para o Flamengo, este jogo é um dos mais importantes da temporada. Qualquer resultado que não envolva a classificação às quartas de final ao Rubro-Negro vai ser considerado um desastre, tanto nos bastidores quanto para a torcida. Por isso, Jorge Sampaoli deve mandar força máxima a campo e conta com apenas um desfalque: Erick Pulgar, com uma lesão na posterior da coxa.

Pensando em títulos, o Flamengo quer manter vivo o sonho do bicampeonato seguido, tetracampeonato no geral. Caso consiga conquistar a América mais uma vez, o Rubro-Negro se tornará o time brasileiro com mais canecos do torneio e empataria com o Estudiantes de La Plata na lista histórica. Apenas Independiente, Boca Juniors e Peñarol teriam mais títulos.

Além disso, pensando pelo lado financeiro, o Rubro-Negro deixaria de bater a meta orçamentária estipulada no início da temporada, de chegar pelo menos até a semifinal da Libertadores. A eliminação precoce significaria um rombo de quase R$ 50 milhões ao Flamengo. Por ter vencido o primeiro jogo, a equipe de Sampaoli pode até empatar que, mesmo assim, se garante nas quartas de final.

Veja o histórico completo do confronto entre Flamengo x Olimpia

Libertadores

1981
Flamengo 1 x 1 Olimpia – Gol de Adílio, no Maracanã
Olimpia 0 x 0 Olimpia – Defensores del Chaco

2002
Flamengo 0 x 0 Olimpia – Maracanã
Olimpia 2 x 0 Flamengo – Defensores del Chaco

2012:
Flamengo 3 x 3 Olimpia – Gols de Bottinelli, Ronaldinho Gaúcho e Luiz Antonio, no Estádio Nilton Santos
Olimpia 3 x 2 Flamengo – Gols de Vagner Love e Bottinelli, no Defensores Del Chaco

2021:
Olimpia 1 x 4 Flamengo – Gols de Arrascaeta, Gabigol (2x) e Vitinho, no Estádio Manuel Ferreira
Flamengo 5 x 1 Olimpia – Gols de Gabigol (2x), Bruno Henrique, Arão e Saucedo (contra), no Mané Garrincha

2023:
Flamengo 1 x 0 Olimpia – Gol de Bruno Henrique, no Maracanã

Mercosul

1999:
Flamengo 2 x 1 Olimpia – Gols de Romário (2x), no Maracanã
Olimpia 3 x 1 Flamengo – Gol de Leo Inácio, no Defensores del Chaco

2001:
Flamengo 3 x 0 Olimpia – W.O
Olimpia 0 x 2 Flamengo – Gols de Roma (2x), no Defensores Del Chaco

Supercopa dos Campeões da Libertadores

1993
Olimpia 1 x 0 Flamengo – Defensores del Chaco
Flamengo 3 x 1 Olimpia – Gols de Renato Gaúcho, Casagrande e Junior Baiano, no Maracanã

1997
Olimpia 0 x 1 Flamengo – Gol de Lúcio, no Defensores Del Chaco
Flamengo 3 x 3 Olimpia – Gols de Gilberto, Juan e Lê, no Vivaldão, em Manaus

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo