Libertadores

Coudet recusa louros após classificação do Internacional

Semifinalista da Libertadores, o técnico Eduardo Coudet deu mérito aos jogadores do Internacional após classificação sobre o Bolívar

Com autoridade, o Internacional passou pelo Bolívar e se tornou o primeiro semifinalista da Libertadores 2023. Assim como na fase anterior, contra o River Plate, as duas vitórias sobre os bolivianos tiveram participação importante do técnico Eduardo Coudet, que chegou ao clube tendo justamente a competição continental como principal objetivo.

Em La Paz, Coudet abriu mão de sua estratégia habitual para se adaptar à altitude de 3.700m. Com três zagueiros e linha de cinco na defesa, suportou a pressão para conquistar vitória histórica e trazer vantagem de 1 a 0 para Porto Alegre. No Beira-Rio, a surpreendente escolha por Hugo Mallo no lugar do lesionado Vitão também deu certo.

Coudet dá mérito aos jogadores

Apesar dos acertos, Coudet diminuiu sua relevância após a vitória por 2 a 0 no jogo da volta das quartas de final. Na entrevista coletiva, mais de uma vez o treinador parabenizou o grupo de atletas, a quem deu os méritos.

— Os grandes vencedores são sempre os jogadores. São os grandes responsáveis. Eles que fazem o esforço. O que fazemos é preparar da melhor maneira, dar as ferramentas possíveis para que eles se sintam melhores em campo.

Ficha ainda não caiu

Ainda que descarte os louros, Coudet é um dos responsáveis por recolocar o Inter em uma semifinal de Libertadores depois de oito anos. E a ficha não caiu para o treinador, que chega nesta fase pela primeira vez na carreira.

— Ainda não nos demos conta de que estamos entre os quatro melhores da América. Seguramente daqui a alguns dias nos daremos conta. Temos que desfrutar.

Sinergia com a torcida

Mas Coudet sabe que a torcida colorada já entendeu onde o Inter está. O treinador foi privado do convívio com ela em grande parte de sua primeira passagem, por conta da pandemia da Covid-19. Agora, tem visto o Beira-Rio rugir nos jogos da Libertadores, com a crescente esperança pelo Tricampeonato da América

— Feliz de poder viver este jogo com o Beira lotado. Desfruto isso. Estou contente no lugar onde estou. Sou feliz aqui. Me sinto identificado com esta loucura que tem o torcedor do Inter. Vamos tentar fazer o time da melhor maneira para que o torcedor se sinta identificado. Acho que está acontecendo. Temos que ir junto, dando as mãos, torcedores, jogadores, comissão, direção.

Venha o que vier

É assim, de mãos dadas, e de camarote, que os colorados aguardam o adversário na próxima fase, que sairá do duelo entre Olimpia e Fluminense. Coudet não quis responder sobre preferência. Pediu que o deixassem “desfrutar”.

Mas o treinador sabe que não tem muito tempo para isso. Antes da semifinal que inicia na última semana de setembro, o Inter precisa buscar recuperação no Campeonato Brasileiro, em que é apenas o 14º colocado. Como Coudet gosta de dizer, ‘hay que seguir trabajando‘.

Confira o chaveamento da Libertadores

Próximos jogos do Internacional

  • Goiás, x Internacional, pelo Brasileirão – 2 de setembro (sábado), às 16h (horário de Brasília) – Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia;
  • Internacional x São Paulo, pelo Brasileirão – 13 de setembro (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília) – Beira-Rio, em Porto Alegre;
  • Athletico Paranaense x Internacional, pelo Brasileirão – 21 de setembro (quinta-feira), às 19h30 (horário de Brasília) – Ligga Arena, em Curitiba.
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo