Libertadores

Flamengo aciona Bruno Henrique para superar problemas e bater retranca do Olimpia

Rubro-Negro até pressionou por um placar mais elástico, mas esbarrou na forte defesa dos paraguaios

O Flamengo venceu o Olimpia por 1 a 0, nesta quinta-feira (03), no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Bruno Henrique, já no segundo tempo, fez a torcida rubro-negra explodir em festa no Maracanã. O Rubro-Negro até pressionou por um placar mais elástico, mas esbarrou na forte defesa dos paraguaios.

Com o resultado, o Rubro-Negro carrega a vantagem do empate para o jogo de volta, a ser disputado na próxima quinta-feira, no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção. Qualquer vitória por um gol de diferença do Olimpia leva a decisão para os pênaltis.

LEIA MAIS: Flamengo aposta em via alternativa para esquecer frustrações na janela

Bruno Henrique salva o Flamengo de ferrolho do Olimpia

O primeiro tempo de Flamengo e Olimpia foi muito mais brigado do que jogado. Ao todo, as equipes cometeram 12 faltas, mas esse estilo de jogo só favorecia os paraguaios. O árbitro da partida também foi conivente com algumas situações de “cera” dos visitantes e distribuiu cinco cartões amarelos. Pelo lado do Rubro-Negro, Gabigol e Bruno Henrique receberam as advertências.

Com dificuldades no meio-campo, congestionado pela defesa do Olimpia – que estava muito bem postada, por sinal – o Flamengo apostava nos chuveirinhos na área, sem sucesso. Foram os chutes de fora da área que levaram mais perigo, especialmente com Gerson e Ayrton Lucas. Curiosamente, a melhor chance do primeiro tempo foi dos paraguaios, em jogada de bola área que terminou na trave de Matheus Cunha.

A etapa complementar começou bem diferente da primeira: o jogo ficou mais aberto, e o Flamengo inaugurou o placar rapidamente, logo aos quatro minutos. A fusão funcionou novamente em Libertadores. Gabigol cruzou na medida – em grande fatiada – para Bruno Henrique conferir de cabeça. Êxtase para os mais de 60 mil rubro-negros presentes no Maracanã. E não pararia por aí.

Depois do gol, o Flamengo se soltou e criou diversas oportunidades para ampliar. David Luiz parou no goleiro Espínola, enquanto o chute de Arrascaeta passou triscando a trave. O Olimpia até mostrou que não estava “morto”, com duas boas chances pela direita, mas ficou nisso. Um jogo com cara de Libertadores, brigado até o fim, termina com resultado magro. Bom para o Rubro-Negro, que conseguiu vencer a forte retranca paraguaia.

O primeiro tempo de Flamengo e Olimpia foi bastante brigado (Foto: Divulgação/Conmebol Libertadores)

Vitória importante e virada de chave do Flamengo

A vitória coloca o Flamengo em situação de vantagem na Libertadores, mas a equipe nem terá muito tempo para comemorar, já que, no domingo (06), enfrenta o Cuiabá, às 20h (de Brasília), fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro ocupa a segunda posição na tabela da liga nacional, com 31 pontos, 12 a menos que o líder Botafogo.

Mesmo com derrota, Olimpia tem esperança

Apesar da derrota, o resultado dá certa esperança ao Olimpia para o jogo de volta, já que uma vitória simples leva a decisão para os pênaltis. No entanto, a equipe segue em crise e tenta sair das últimas posições do Campeonato Paraguaio. Neste domingo (06) tem duelo importante contra o Guaraní, às 17h (de Assunção), no Estádio Manuel Ferreira.

Estatísticas de Flamengo x Olimpia – Libertadores 

  • Posse de bola: Flamengo 75% x 25% Olimpia
  • Chutes: Flamengo 15 x 5 Olimpia
  • Chutes a gol: Flamengo 5 x 0 Olimpia
  • Gols: Flamengo – Bruno Henrique, aos 4′ do 2ºT ; Olimpia – 
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo