Libertadores

Flamengo vai para Assunção com desfalque, e Sampaoli faz mistério na escalação

Sampaoli tem possibilidade de mandar a campo o 30º time diferente desde que chegou ao Flamengo

O Flamengo realizou o último treino antes do embarque para Assunção na manhã desta quarta-feira, e Sampaoli contou com excelentes notícias. Léo Pereira e Filipe Luís treinaram sem restrições pela primeira vez desde a última semana e estão com a delegação que partiu para o Paraguai. O treinador argentino, inclusive, foi misterioso na escalação e pode mandar o 30º time diferente a campo desde que chegou.

Fazer com que Jorge Sampaoli repita uma escalação no Flamengo tem sido uma missão árdua, para quem tenta. O treinador já citou em diversas oportunidades que curte fazer ajustes pontuais no time, de acordo com a postura do rival que vai a campo e, neste caso, não deve ser diferente. Vale lembrar que o treinador não conta com Erick Pulgar, que segue em tratamento por lesão na coxa.

Flamengo com força “quase” máxima

Por ter jogado no domingo à noite em Cuiabá, o Flamengo teve pouco tempo para treinar antes da viagem para Assunção. O elenco se reapresentou na terça-feira (08), depois da folga na segunda, e teve a estreia do preparador físico Nicolás Maidana, substituto de Pablo Fernandez. A Trivela, inclusive, destrinchou o primeiro dia do novo funcionário na íntegra.

No mais, o elenco se reapresentou bem e teve as novidades de Léo Pereira e Filipe Luís. A dupla ficou de fora dos jogos contra Olimpia (ida) e Cuiabá e voltou a participar das atividades com o elenco. Na terça, em apenas uma parte, enquanto no treinamento final antes da viagem, em tempo integral. Por isso, a dupla está à disposição do técnico Jorge Sampaoli.

O lateral, inclusive, terá um motivo ainda mais especial para vestir a camisa do Flamengo nesta semana, já que, nesta quarta-feira, ele completa 38 anos. Querido pelo elenco, Filipe recebeu os parabéns dos companheiros na atividade desta manhã.

O único desfalque é mesmo Erick Pulgar. O volante segue em recuperação de uma grave lesão na posterior da coxa e está totalmente descartado da viagem. Uma novidade a ser citada é Matheuzinho, que vem sendo relacionado após três meses de ausência por uma fratura na tíbia da perna esquerda, mas ainda não foi acionado por Sampaoli.

Sampaoli “misterioso” na escalação

Como tem sido desde que chegou ao Flamengo, Sampaoli não abriu a escalação antes do embarque para Assunção. O 11 inicial do Rubro-Negro para o jogo contra o Olimpia deve ser revelado horas antes da bola rolar no Defensores Del Chaco, mas, seguindo a programação, a Trivela apurou que o time deve variar pouco com relação aos últimos compromissos.

As poucas dúvidas são no sistema defensivo. Léo Pereira está à disposição, mas, por ter feito apenas um treino completo com o grupo, pode começar no banco de reservas. David Luiz e Fabrício Bruno são os cotados. Na lateral esquerda, Ayrton Lucas deixou o jogo contra o Cuiabá no intervalo, disputa a vaga com Filipe Luís. Os dois sofreram com incômodos musculares ao longo do último mês.

Dessa forma, uma provável escalação do Flamengo é: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz (Léo Pereira) e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Allan, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.

Sampaoli quer um Flamengo ligado no jogo de volta contra o Olimpia (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Possibilidade de mais uma escalação diferente de Sampaoli

Com 29 formações distintas nos 29 jogos que comandou o Flamengo, Sampaoli tem uma escrita a defender no jogo contra o Olimpia. Se confirmada a provável escalação citada nesta reportagem, o treinador terá 30 escalações diferentes no Rubro-Negro. Apesar disso, alguns jogadores são figurinhas carimbadas no esquema do treinador.

Curiosamente, Wesley foi quem mais atuou no Flamengo de Sampaoli, com 28 aparições. O garoto do Ninho começou o ano como terceira opção para a lateral direita, mas, com as lesões de Matheuzinho e Varela, assumiu a titularidade e caiu nas graças do treinador argentino. Thiago Maia e Fabrício Bruno completam o top-3, com 26 escolhas cada.

LEIA MAIS: Flamengo quer manter Léo Pereira, mesmo que proposta do Al-Nassr agrade

Mesmo que não sejam titulares na maioria das partidas, Victor Hugo e Cebolinha também foram acionados diversas vezes pelo treinador. O meia entrou 14 vezes no segundo tempo, enquanto o atacante teve uma a menos. Tudo com o dedo de Sampaoli, que deve ser um dos personagens do Flamengo no jogo contra o Olimpia.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo