‘Muitas emoções’: Jairzinho relembra Botafogo x Palmeiras na Libertadores de 1973
Ídolo do Botafogo, Jairzinho conversou com a Trivela sobre o gol que eliminou o Palmeiras na Libertadores de 73
Botafogo e Palmeiras iniciam, nesta quarta-feira (14), a disputa de um dos confrontos mais aguardados das oitavas de final da Copa Libertadores. Os times entram em campo às 21h30 (horário de Brasília), no Nilton Santos, pelo jogo de ida das oitavas. Esta, no entanto, não é a primeira vez em que Botafogo e Palmeiras se enfrentam pela competição. E a Trivela falou com um dos herois do Botafogo naquela ocasião.
Em 1973, Botafogo e Palmeiras se enfrentam pela fase de grupos da Libertadores. Na época, apenas o campeão brasileiro e o vice se classificavam para a competição continental. No ano anterior, o Palmeiras havia vencido o Botafogo na final do Campeonato Brasileiro– conquistando, naquela época, o seu quinto título nacional. Mas o resultado na Libertadores foi outro.
Botafogo e Palmeiras ficaram no mesmo grupo da Copa Libertadores de 1973. No primeiro jogo, 2 a 0 para os cariocas. Depois, o Verdão venceu por 3 a 2. O empate na pontuação do Grupo, que ainda tinha Nacional e Peñarol, ambos do Uruguai, forçou um jogo desempate.
Em 29 de março, os clubes se enfrentaram no Maracanã – o que, na época, gerou reclamação por parte do Palmeiras. O Botafogo saiu na frente com gol contra de Luís Pereira, após jogada de Marinho Chagas. Ademir da Guia empatou para o Palmeiras no segundo tempo. E, então, Jairzinho decidiu a partida com um gol na reta final do jogo, aos 43′ do segundo tempo, e levou o Botafogo para a semifinal da Libertadores.
Jairzinho relembra confronto entre Botafogo e Palmeiras
Em entrevista à Trivela, o ídolo Jairzinho relembrou os duelos com o Palmeiras em 1973 e gol marcado no Maracanã. Para ele, Botafogo e Palmeiras, com o Santos, eram as principais equipes do Brasil naquele período.
– Foi um encontro de muitas emoções decorrido entre todos nós, Botafogo e Palmeiras, que eram os dois clubes de maior expoente de popularidade dentro do futebol brasileiro. Quis o destino que o Botafogo pudesse ser bem sucedido por intermédio da minha pessoa e dos outros companheiros de ataque. Então, nós fomos mais bem sucedidos do que os atacantes palmeirenses e ganhamos deles, eliminando eles e nós fomos em frente dentro do nosso propósito – disse Jairzinho à Trivela.
Hoje, Botafogo e Palmeiras voltam a se encontrar em um duelo decisivo na Copa
Libertadores. E, repetindo 1973, com o time paulista como atual campeão brasileiro depois de uma disputa entre as equipes no ano anterior.
– O Botafogo e o Palmeiras eram os grandes expoentes dentro do futebol brasileiro. E ao encontrarmos, tudo deparou dentro de uma situação igualitária. Tanto o Palmeiras como o Botafogo podiam sair vencedores. Mas quis o destino que o Botafogo conseguisse o objetivo – disse Jairzinho.
Como terminou a Libertadores de 1973
Na semifinal da Libertadores de 1973, o Botafogo de Jairzinho não conseguiu manter o bom desempenho da primeira fase. Naquela época, a semifinal era decidida em um triangular. O time carioca terminou na lanterna.
O Botafogo ficou no grupo com Colo-Colo com Cerro Porteño e acabou na lanterna, com apenas uma vitória, um empate e duas derrotas. O Colo-Colo avançou para a final e foi derrotado pelo Independiente, da Argentina.