Atlético-MG pode igualar feito de Tite e Jorge Jesus caso vença a Libertadores
Galo está a um jogo de conquistar seu segundo título continental após 11 anos da primeira taça
Atlético-MG e Botafogo farão a decisão da Libertadores no próximo sábado (30), no Estádio El Más Monumental em Buenos Aires. E o Galo está a um passo de repetir o feito histórico de 2013, quando bateu o Olimpia nos pênaltis e se consagrou campeão da América pela primeira vez.
Além disso, caso vença o Botafogo neste final de semana, o peso da conquista terá um sabor ainda mais especial. O Alvinegro de Minas Gerais pode igualar o feito do Flamengo de Jorge Jesus em 2019, do Corinthians de Tite em 2012 e até do lendário Boca Juniors de Carlos Bianchi em 2000.
Acontece que os times acima citados venceram a Libertadores eliminando os campeões vigentes, processo que o Atlético-MG pode repetir já que eliminou o Fluminense nas quartas de final.
O Tricolor Carioca defendia seu título continental após vencer sua primeira Libertadores em 2023, mas acabou eliminado após vencer o primeiro jogo por 1 a 0 e perder a volta por 2 a 0.
Desde 2000, apenas oito equipes conseguiram tal feito, sendo o último o Flamengo do mister português, que venceu a final de 2019 diante do River Plate, campeão um ano antes.
Campeões da Libertadores que eliminaram o campeão vigente
- 2000 – Boca Juniors venceu o Palmeiras na final
- 2002 – Olimpia eliminou o Boca Juniors nas quartas
- 2004 – Once Caldas venceu o Boca Juniors na final
- 2006 – Internacional venceu o São Paulo na final
- 2010 – Internacional eliminou o Estudiantes nas quartas
- 2012 – Corinthians eliminou Santos na semifinal
- 2018 – River Plate eliminou o Grêmio na semifinal
- 2019 – Flamengo venceu River Plate na final
Campanha do Atlético-MG este ano tem similaridade com título em 2013
Curiosamente, o Atlético-MG também eliminou um time argentino na semifinal da Libertadores de 2013 antes de chegar a decisão, assim como fez este ano.
Em 2024, o Galo despachou o River Plate após vitória dominante na Arena MRV por 3 a 0, uma das melhores exibições da equipe no ano e empate sem gols na volta.
Há 11 anos, o adversário foi o Newells Old Boys e o trabalho foi um tanto maior para o time mineiro se classificar. Na Argentina, a vitória ficou com os hermanos (2 a 0), com gols de Maxi Rodríguez e Scocco.
Já na Arena Independência, estádio que se tornou um símbolo da campanha em 2013, Bernard fez 1 a 0 logo aos três minutos do primeiro tempo. Praticamente na última bola do jogo, Guilherme acertou um belo chute de fora da área e marcou o segundo gol do Galo, levando a decisão para os pênaltis.
Na série decisiva, o time brasileiro se deu melhor, com vitória por 3 a 2, chegando à final da Libertadores para enfrentar o Olimpia.