Brasileirão Série A

Flamengo: Após ‘caso Pedro’, novo preparador físico começa inovando

Nicolás Maidana, novo preparador físico, chegou causando boa impressão no Flamengo

A reapresentação do Flamengo após a derrota para o Cuiabá, pelo Brasileirão, aconteceu na manhã desta terça-feira (08), no Ninho do Urubu e contou com uma estreia. O preparador físico Nicolás Maidana, substituto do demitido Pablo Fernández, ex-membro da comissão técnica permanente, realizou suas primeiras atividades e já deixou uma boa impressão. Dá para dizer que ele chegou chegando.

Ao longo do treinamento, Maidana implementou atividades diferentes das produzidas por Pablo Fernández, que trabalhou no Flamengo por cerca de quatro meses e foi demitido após agredir o atacante Pedro. O novo preparador físico também causou uma boa impressão entre atletas e funcionários, procurando cumprimentar a todos e buscar ajustes alinhados às necessidades do elenco. A Trivela explica o primeiro dia do funcionário no Ninho do Urubu.

Novos exercícios, intensidade e simpatia de Maidana

Durante a primeira atividade, Maidana buscou implementar o seu estilo, mas sem perder a essência da “paixão pelo balón” de Jorge Sampaoli. Por isso, as atividades sempre envolveram a bola, mesmo que os atletas tivessem que passar por alguns obstáculos antes de completar com o toque. O preparador foi um pedido do treinador à diretoria rubro-negra e também começou a se enturmar com os novos colegas de comissão técnica.

As diferenças com relação aos treinos de Pablo Fernandez foram bem pontuais. Nos treinos de Maidana, os atletas possuem mais exercícios com corda e elásticos, para aumentar a mobilidade atrelada ao toque de bola citado. Segundo fontes que acompanham o dia a dia do Flamengo, a intensidade da atividade, para a primeira no clube, foi de “outro patamar”.

Outra pessoa ligada ao Rubro-Negro comentou que os trabalhos começaram a “pleno vapor”, como era de se esperar. Maidana teve passagens por Udinese, da Itália, Nacional, do Uruguai, e Santos Laguna, do México. Preparador físico desde os 22 anos, o uruguaio recebeu boas referências de jogadores com passagens pelo Flamengo, como Samir e Wallace, além do próprio técnico Jorge Sampaoli.

LEIA MAIS: Flamengo quer manter Léo Pereira, mesmo que proposta do Al-Nassr agrade

O que mais impressionou, no entanto, foi a simpatia com que Maidana iniciou a passagem pelo Flamengo. Cumprimentou a todos e buscou entender os processos do clube do jeito que Sampaoli gosta: da porta para dentro. Sem dúvida, o Rubro-Negro precisará – e muito – dos serviços do preparador físico, já que terá um fim de temporada agitado pela frente.

Sampaoli passa instruções durante o treino desta terça-feira (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Outras novidades sobre o treino do Flamengo

Além da estreia de Maidana, o Flamengo teve outras questões para lidar na atividade desta manhã. Léo Pereira e Filipe Luís, ausentes nos últimos dois jogos da equipe, participaram de uma parcela do treinamento com o grupo e aumentaram a esperança de serem relacionados para a viagem ao Paraguai. A dupla foi cortada dos duelos recentes por conta de dores musculares.

Erick Pulgar, por sua vez, está totalmente descartado do duelo. O volante segue em recuperação de uma grave lesão na posterior da coxa e não tem prazo de retorno estipulado. Fez exercícios de fisioterapia na academia. Em compensação, Sampaoli poderá contar com os retornos de Gabigol e Arrascaeta, suspensos na derrota contra o Cuiabá no fim de semana.

Filipe Luís e Léo Pereira tentam se recuperar a tempo de viajar para Assunção (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Relacionados do Flamengo serão definidos nesta quarta

Dessa forma, a atividade desta quarta-feira definirá os relacionados para o jogo contra o Olimpia, decisivo para o avanço e na busca pelo tetracampeonato da Libertadores. A delegação do Flamengo viaja na tarde desta quarta-feira (09) para Assunção e fará todo o período de concentração na capital paraguaia. O duelo será disputado na quinta, às 21h (de Brasília), no Defensores Del Chaco.

Durante as atividades, Sampaoli também não indicou uma escalação para o Flamengo, embora algumas peças sejam figurinhas carimbadas, como é o caso de Arrascaeta e Gabigol. Por ter vencido a ida por 1 a 0, no Maracanã, o Rubro-Negro pode até empatar no Paraguai que, mesmo assim, garante a classificação para as quartas de final da Libertadores.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo